A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigues, Margarida Monteiro Pereira Moitinho
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/84722
Summary: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_b4645e658a577c5648b39e6218168d80
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.The influence of Corporate Social Responsibility Perceptions on consumer behavior towards brands.Responsabilidade Social CorporativaComportamentoAtitudeConsumidorMarcaCorporate Social ResponsibilityBehaviorAttitudeConsumerBrandDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaThe aim of the investigation is to understand behaviours and attitudes of consumers when it comes to a brand with corporate social responsibility policies and practices. The purpose is to study the impact of Corporate Social Responsibility Perceptions on consumers’ feelings and emotions and, subsequently, on brand outcomes. The CSRP were divided in two dimensions, Ethical and Economical Dimension and Philanthropic Dimension. As mediator variables, which represent the consumers’ feelings and emotions, we have considered Brand Trust, Brand Attraction, Brand Performance, Brand Reputation, Brand Satisfaction and Brand Congruence. As final variables, that measure the brand outcomes, we have considered Brand Advocacy, Overall Brand Equity, Price Premium and Purchase Intention. A survey was conducted online with 316 responses. That information was used to build the linear multiple regressions and analyse the influence of each variable on the adjusted models. We concluded that there is a great impact of CSRP Ethical and Economical Dimension on the mediator variables. However, lower impact was found by the CSRP Philanthropic Dimension on mediator variables. When it comes to the impact of the mediator variables on the final variables, Brand Trust and Brand Reputation were non-significant. Yet, we realized that Brand Attractiveness, Brand Performance, Brand Satisfaction and Brand Congruence have a great impact on Brand Advocacy, Overall Brand Equity, Price Premium and Purchase Intention. The final conclusion of this study, is that the Corporate Social Responsibility Perceptions positively influence behaviours and attitudes of consumers. This investigation underlines the key role of CSRP on consumers and the major role of social responsibility practices on brands. The study evidences the significant influence of CSRP on consumers’ behaviours and attitudes when it comes to brands and its outcomes. This work explores a subject in exponential growth, which is gaining more and more importance on corporations’ policies. It considers the CSRP impact in significant number of variables, exploring direct and indirect relations. The investigation shows its innovative side by the number of variables that analyse and by the relations that builds with them.O presente trabalho foca-se em compreender os comportamentos e atitudes dos consumidores face a marcas que pratiquem políticas de Responsabilidade Social Corporativa. A investigação pretende estudar o impacto que as Perceções de Responsabilidade Social Corporativa (PRSC) têm nos sentimentos e emoções dos consumidores face às marcas e, posteriormente, no retorno para as mesmas. As PRSC foram divididas em duas dimensões, a Dimensão Ética e Económica e a Dimensão Filantrópica. Como variáveis mediadoras, representativas dos sentimentos e emoções dos consumidores face às marcas, considerou-se a Confiança na Marca, a Atração pela Marca, a Performance da Marca, a Reputação da Marca, a Satisfação com a Marca e a Congruência da Marca. Por fim, como variáveis finais, medidoras do retorno para as marcas, considerou-se a Brand Advocacy (BA), o Overall Brand Equity (OBE), o Preço Premium (PP) e a Intenção de Compra (IC). Para recolha dos dados recorreu-se a um inquérito distribuído online, ao qual responderam 316 inquiridos. A partir das respostas obtidas foi possível extrair informação e construir regressões lineares múltiplas, para analisar os impactos. Os resultados obtidos apontam para uma preponderante importância das PRSC Dimensão Ética e Económica, constatada em todas as variáveis mediadoras, face a uma menor importância dada pelos inquiridos, às PRSC Dimensão Filantrópica. Relativamente ao impacto das variáveis mediadoras nas variáveis finais, a Confiança na Marca e a Reputação da Marca demonstram ser variáveis pouco consideradas pelos inquiridos. Já as variáveis Atração pela Marca, Performance da Marca, Satisfação com a Marca e Congruência na Marca apresentam um grande impacto na Brand Advocacy, no Overall Brand Equity, no Preço Premium e na Intenção de Compra. A conclusão final do estudo é de que as perceções dos consumidores relativamente à Responsabilidade Social Corporativa influenciam positivamente os seus comportamentos e atitudes face às marcas. A investigação proposta destaca o papel que as PRSC têm consumidores e a importância que as práticas de responsabilidade social têm para as marcas. O estudo demonstra que as PRSC influenciam de forma expressiva os comportamentos e atitudes dos consumidores face às marcas e consequentemente retorno das mesmas. Este trabalho aborda um tema em exponencial crescimento e que ganha cada vez maior destaque no seio corporativo. Considera o impacto das PRSC num significativo leque de variáveis, explorando relações diretas e indiretas. A investigação mostra-se inovadora pela quantidade de variáveis que utiliza e pelas relações construídas entre as mesmas.2018-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84722http://hdl.handle.net/10316/84722TID:202159701porRodrigues, Margarida Monteiro Pereira Moitinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:13:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:16.190899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
The influence of Corporate Social Responsibility Perceptions on consumer behavior towards brands.
title A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
spellingShingle A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
Rodrigues, Margarida Monteiro Pereira Moitinho
Responsabilidade Social Corporativa
Comportamento
Atitude
Consumidor
Marca
Corporate Social Responsibility
Behavior
Attitude
Consumer
Brand
title_short A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
title_full A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
title_fullStr A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
title_full_unstemmed A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
title_sort A influência das Perceções de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento do consumidor face às marcas.
author Rodrigues, Margarida Monteiro Pereira Moitinho
author_facet Rodrigues, Margarida Monteiro Pereira Moitinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Margarida Monteiro Pereira Moitinho
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Corporativa
Comportamento
Atitude
Consumidor
Marca
Corporate Social Responsibility
Behavior
Attitude
Consumer
Brand
topic Responsabilidade Social Corporativa
Comportamento
Atitude
Consumidor
Marca
Corporate Social Responsibility
Behavior
Attitude
Consumer
Brand
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84722
http://hdl.handle.net/10316/84722
TID:202159701
url http://hdl.handle.net/10316/84722
identifier_str_mv TID:202159701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133952785514496