Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25676 |
Resumo: | O novo expressa o espírito de utopia e entronca-se com a rutura e a esperança. A demanda do novo é um empreendimento bem antigo com vista à afirmação de todo o discurso pedagógico, nomeadamente o dos autores da Educação Nova. A análise que fazemos dos textos destes autores salienta as ressonâncias míticas e utópicas desta novidade, identifica o seu ato fundador e faz o reconhecimento das características da sociedade ideal para que aponta a visão educativa que inspira este movimento pedagógico. Indaga ainda sobre a natureza da criança e o importante papel que ela desempenha na formação do homem novo, um “homem total” modelado por uma “educação integral”, e na edificação de uma sociedade onde impera a harmonia e a paz. A metodologia utilizada filia-se na tradição hermenêutica reflexiva e recorre às obras dos principais autores do movimento da Educação Nova. Conclui que esta Educação se insere numa linha de continuidade das ideias educativas, altera radicalmente o foco da pedagogia para a criança, mas exacerba a crença no papel educativo e social da Escola. |
id |
RCAP_b48a656aeabbb2cd8a8ae8571d20cd79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação novaUtopiaIdeologiaEducação novaEsperançaHomem integralO novo expressa o espírito de utopia e entronca-se com a rutura e a esperança. A demanda do novo é um empreendimento bem antigo com vista à afirmação de todo o discurso pedagógico, nomeadamente o dos autores da Educação Nova. A análise que fazemos dos textos destes autores salienta as ressonâncias míticas e utópicas desta novidade, identifica o seu ato fundador e faz o reconhecimento das características da sociedade ideal para que aponta a visão educativa que inspira este movimento pedagógico. Indaga ainda sobre a natureza da criança e o importante papel que ela desempenha na formação do homem novo, um “homem total” modelado por uma “educação integral”, e na edificação de uma sociedade onde impera a harmonia e a paz. A metodologia utilizada filia-se na tradição hermenêutica reflexiva e recorre às obras dos principais autores do movimento da Educação Nova. Conclui que esta Educação se insere numa linha de continuidade das ideias educativas, altera radicalmente o foco da pedagogia para a criança, mas exacerba a crença no papel educativo e social da Escola.Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Alberto FilipeMachado, JoaquimGarcía Del Dujo, Ángel2018-09-12T14:54:06Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25676porAraújo, A. F., Araújo, J. M. de, & García del Dujo, Á. (2018). Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da Educação Nova. Revista Lusófona de Educação, 39, 27-40. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle39.021645-725010.24140/issn.1645-7250.rle39.0285049153202info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:42:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:28.132328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
title |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
spellingShingle |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova Araújo, Alberto Filipe Utopia Ideologia Educação nova Esperança Homem integral |
title_short |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
title_full |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
title_fullStr |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
title_full_unstemmed |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
title_sort |
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe Machado, Joaquim García Del Dujo, Ángel |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Joaquim García Del Dujo, Ángel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe Machado, Joaquim García Del Dujo, Ángel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Utopia Ideologia Educação nova Esperança Homem integral |
topic |
Utopia Ideologia Educação nova Esperança Homem integral |
description |
O novo expressa o espírito de utopia e entronca-se com a rutura e a esperança. A demanda do novo é um empreendimento bem antigo com vista à afirmação de todo o discurso pedagógico, nomeadamente o dos autores da Educação Nova. A análise que fazemos dos textos destes autores salienta as ressonâncias míticas e utópicas desta novidade, identifica o seu ato fundador e faz o reconhecimento das características da sociedade ideal para que aponta a visão educativa que inspira este movimento pedagógico. Indaga ainda sobre a natureza da criança e o importante papel que ela desempenha na formação do homem novo, um “homem total” modelado por uma “educação integral”, e na edificação de uma sociedade onde impera a harmonia e a paz. A metodologia utilizada filia-se na tradição hermenêutica reflexiva e recorre às obras dos principais autores do movimento da Educação Nova. Conclui que esta Educação se insere numa linha de continuidade das ideias educativas, altera radicalmente o foco da pedagogia para a criança, mas exacerba a crença no papel educativo e social da Escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12T14:54:06Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25676 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, A. F., Araújo, J. M. de, & García del Dujo, Á. (2018). Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da Educação Nova. Revista Lusófona de Educação, 39, 27-40. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle39.02 1645-7250 10.24140/issn.1645-7250.rle39.02 85049153202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131902306680832 |