A Lealdade no Sistema Financeiro Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Francisco José dos Santos Mota Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81928
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_b44d01b8668cf1d9ad7e12d1b4cb89c6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Lealdade no Sistema Financeiro PortuguêsLoyalty in the Portuguese Financial SystemLealdadeInstituições financeirasSistema financeiro PortuguêsRelação Banca Comercial - ClienteCase StudyLoyaltyFinancial institutionsPortuguese financial systemCommercial banking-customer relationshipCase StudyDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de EconomiaPara um crescimento económico sustentado de um país modernizado é essencial que o seu sistema financeiro seja eficiente. Neste complexo sistema económico há, por um lado, a participação de agentes aforradores, procurando aplicar as suas poupanças de forma a maximizar o seu rendimento, e, por outro, a de agentes que necessitam de crédito para financiar as suas atividades sejam estas pessoais ou empresariais. As instituições financeiras apresentam várias soluções aos seus clientes, contudo, a relação que a entidade bancária mais deseja ter com o seu cliente, para além da contratual, é a relação de confiança e de lealdade.Cada vez mais, a criação de lealdade do consumidor é vista como um fator chave na conquista de quota de mercado e desenvolvimento sustentável da empresa e da marca, para além da criação da vantagem competitiva. A indústria de serviços financeiros e bancários não é exceção, é um dos sectores que tem uma próxima e frequente interação com os clientes. A presente dissertação de Mestrado em Gestão tem o objetivo de analisar as condicionantes da lealdade no sistema financeiro português. Este estudo é dedicado à compreensão e análise das variáveis e fatores que determinam a lealdade nas relações Instituição financeira-Cliente e vice-versa. São apresentadas num Case Study as variáveis da lealdade com o objetivo de compreender a importância destes fatores nos procedimentos diários e estratégias comerciais de uma instituição bancária presente no mercado nacional.Como resultados são apresentados os principais fatores de lealdade na relação comercial banca-cliente, compreendendo assim as condicionantes principais que levam a uma relação de lealdade entre um banco e os seus clientes. Por fim, os resultados obtidos demonstram a possibilidade de agrupar estas condicionantes analisadas em 4 fatores generalistas, a satisfação, a familiaridade, a burocracia e os acessos.For a sustained economic growth of a modernized country it’s essential that theirs financial system is efficient. In this complex economic system there is, on the one hand, the participation of savers, seeking to apply their savings in order to maximize their income, and, on the other, that of agents who need credit to finance their activities whether personal or business. Financial institutions present several solutions to their clients, however, the relationship that the bank wants most to have with their clients, other than contractual, is the relationship of trust and loyalty.Increasingly, creating consumer loyalty is seen as a key factor in gaining market share and sustainable company and brand development, in addition to creating competitive advantage. The financial services and banking industry is no exception, it’s one of the sectors that has close and frequent interaction with customers.The purpose of this dissertation is to analyze the conditions of loyalty in the Portuguese financial system. This study is dedicated to the understanding and analysis of the variables and factors that determine loyalty in the Financial Institution-Customer relationship and vice-versa. Loyalty variables are also presented in a Case Study in order to understand the importance of these factors in the daily procedures and commercial strategies in one bank institution present in the national market.As results are presented the main loyalty factors in the commercial banking-customer relationship, thus comprising the main constraints that lead to a loyalty relationship between a bank and their clients. Finally, the obtained results demonstrate the possibility of grouping these conditions analyzed in 4 generalist factors, satisfaction, familiarity, bureaucracy and access.2017-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81928http://hdl.handle.net/10316/81928TID:202110710porGuerra, Francisco José dos Santos Mota Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-24T12:56:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:56.092350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Lealdade no Sistema Financeiro Português
Loyalty in the Portuguese Financial System
title A Lealdade no Sistema Financeiro Português
spellingShingle A Lealdade no Sistema Financeiro Português
Guerra, Francisco José dos Santos Mota Ferreira
Lealdade
Instituições financeiras
Sistema financeiro Português
Relação Banca Comercial - Cliente
Case Study
Loyalty
Financial institutions
Portuguese financial system
Commercial banking-customer relationship
Case Study
title_short A Lealdade no Sistema Financeiro Português
title_full A Lealdade no Sistema Financeiro Português
title_fullStr A Lealdade no Sistema Financeiro Português
title_full_unstemmed A Lealdade no Sistema Financeiro Português
title_sort A Lealdade no Sistema Financeiro Português
author Guerra, Francisco José dos Santos Mota Ferreira
author_facet Guerra, Francisco José dos Santos Mota Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Francisco José dos Santos Mota Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade
Instituições financeiras
Sistema financeiro Português
Relação Banca Comercial - Cliente
Case Study
Loyalty
Financial institutions
Portuguese financial system
Commercial banking-customer relationship
Case Study
topic Lealdade
Instituições financeiras
Sistema financeiro Português
Relação Banca Comercial - Cliente
Case Study
Loyalty
Financial institutions
Portuguese financial system
Commercial banking-customer relationship
Case Study
description Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81928
http://hdl.handle.net/10316/81928
TID:202110710
url http://hdl.handle.net/10316/81928
identifier_str_mv TID:202110710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133932772392960