Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Joaquim Machado de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Alberto Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25673
Resumo: Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere
id RCAP_cb0ef2ae8ba7749967ec45466b847eb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógicaUtopiaIdeologiaEscola por medidaJustiça educativaIdeologyTailored learningEducational justiceEste artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insereThis article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is insertedVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Joaquim Machado deAraújo, Alberto Filipe2018-09-12T14:50:05Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25673porMachado, J., Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-222183-5136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:27.955424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
title Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
spellingShingle Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
Araújo, Joaquim Machado de
Utopia
Ideologia
Escola por medida
Justiça educativa
Ideology
Tailored learning
Educational justice
title_short Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
title_full Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
title_fullStr Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
title_full_unstemmed Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
title_sort Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
author Araújo, Joaquim Machado de
author_facet Araújo, Joaquim Machado de
Araújo, Alberto Filipe
author_role author
author2 Araújo, Alberto Filipe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Joaquim Machado de
Araújo, Alberto Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Utopia
Ideologia
Escola por medida
Justiça educativa
Ideology
Tailored learning
Educational justice
topic Utopia
Ideologia
Escola por medida
Justiça educativa
Ideology
Tailored learning
Educational justice
description Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T14:50:05Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25673
url http://hdl.handle.net/10400.14/25673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, J., Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22
2183-5136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131902304583680