Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ricardo José Matos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97405
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b4b4fb4325ae91068ab93b25cd53549d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH CLASS C OF THE 11th YEAR IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAREstágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaAnáliseTeacher TrainingPEPedagogical InterventionAnalyzeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório de estágio diz respeito ao trabalho elaborado ao longo do Estágio Pedagógico, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 11º1C, no ano letivo 2020/2021.Durante o Estágio Pedagógico, o professor estagiário está inserido num contexto real enquanto professor e deve colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da licenciatura e do primeiro ano do mestrado acima referido.Este Relatório de Estágio é composto por três capítulos. No primeiro, é apresentada uma caracterização do contexto, no segundo a reflexão sobre a intervenção pedagógica e no terceiro o aprofundamento do tema/problema. Assim, este relatório inicia com uma contextualização do meio onde se desenvolveu o Estágio Pedagógico. No segundo capítulo, consta uma reflexão sobre todas as didáticas e áreas de intervenção que foram levadas a cabo, ao longo do ano letivo, tanto nos projetos educativos, como nas atividades de gestão escolar, metodologias adotadas, a intervenção pedagógica, aspetos dilemáticos e na forma como foi aplicado o ensino à distância. No último capítulo, é aprofundado o tema/problema, que foi desenvolvido através da aplicação prática de uma metodologia. O estudo permitiu analisar as divergências entre professor estagiário e alunos em relação ao processo de ensino aprendizagem.This Teacher Training report concerns the work carried out during the Teacher Training, which arises within the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, held at the School Secondary to Avelar Brotero, with the 11th1C class, in the 2020/2021 school year.During the Teacher Training, the intern teacher is inserted in a real context as a teacher and must put into practice all the theoretical knowledge acquired during the degree and the first year of the above-mentioned masters.This Internship Report is composed of three chapters, in the first a characterization of the context is presented, in the second a reflection on the pedagogical intervention and in the third a deepening of the theme/problem. Thus, this report begins with a contextualization of the environment where the Pedagogical Internship was developed. In the second chapter, there is a reflection of all the didactics and areas of intervention that were carried out throughout the school year, both in educational projects, in school management activities, adopted methodologies, pedagogical intervention, dilemmatic aspects and the way distance learning was applied. In the last chapter, the theme/problem is deepened, which was applied through a practical application of a methodology. The study allowed us to analyze the divergences between trainee teacher and students in relation to the teaching-learning process.2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97405http://hdl.handle.net/10316/97405TID:202891828porCosta, Ricardo José Matos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.682301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH CLASS C OF THE 11th YEAR IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
Costa, Ricardo José Matos da
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise
Teacher Training
PE
Pedagogical Intervention
Analyze
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero com a turma C do 11ºano no ano letivo 2020/2021
author Costa, Ricardo José Matos da
author_facet Costa, Ricardo José Matos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ricardo José Matos da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise
Teacher Training
PE
Pedagogical Intervention
Analyze
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise
Teacher Training
PE
Pedagogical Intervention
Analyze
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97405
http://hdl.handle.net/10316/97405
TID:202891828
url http://hdl.handle.net/10316/97405
identifier_str_mv TID:202891828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051535159296