A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Ana Paula
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/6979
Resumo: A importância do papel do professor no séc. XXI enquanto agente de mudança nunca foi tão visível e tão decisivo para a formação de novas mentalidades como nos dias de hoje (Unesco,1996).Tal papel requer, por exemplo, a promoção de comportamentos de cidadania democrática que não estabeleça distinções entre rapazes e raparigas, mulheres e homens, quanto ao contributo de cada um na participação/construção de uma sociedade que, afinal, é de todos.Mas, apesar de, formalmente, a escola actual pretender ser uma escola democrática, a investigação tem demonstrado que esta, muito frequentemente, reproduz e fortalece os valores dos modelos tradicionais de género (Fernandes,1997;Thorne,1993).Neste sentido, intervir ao nível da formação inicial promovendo um paradigma alternativo – educador e professor reflexivo - , reveste-se de uma importância crucial pelas repercussões daí provenientes ao nível do(s) projecto(s) interventivo(s) nas futuras escolas de cada um. Foi o que procuramos fazer através da nossa proposta de coeducação no espaço universitário na disciplina de Ética e Educação para a Cidadania, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.
id RCAP_b4b469385979a61216dc4a2f69e5203e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/6979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democráticaEstereótipos/igualdade de oportunidadesCoeducação/géneroCidadania democráticaA importância do papel do professor no séc. XXI enquanto agente de mudança nunca foi tão visível e tão decisivo para a formação de novas mentalidades como nos dias de hoje (Unesco,1996).Tal papel requer, por exemplo, a promoção de comportamentos de cidadania democrática que não estabeleça distinções entre rapazes e raparigas, mulheres e homens, quanto ao contributo de cada um na participação/construção de uma sociedade que, afinal, é de todos.Mas, apesar de, formalmente, a escola actual pretender ser uma escola democrática, a investigação tem demonstrado que esta, muito frequentemente, reproduz e fortalece os valores dos modelos tradicionais de género (Fernandes,1997;Thorne,1993).Neste sentido, intervir ao nível da formação inicial promovendo um paradigma alternativo – educador e professor reflexivo - , reveste-se de uma importância crucial pelas repercussões daí provenientes ao nível do(s) projecto(s) interventivo(s) nas futuras escolas de cada um. Foi o que procuramos fazer através da nossa proposta de coeducação no espaço universitário na disciplina de Ética e Educação para a Cidadania, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.ISEP2012-02-28T11:20:53Z2005-10-01T00:00:00Z2005-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6979por1677-8375Pedro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:21Zoai:ria.ua.pt:10773/6979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:36.886031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
title A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
spellingShingle A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
Pedro, Ana Paula
Estereótipos/igualdade de oportunidades
Coeducação/género
Cidadania democrática
title_short A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
title_full A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
title_fullStr A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
title_full_unstemmed A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
title_sort A Profissão Docente No Séc. XXI e Os Desafios da Coeducação: uma reflexão sobre práticas docentes no espaço universitário para uma cidadania democrática
author Pedro, Ana Paula
author_facet Pedro, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos/igualdade de oportunidades
Coeducação/género
Cidadania democrática
topic Estereótipos/igualdade de oportunidades
Coeducação/género
Cidadania democrática
description A importância do papel do professor no séc. XXI enquanto agente de mudança nunca foi tão visível e tão decisivo para a formação de novas mentalidades como nos dias de hoje (Unesco,1996).Tal papel requer, por exemplo, a promoção de comportamentos de cidadania democrática que não estabeleça distinções entre rapazes e raparigas, mulheres e homens, quanto ao contributo de cada um na participação/construção de uma sociedade que, afinal, é de todos.Mas, apesar de, formalmente, a escola actual pretender ser uma escola democrática, a investigação tem demonstrado que esta, muito frequentemente, reproduz e fortalece os valores dos modelos tradicionais de género (Fernandes,1997;Thorne,1993).Neste sentido, intervir ao nível da formação inicial promovendo um paradigma alternativo – educador e professor reflexivo - , reveste-se de uma importância crucial pelas repercussões daí provenientes ao nível do(s) projecto(s) interventivo(s) nas futuras escolas de cada um. Foi o que procuramos fazer através da nossa proposta de coeducação no espaço universitário na disciplina de Ética e Educação para a Cidadania, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-01T00:00:00Z
2005-10
2012-02-28T11:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/6979
url http://hdl.handle.net/10773/6979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1677-8375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEP
publisher.none.fl_str_mv ISEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137497471516672