Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5155 |
Resumo: | O aumento dos custos de operação, os quais não foram tidos em conta aquando do processo de reordenamento da rede escolar e, a obrigatoriedade do cumprimento do disposto em instrumentos legais nacionais, obrigaram as autarquias a desempenhar um papel fundamental no que diz respeito aos transportes escolares. Estas assumem uma especial importância devido à forma como têm de garantir aos alunos as melhores soluções possíveis de transporte e pela dispendiosa fatura que este tipo de transporte representa no orçamento anual de um município. Atualmente é possível recorrer a Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a algoritmos Vehicle Routing Problem (VRP). Estes demonstram ser ferramentas eficazes como sistemas de apoio à decisão e de otimização de circuitos de transportes escolares, por forma a conferir uma maior eficácia ao sistema e a reduzir a despesa associada. É neste contexto que é realizado este estudo, aplicado aos municípios de Alijó, Murça e Sabrosa. Tem como objetivo principal o de avaliar a vantagem de um processo pensado numa lógica intermunicipal, tendo em conta a minimização das distâncias percorridas e consequentemente a redução dos custos associados a este tipo de transporte. São analisados dois cenários distintos: um por forma a verificar se a utilização de um WebSIG irá permitir a redução dos custos face aos circuitos existentes em cada um deles e um outro que irá comprovar que quando um sistema é pensado numa lógica intermunicipal, poderá assegurar maiores poupanças relativamente a um sistema pensado meramente numa escala municipal. Os resultados obtidos apresentam-se bastante satisfatórios, a nível municipal, com reduções na ordem dos 27% em termos de distâncias percorridas no município de Sabrosa e, na ordem dos 19% em termos de custos mensais no município de Murça. Através das propostas apresentadas ao nível do planeamento intermunicipal, as otimizações apresentam-se também elas muito positivas, com a melhor proposta a assegurar uma poupança de custos anuais de cerca de 161 mil €. |
id |
RCAP_b45679d0ebbcb4042107762b0ff6c699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIGReordenamento escolarAlgoritmos VRPOtimização de rotasPlaneamento intermunicipalTransportes escolaresWebSIGO aumento dos custos de operação, os quais não foram tidos em conta aquando do processo de reordenamento da rede escolar e, a obrigatoriedade do cumprimento do disposto em instrumentos legais nacionais, obrigaram as autarquias a desempenhar um papel fundamental no que diz respeito aos transportes escolares. Estas assumem uma especial importância devido à forma como têm de garantir aos alunos as melhores soluções possíveis de transporte e pela dispendiosa fatura que este tipo de transporte representa no orçamento anual de um município. Atualmente é possível recorrer a Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a algoritmos Vehicle Routing Problem (VRP). Estes demonstram ser ferramentas eficazes como sistemas de apoio à decisão e de otimização de circuitos de transportes escolares, por forma a conferir uma maior eficácia ao sistema e a reduzir a despesa associada. É neste contexto que é realizado este estudo, aplicado aos municípios de Alijó, Murça e Sabrosa. Tem como objetivo principal o de avaliar a vantagem de um processo pensado numa lógica intermunicipal, tendo em conta a minimização das distâncias percorridas e consequentemente a redução dos custos associados a este tipo de transporte. São analisados dois cenários distintos: um por forma a verificar se a utilização de um WebSIG irá permitir a redução dos custos face aos circuitos existentes em cada um deles e um outro que irá comprovar que quando um sistema é pensado numa lógica intermunicipal, poderá assegurar maiores poupanças relativamente a um sistema pensado meramente numa escala municipal. Os resultados obtidos apresentam-se bastante satisfatórios, a nível municipal, com reduções na ordem dos 27% em termos de distâncias percorridas no município de Sabrosa e, na ordem dos 19% em termos de custos mensais no município de Murça. Através das propostas apresentadas ao nível do planeamento intermunicipal, as otimizações apresentam-se também elas muito positivas, com a melhor proposta a assegurar uma poupança de custos anuais de cerca de 161 mil €.The increase of the operation costs, which were not taken into consideration during the reorganization of the school network and, the obligation to comply with certain parameters set in national legal instruments, forced the municipalities to play a fundamental role with respect to school transportation. These assume a particular importance because of the way of how they have to ensure all students the best possible transportation solutions and also because of the costly bill that this type of transport represents in the annual budget of a municipality. At the present time it is possible to use Geographical Information Systems (GIS) and Vehicle Routing Problem (VRP) algorithms. These show to be effective tools as decision support systems and as for the optimization of school transportation routes, in order to give a higher efficiency to the system and to lower the associated costs. It is in this context that this study is made, applied to the municipalities of Alijó, Murça and Sabrosa. It has as main goal to evaluate the advantages of a process thought in an intermunicipal logic, taking into consideration the minimization of travelled distances and consequently the reduction of costs associated with this type of transport. Two distinct scenarios are analyzed: one in order to verify whether the use of a WebGIS will allow the reduction of costs compared to the existing routes in each of them and another that will prove that when a system is thought in an intermunicipal logic, it can secure greater savings when compared to a system thought merely in a municipal scale. The achieved results were very satisfactory, at a municipal level, with reductions of 27% in terms of distances for the municipality of Sabrosa and 19% in terms of monthly costs for the municipality of Murça. Based on the proposals submitted through the intermunicipal planning, the optimizations were also very positive, with the best proposal ensuring annual cost savings of about € 161,000.2015-10-21T10:07:47Z2015-10-21T00:00:00Z2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5155porFerreira, Rui Manuel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:14.383452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
title |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
spellingShingle |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG Ferreira, Rui Manuel Rodrigues Reordenamento escolar Algoritmos VRP Otimização de rotas Planeamento intermunicipal Transportes escolares WebSIG |
title_short |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
title_full |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
title_fullStr |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
title_full_unstemmed |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
title_sort |
Planeamento intermunicipal de redes de transportes escolares com recurso a algoritmos VRP e WEBSIG |
author |
Ferreira, Rui Manuel Rodrigues |
author_facet |
Ferreira, Rui Manuel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rui Manuel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reordenamento escolar Algoritmos VRP Otimização de rotas Planeamento intermunicipal Transportes escolares WebSIG |
topic |
Reordenamento escolar Algoritmos VRP Otimização de rotas Planeamento intermunicipal Transportes escolares WebSIG |
description |
O aumento dos custos de operação, os quais não foram tidos em conta aquando do processo de reordenamento da rede escolar e, a obrigatoriedade do cumprimento do disposto em instrumentos legais nacionais, obrigaram as autarquias a desempenhar um papel fundamental no que diz respeito aos transportes escolares. Estas assumem uma especial importância devido à forma como têm de garantir aos alunos as melhores soluções possíveis de transporte e pela dispendiosa fatura que este tipo de transporte representa no orçamento anual de um município. Atualmente é possível recorrer a Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a algoritmos Vehicle Routing Problem (VRP). Estes demonstram ser ferramentas eficazes como sistemas de apoio à decisão e de otimização de circuitos de transportes escolares, por forma a conferir uma maior eficácia ao sistema e a reduzir a despesa associada. É neste contexto que é realizado este estudo, aplicado aos municípios de Alijó, Murça e Sabrosa. Tem como objetivo principal o de avaliar a vantagem de um processo pensado numa lógica intermunicipal, tendo em conta a minimização das distâncias percorridas e consequentemente a redução dos custos associados a este tipo de transporte. São analisados dois cenários distintos: um por forma a verificar se a utilização de um WebSIG irá permitir a redução dos custos face aos circuitos existentes em cada um deles e um outro que irá comprovar que quando um sistema é pensado numa lógica intermunicipal, poderá assegurar maiores poupanças relativamente a um sistema pensado meramente numa escala municipal. Os resultados obtidos apresentam-se bastante satisfatórios, a nível municipal, com reduções na ordem dos 27% em termos de distâncias percorridas no município de Sabrosa e, na ordem dos 19% em termos de custos mensais no município de Murça. Através das propostas apresentadas ao nível do planeamento intermunicipal, as otimizações apresentam-se também elas muito positivas, com a melhor proposta a assegurar uma poupança de custos anuais de cerca de 161 mil €. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21T10:07:47Z 2015-10-21T00:00:00Z 2015-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5155 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137128419950592 |