Avaliação da qualidade de ar na cidade de Santarém
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8529 |
Resumo: | As áreas urbanas caracterizam-se pela sua elevada densidade populacional aliada ao desenvolvimento económico, factores que exercem uma crescente pressão sobre a sua qualidade do ar. Neste sentido, a aposta no controlo e monitorização da qualidade do ar é fundamental, a qual passa pela aplicação de modelos que simulam as diferentes fontes emissoras e o seu contributo para as concentrações dos poluentes na atmosfera. É neste contexto que o presente estudo tem como primeiro objectivo contribuir para a avaliação da qualidade do ar na cidade de Santarém, com recurso a um modelo numérico. Pretende-se também, propor cenários de alteração do padrão de mobilidade vigente, bem como analisar o seu impacte nas emissões atmosféricas e na qualidade do ar da cidade. Para a concretização destes objectivos, efectuou-se, numa fase inicial, uma pesquisa sobre vários modelos e suas funcionalidades, bem como vantagens e limitações da sua aplicação em diferentes condições de simulação. De seguida, seleccionado o modelo AUSTAL2000, procedeu-se à caracterização da área de estudo e à análise das emissões de tráfego obtidas a partir do modelo de emissões TREM. A aplicação do modelo resultou na variação espacial e temporal dos poluentes medidos, nomeadamente, SO2, CO, NOx e PM10. Os resultados obtidos sugerem uma boa qualidade do ar, sendo que as concentrações obtidas se situam dentro dos limites estabelecidos legalmente, apesar de se ter observado uma subestimativa das concentrações por parte do modelo, o que provavelmente está associado ao facto de se considerarem apenas as fontes rodoviárias como fontes emissoras. |
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Avaliação da qualidade de ar na cidade de SantarémEngenharia do ambienteQualidade do ar: Santarém (Portugal)Poluição do arGestão da qualidade do arAs áreas urbanas caracterizam-se pela sua elevada densidade populacional aliada ao desenvolvimento económico, factores que exercem uma crescente pressão sobre a sua qualidade do ar. Neste sentido, a aposta no controlo e monitorização da qualidade do ar é fundamental, a qual passa pela aplicação de modelos que simulam as diferentes fontes emissoras e o seu contributo para as concentrações dos poluentes na atmosfera. É neste contexto que o presente estudo tem como primeiro objectivo contribuir para a avaliação da qualidade do ar na cidade de Santarém, com recurso a um modelo numérico. Pretende-se também, propor cenários de alteração do padrão de mobilidade vigente, bem como analisar o seu impacte nas emissões atmosféricas e na qualidade do ar da cidade. Para a concretização destes objectivos, efectuou-se, numa fase inicial, uma pesquisa sobre vários modelos e suas funcionalidades, bem como vantagens e limitações da sua aplicação em diferentes condições de simulação. De seguida, seleccionado o modelo AUSTAL2000, procedeu-se à caracterização da área de estudo e à análise das emissões de tráfego obtidas a partir do modelo de emissões TREM. A aplicação do modelo resultou na variação espacial e temporal dos poluentes medidos, nomeadamente, SO2, CO, NOx e PM10. Os resultados obtidos sugerem uma boa qualidade do ar, sendo que as concentrações obtidas se situam dentro dos limites estabelecidos legalmente, apesar de se ter observado uma subestimativa das concentrações por parte do modelo, o que provavelmente está associado ao facto de se considerarem apenas as fontes rodoviárias como fontes emissoras.Urban areas are characterized by their high population density and their rapid economic development, factors that demand a good air quality. In this sense, the need for control and monitorization of the air quality is critical, which involves the application of models that simulate the different emission sources and their contribution to the concentrations of pollutants in the atmosphere. In this context, the present study has the primary objective to evaluate the air quality in the city of Santarém, using a numerical model. We also intend to propose scenarios with pattern alterations of mobility force, and analyze their impact on air emissions and air quality in the city. To achieve these goals, first took place a survey of various models and their features, as their advantages and limitations applied to different simulation conditions. Later on, with the AUSTAL2000 model, we proceeded to characterize the area in study and analysis the traffic emissions obtained from the emission model TREM. The application of model resulted in spatial and temporal variation of the measured pollutants, including SO2, CO, NOx and PM10. The simulation results suggest a good air quality, the concentrations obtained are within the limits established by law, although there was an underestimation of the observed concentrations by the model, which is probably associated with the fact that only road sources were considered.Universidade de Aveiro2012-05-09T16:04:28Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8529porCastro, Filipa Mara Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:16Zoai:ria.ua.pt:10773/8529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:36.118198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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