As antas-capelas em Portugal : pré-existências, tipologias, cristianização e formas de expressão artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38212
Resumo: O estudo aprofundado acerca das antas-capelas em Portugal, particularmente do ponto de vista da historiografia de arte, é imperativo, nomeadamente no que diz respeito às pré-existências, suas diferentes tipologias, processos de cristianização e formas de expressão artística ao nível de cada categoria artística expressiva (arquitetura, escultura, pintura, artes decorativas, memórias cripto-artísticas). Existem um total de seis antas-capelas distribuídas geograficamente pelos distritos de Évora (4), Santarém (1) e Guarda (1). Cada uma possui características distintas que levaram à sua edificação, contendo uma história ou lenda associada que será ao longo deste trabalho desvendada, mediante documentos ou histórias populares que as fizeram perdurar diante a tradição oral. Possuem também, diferentes tipologias no eixo em estudo “anta/templo cristão”, sendo que a este facto é dedicado um capítulo sobre o mesmo. A pertinência de um estudo de índole mais aprofundada sobre a temática relativa a estes monumentos megalíticos, convertidos em templos cristãos na Idade Média e Moderna, são de superior importância para a compreensão destes fenómenos a nível regional mas também num contexto mais abrangente do panorama histórico e artístico português. Para tal, é necessário primeiramente compreender o megalitismo em Portugal e onde a sua expressão é mais acentuada, havendo assim um cruzamento de dados essenciais para este estudo que, inevitavelmente terá raízes pré-históricas, compreendendo as vivências do Homem do Neolítico até à atualidade. Cada exemplar é único no seu programa artístico subordinado a uma santidade à qual é dedicado o templo correspondente, conferindo-lhes uma obra de arte total que é única e que foi realizada em épocas diferentes (século XV, XVI, XVII, XVIII) na história portuguesa, nos seus particulares contextos. Não tendo conhecimento quanto às datas oficiais das cristianizações, poder-se-á ter uma ideia pela quantidade de objetos litúrgicos como objetos decorativos cristãos presentes no seu interior, a uma possível datação parcial. Muitas vezes esquecido, este é um fenómeno que não se encontra presente somente em contexto nacional, existindo exemplares deste género espalhados um pouco por toda a Europa, ainda que apresentem as mais variadas tipologias e processos de maturação artísticas e religiosas. Tal razão justifica-se pelo facto de cada país possuir uma história, valores, ideologias e programas artísticos próprios. No caso nacional, que irá ser estudado com profundidade, cada anta-capela detém em si uma grande carga memorial da obra deixada no tempo, como monumentos que se enquadram no seu lugar específico de implantação, rodeados por circunstâncias únicas de modelações culturais próprias e guardando reminiscências populares que lhe conferem diferentes leituras que serão desenvolvidas no decorrer deste trabalho. Alertar para a degradação permanente a que este património está sujeito é de fulcral importância e urge que o mesmo seja documentado e explanado para que possam ser tomadas medidas que de alguma forma, desacelerem o deteriorar do mesmo.
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Cada uma possui características distintas que levaram à sua edificação, contendo uma história ou lenda associada que será ao longo deste trabalho desvendada, mediante documentos ou histórias populares que as fizeram perdurar diante a tradição oral. Possuem também, diferentes tipologias no eixo em estudo “anta/templo cristão”, sendo que a este facto é dedicado um capítulo sobre o mesmo. A pertinência de um estudo de índole mais aprofundada sobre a temática relativa a estes monumentos megalíticos, convertidos em templos cristãos na Idade Média e Moderna, são de superior importância para a compreensão destes fenómenos a nível regional mas também num contexto mais abrangente do panorama histórico e artístico português. Para tal, é necessário primeiramente compreender o megalitismo em Portugal e onde a sua expressão é mais acentuada, havendo assim um cruzamento de dados essenciais para este estudo que, inevitavelmente terá raízes pré-históricas, compreendendo as vivências do Homem do Neolítico até à atualidade. Cada exemplar é único no seu programa artístico subordinado a uma santidade à qual é dedicado o templo correspondente, conferindo-lhes uma obra de arte total que é única e que foi realizada em épocas diferentes (século XV, XVI, XVII, XVIII) na história portuguesa, nos seus particulares contextos. Não tendo conhecimento quanto às datas oficiais das cristianizações, poder-se-á ter uma ideia pela quantidade de objetos litúrgicos como objetos decorativos cristãos presentes no seu interior, a uma possível datação parcial. Muitas vezes esquecido, este é um fenómeno que não se encontra presente somente em contexto nacional, existindo exemplares deste género espalhados um pouco por toda a Europa, ainda que apresentem as mais variadas tipologias e processos de maturação artísticas e religiosas. Tal razão justifica-se pelo facto de cada país possuir uma história, valores, ideologias e programas artísticos próprios. No caso nacional, que irá ser estudado com profundidade, cada anta-capela detém em si uma grande carga memorial da obra deixada no tempo, como monumentos que se enquadram no seu lugar específico de implantação, rodeados por circunstâncias únicas de modelações culturais próprias e guardando reminiscências populares que lhe conferem diferentes leituras que serão desenvolvidas no decorrer deste trabalho. Alertar para a degradação permanente a que este património está sujeito é de fulcral importância e urge que o mesmo seja documentado e explanado para que possam ser tomadas medidas que de alguma forma, desacelerem o deteriorar do mesmo.A thorough study about dolmen-chapels in Portugal, from an art historiography perspective is mandatory, especially regarding their pre-existence, different typologies, rapport with Christianity and the artistic expression of each category involved: architecture, sculpture, painting, decorative arts, crypto-artistic legacy. There are six dolmen-chapels in total in Évora (4), Santarém (1) and Guarda (1). Each one holds distinct features accountable for its erection and related to a story or legend. This essay explores them using the folk documents and stories that, having been passed on from generation to generation by word of mouth, have kept such gems alive. We have dedicated a whole chapter to the different typologies as a result of the link dolmens-Christian temples. The importance of studying these megalithic monuments, converted to Christian temples during the Medieval and Modern Ages, on a more comprehensive level, lies in their relevance to the understanding of such phenomena at a regional level, but also in the broader context of Portuguese History and Art. As such, firstly we must take meaning of the megalithic period in Portugal, and where its expression is stronger, causing a critical information overlap, ergo requiring this essay to address Pre-historic times and to consider the Neolithic man until the actuality. Each body of stones is unique in its artistic devotion to a patron, or patroness, saint, making them unprecedented all-round art pieces in the Portuguese History, put together over different periods, from the XV to the XVIII centuries. Ignoring the official date in which Christian conversions took place, but considering the variety of liturgical objects, like the Christian art décor found in loco, we can determine a reasonable time frame for the shaping of these structures. It is often forgotten that such objects are not limited to the national context, and similar buildings can be found scattered over Europe. Certainly presenting varied typologies and stages of local artistic and religious development, all embody their home country’s history, values, beliefs and aesthetics. In the Portuguese scenery, the core of this paper, each dolmen-chapel is heavily charged with significance, as monuments that interact with their surroundings, under a unique cultural predicament, acting as guardians of the folklore that gives them their specific meaning. Said meaning will be disclosed throughout this essay.It is fundamental to raise awareness, and document, the ongoing degradation the dolmen-chapels are being subject to, so protective measures can be taken in order to slow down the ruin of this heritage.Vale, Teresa Leonor Magalhães doRepositório da Universidade de LisboaCosta, Ana Rita Gomes2019-05-16T13:04:04Z2019-03-132019-04-092019-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38212TID:202211525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:06.040841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Antas-capelas - Portugal - História
Património cultural - Conservação e restauro
Teses de mestrado - 2019
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