A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marcelo Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24397
Resumo: A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre como a prática da música de câmara é importante para o desenvolvimento global do aluno, tanto a nível musical como social. Por esses fatores, é importante a inserção da disciplina de música de câmara, não só no ensino profissional, mas pelo menos no 3ºciclo do ensino básico. As metodologias usadas para esta investigação consistiram num inquérito a docentes do ensino especializado da música, percebendo a opinião dos mesmos em relação aos benefícios da prática de música de câmara e em que altura do percurso académico do aluno a disciplina deve ser inserida. Foi também criado um grupo de música de câmara (quarteto de saxofones) do 3ºciclo do ensino básico, tendo sido realizados três momentos de avaliação, ao longo de um ano letivo, de forma a avaliar a evolução dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As conclusões do estudo apontam para a música de câmara como uma disciplina que influencia positivamente a evolução do aluno, devendo a mesma ser inserida o mais cedo possível no percurso escolar do aluno.
id RCAP_885d6cf13b5980a9dc1601b60af1407c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa CabralMúsica de câmaraEnsino especializado de músicaQuarteto de saxofonesA presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre como a prática da música de câmara é importante para o desenvolvimento global do aluno, tanto a nível musical como social. Por esses fatores, é importante a inserção da disciplina de música de câmara, não só no ensino profissional, mas pelo menos no 3ºciclo do ensino básico. As metodologias usadas para esta investigação consistiram num inquérito a docentes do ensino especializado da música, percebendo a opinião dos mesmos em relação aos benefícios da prática de música de câmara e em que altura do percurso académico do aluno a disciplina deve ser inserida. Foi também criado um grupo de música de câmara (quarteto de saxofones) do 3ºciclo do ensino básico, tendo sido realizados três momentos de avaliação, ao longo de um ano letivo, de forma a avaliar a evolução dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As conclusões do estudo apontam para a música de câmara como uma disciplina que influencia positivamente a evolução do aluno, devendo a mesma ser inserida o mais cedo possível no percurso escolar do aluno.The present dissertation consists of an action research on how the practice of chamber music is important for the overall development of the student, both musical and social. For these factors, it is important to create a chamber music subject, not only at the high school stage (professional music course, according to the portuguese education system), but, at least, in the 3rd cycle of basic education. The methodologies used for this investigation consist of a survey aimed to teachers of specialized music education, knowing their opinion regarding the benefits of chamber music practice and at what stage of the student's academic course the subject should be inserted. A chamber music group (saxophone quartet) of the 3rd cycle of basic education was also created, and three evaluation moments were carried out over a school year in order to evaluate the evolution of the students, taking into account the social and music aspects. This study leads us to consider that the chamber music subject influences posetively the student, thus, it should be inserted on the musical program education as sooner as possible.2018-10-19T14:59:34Z2018-06-06T00:00:00Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24397TID:202240576porMarques, Marcelo Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:46Zoai:ria.ua.pt:10773/24397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:02.127713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
title A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
spellingShingle A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
Marques, Marcelo Soares
Música de câmara
Ensino especializado de música
Quarteto de saxofones
title_short A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
title_full A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
title_fullStr A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
title_full_unstemmed A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
title_sort A música de câmara no desenvolvimento do aluno de saxofone: investigação-ação na Academia de Música de Costa Cabral
author Marques, Marcelo Soares
author_facet Marques, Marcelo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marcelo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Ensino especializado de música
Quarteto de saxofones
topic Música de câmara
Ensino especializado de música
Quarteto de saxofones
description A presente dissertação, consiste numa investigação-ação sobre como a prática da música de câmara é importante para o desenvolvimento global do aluno, tanto a nível musical como social. Por esses fatores, é importante a inserção da disciplina de música de câmara, não só no ensino profissional, mas pelo menos no 3ºciclo do ensino básico. As metodologias usadas para esta investigação consistiram num inquérito a docentes do ensino especializado da música, percebendo a opinião dos mesmos em relação aos benefícios da prática de música de câmara e em que altura do percurso académico do aluno a disciplina deve ser inserida. Foi também criado um grupo de música de câmara (quarteto de saxofones) do 3ºciclo do ensino básico, tendo sido realizados três momentos de avaliação, ao longo de um ano letivo, de forma a avaliar a evolução dos alunos, tendo em conta o aspeto musical e social. As conclusões do estudo apontam para a música de câmara como uma disciplina que influencia positivamente a evolução do aluno, devendo a mesma ser inserida o mais cedo possível no percurso escolar do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19T14:59:34Z
2018-06-06T00:00:00Z
2018-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24397
TID:202240576
url http://hdl.handle.net/10773/24397
identifier_str_mv TID:202240576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137634772058112