Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Daniel Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7862
Resumo: Este Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Após o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Búzio – Vale de Cambra, este relatório tem como objetivo compilar todas as tarefas por mim desempenhadas ao longo do ano letivo 2015/2016. Através da aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente ao estágio e consequente aplicação da mesma aprendizagem na prática pedagógica, resultou na recolha de todos os processos descritos neste relatório. Através de um pensamento crítico, foi possível transmitir um conjunto de experiências, dificuldades, estratégias e soluções no decorrer do processo evolutivo ao longo do estágio. No primeiro capítulo, estágio pedagógico, é abordado as minhas expetativas em relação ao estágio, as atividades desenvolvidas (planos de aula, unidades didáticas, prática de ensino supervisionada, atividades do grupo de Educação Física e estudo de turma. Por último é apresentada uma descrição sumária do estágio onde são referidas as principais dificuldades e formas de resolução. O segundo capítulo, é referente a um estudo científico intitulado “Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC”. Participaram neste estudo 157 alunos do 12º ano de três cursos diferentes.
id RCAP_b459cc8afd671795b3f696791370da28
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMCEducação físicaMotivaçãoEste Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Após o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Búzio – Vale de Cambra, este relatório tem como objetivo compilar todas as tarefas por mim desempenhadas ao longo do ano letivo 2015/2016. Através da aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente ao estágio e consequente aplicação da mesma aprendizagem na prática pedagógica, resultou na recolha de todos os processos descritos neste relatório. Através de um pensamento crítico, foi possível transmitir um conjunto de experiências, dificuldades, estratégias e soluções no decorrer do processo evolutivo ao longo do estágio. No primeiro capítulo, estágio pedagógico, é abordado as minhas expetativas em relação ao estágio, as atividades desenvolvidas (planos de aula, unidades didáticas, prática de ensino supervisionada, atividades do grupo de Educação Física e estudo de turma. Por último é apresentada uma descrição sumária do estágio onde são referidas as principais dificuldades e formas de resolução. O segundo capítulo, é referente a um estudo científico intitulado “Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC”. Participaram neste estudo 157 alunos do 12º ano de três cursos diferentes.This Training Report is integrated in the study program of master's thesis in Teaching Physical Education in Basic and Secondary years at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. After pedagogical stage held at the Agrupamento de Escolas do Búzio - Vale de Cambra, this report aims to compile all the tasks performed by me during the school year 2015/2016. By applying all the knowledge acquired prior to the stage and the consequent application of the learning in pedagogical stage, resulted in gathering all the processes described in this report. Through critical thought, it was possible to transmit a set of experiences, difficulties, strategies and solutions in the course of evolutionary process over the stage. In the first chapter, pedagogical stage, is approached my expectations in relation to the stage, the activities (classes’ plans, teaching units, supervised teaching practice, group activities of Physical Education and group study. Finally it is presented a brief description of the stage where the main difficulties and forms of resolution are mentioned. The second chapter refers to a scientific study entitled "Motivation in the students of the 12th grade in Physical Education in the different courses (Science and Technology, Languages and Humanities, Professional Courses) relating to BMI." The study included 157 students of the 12th year of three different courses. As an assessment instrument was used Questionnaire for Motivation in Physical Education (QMEF).2017-07-14T18:10:21Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7862TID:202031292porAlmeida, Carlos Daniel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:20.266216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
title Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
spellingShingle Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
Almeida, Carlos Daniel Alves
Educação física
Motivação
title_short Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
title_full Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
title_fullStr Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
title_full_unstemmed Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
title_sort Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC
author Almeida, Carlos Daniel Alves
author_facet Almeida, Carlos Daniel Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Daniel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Motivação
topic Educação física
Motivação
description Este Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Após o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Búzio – Vale de Cambra, este relatório tem como objetivo compilar todas as tarefas por mim desempenhadas ao longo do ano letivo 2015/2016. Através da aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente ao estágio e consequente aplicação da mesma aprendizagem na prática pedagógica, resultou na recolha de todos os processos descritos neste relatório. Através de um pensamento crítico, foi possível transmitir um conjunto de experiências, dificuldades, estratégias e soluções no decorrer do processo evolutivo ao longo do estágio. No primeiro capítulo, estágio pedagógico, é abordado as minhas expetativas em relação ao estágio, as atividades desenvolvidas (planos de aula, unidades didáticas, prática de ensino supervisionada, atividades do grupo de Educação Física e estudo de turma. Por último é apresentada uma descrição sumária do estágio onde são referidas as principais dificuldades e formas de resolução. O segundo capítulo, é referente a um estudo científico intitulado “Motivação nos alunos do 12º ano na disciplina de Educação Física nos diferentes cursos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Cursos Profissionais) relacionando com o IMC”. Participaram neste estudo 157 alunos do 12º ano de três cursos diferentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14T18:10:21Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7862
TID:202031292
url http://hdl.handle.net/10348/7862
identifier_str_mv TID:202031292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137129228402688