Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Luísa Neves dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46453
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_997309c1de43344cf5eb5f29dfdef0eb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidorCorporate hypocrisy and social responsibility: a comparative study of brand crises effects on consumers' attitudes towards brandsAtitude em relação à marcaCrises de marcaHipocrisia corporativaResponsabilidade social corporativaAttitude towards the brandBrand crisesCorporate hypocrisyCorporate social responsibilityCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA responsabilidade social corporativa encontra-se, atualmente, no centro da consciencialização social e ética das marcas, integrando o vasto leque de informações que estas disponibilizam. Assim, numa altura em que as marcas se encontram cada vez mais sob o escrutínio público, torna-se imperativo perceber como os consumidores reagem quando surgem escândalos numa área de responsabilidade social que a marca promove ativamente. O presente estudo tem como propósito compreender como a responsabilidade social corporativa e a perceção de hipocrisia corporativa são capazes de alterar a atitude do consumidor, no contexto de uma crise de marca. Para tal, realizou-se um estudo comparativo entre quatro marcas conhecidas do público em geral, que se depararam com crises de marca: BP, Zara, Nestlé e Volkswagen. Para este estudo, de natureza quantitativa, a amostra foi recolhida através de um questionário online, tendo-se obtido um total de 328 respostas. Os resultados obtidos verificaram a existência de alterações significativas na atitude dos consumidores antes e após terem sido expostos a informações inconsistentes entre a RSC da marca e o seu comportamento na prática. Em média, estas alterações resultaram numa atitude final do consumidor mais negativa, pelo que se depreende que a RSC agrava o impacto negativo de uma crise de marca, quando estas ocorrem na mesma área. Para além disso, todos os casos estudados comprovaram o importante papel da perceção da hipocrisia corporativa na formação de atitudes mais negativas em relação à marca, tal como sugere a literatura. No que toca às outras variáveis capazes de explicar a atitude final do consumidor, a familiaridade com a marca mostrou-se estatisticamente significativa para todas as marcas, exceto para a Zara, e a perceção inicial de RSC apresentou-se como importante apenas para a Nestlé e Volkswagen. Para além disso, concluiu-se que a maior congruência entre as iniciativas de RSC e própria marca se traduz em atitudes mais positivas. Por último, o presente estudo comprova, de forma clara, a relação positiva entre as motivações extrínsecas da marca a perceção de hipocrisia corporativa. Pela validação de vários pressupostos em situações e marcas reais, a presente investigação traz importantes contributos teóricos. Além disso, o estudo serve também para alertar os gestores para a fragilidade das iniciativas de RSC quando estas são movidas por motivos extrínsecos ou de interesse próprio, já que estas podem ser contraproducentes quando um escândalo surge na mesma área.Corporate social responsibility is at the centre of brands' social and ethical consciousness today, integrating the broad variety of information they provide. Furthermore, in a time that brands are increasingly under public scrutiny, it becomes essential to understand how consumers react to scandals that occur in a social domain the brand actively promotes. The purpose of this study is to understand how corporate social responsibility and perceived corporate hypocrisy are capable of changing consumer attitudes in a context of a brand crisis. In order to achieve this, a comparative study between four well-known brands that faced some sort of crisis was carried out: BP, Zara, Nestlé e Volkswagen. In this quantitative study, the sample was collected through an online questionnaire, which obtained a total of 328 responses. The results have verified the existence of significant brand attitude alterations before and after respondents have been exposed to inconsistent information between brand CSR and its actual behaviour. On average, these changes have resulted in a more negative attitude towards the brand, which means that CSR aggravates the negative impact of a brand crisis when they occur in the same area. In addition to this, all studied cases have proved the important role of perceived corporate hypocrisy in the formation of negative attitudes towards the brand, as suggested by the literature. Regarding other explicative variables of consumer's final attitude towards the brand, brand familiarity proved to be statistically significant for all brands, with the exception of Zara, whereas initial CSR beliefs were only relevant for Nestlé and Volkswagen. Besides, the study also concluded that that a greater fit between CSR initiatives and the brand itself leads to more positive attitudes. Lastly, the present study has clearly demonstrated the positive relationship between extrinsic motivations of the brand and the perception of corporate hypocrisy. By validating several assumptions in real situations and existing brands, the present investigation brings important theoretical contributions. In addition, the study also serves to alert managers to the fragility of CSR initiatives when they are driven by extrinsic or self-interest reasons, as they can be counterproductive when a scandal arises in the same area.Casais, Beatriz Graça LuzUniversidade do MinhoSantos, Ana Luísa Neves dos2017-07-102017-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46453por201722356info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:07.062422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
Corporate hypocrisy and social responsibility: a comparative study of brand crises effects on consumers' attitudes towards brands
title Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
spellingShingle Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
Santos, Ana Luísa Neves dos
Atitude em relação à marca
Crises de marca
Hipocrisia corporativa
Responsabilidade social corporativa
Attitude towards the brand
Brand crises
Corporate hypocrisy
Corporate social responsibility
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
title_full Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
title_fullStr Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
title_full_unstemmed Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
title_sort Responsabilidade social e hipocrisia corporativa: um estudo comparativo sobre o efeito das crises de marca na atitude do consumidor
author Santos, Ana Luísa Neves dos
author_facet Santos, Ana Luísa Neves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casais, Beatriz Graça Luz
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Luísa Neves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude em relação à marca
Crises de marca
Hipocrisia corporativa
Responsabilidade social corporativa
Attitude towards the brand
Brand crises
Corporate hypocrisy
Corporate social responsibility
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Atitude em relação à marca
Crises de marca
Hipocrisia corporativa
Responsabilidade social corporativa
Attitude towards the brand
Brand crises
Corporate hypocrisy
Corporate social responsibility
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10
2017-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46453
url http://hdl.handle.net/1822/46453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201722356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132747711643648