A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5319 |
Resumo: | Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_b4b9f12bb9ef167e207e5c671ff2eb2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivosPlanificaçãoSeleção de informaçãoTomada de notasTexto expositivoPlanningSelection of informationTaking notesExpository textRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo presente relatório pretende-se demonstrar a importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos. O estudo realizado envolveu alunos do 3.º ano do Ensino Básico, e teve como objetivo desenvolver nos alunos competências de seleção de informação e de tomada de notas, como forma de contribuir para a melhoria da sua competência textual, nomeadamente na produção de textos expositivos. Numa primeira fase, e a partir de uma tarefa que implicava a produção de um texto expositivo a partir da leitura de dois textos sobre o tema escolhido (textos-fonte), avaliaram-se as estratégias utilizadas pelos alunos, quer na seleção de informação, quer na produção do texto. Seguidamente, foram desenhados e implementados sete módulos numa intervenção pedagógico-didática, cujo enfoque se situou na seleção de informação, na tomada de notas e na produção do texto expositivo, tendo em vista a facilitação processual (planificação, textualização e revisão) e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Por fim, foram aplicados os mesmos instrumentos de recolha de dados utilizados na primeira fase para, posteriormente, se discutirem e avaliarem os resultados do trabalho desenvolvido. Os resultados indicam, após a intervenção, por um lado, melhorias significativas nas tarefas de seleção de informação e de tomada de notas e, por outro lado, evidenciam uma estreita relação entre o desempenho na compreensão leitora e na produção escrita.ABSTRACT This report is intended to demonstrate the importance of selecting information and taking notes in the production of expository texts. The study involved students of the 3rd year of basic education, and aimed to develop students' information selection skills and taking notes, as a contribution to the improvement of its textual competence, particularly in the production of expository texts . In the first phase, and from a task which involved the production of an essay based on the reading of two texts on the chosen theme (text source), evaluated the strategies used by students, either in the selection of information, either in text output. Then, were designed and implemented seven modules in a pedagogical-didactic intervention, whose focus was placed on the selection of information, in making notes and production of expository text, with a view to facilitating procedural (planning, textualization and review) and reflection on the activities. Finally, the same data collection instruments used in the first phase to later be discuss and assess the results of their work were applied. The results indicate, after the intervention on the one hand, significant improvements in information selection of tasks and for taking notes, and on the other hand, reveal a close relationship between the reader in understanding and performance in the writing.Pinto, Mariana OliveiraRCIPLFreitas, Ilda Maria Botequim2015-11-02T13:43:18Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5319TID:201370344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:36.302658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
title |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
spellingShingle |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos Freitas, Ilda Maria Botequim Planificação Seleção de informação Tomada de notas Texto expositivo Planning Selection of information Taking notes Expository text |
title_short |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
title_full |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
title_fullStr |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
title_full_unstemmed |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
title_sort |
A importância da seleção de informação e da tomada de notas na produção de textos expositivos |
author |
Freitas, Ilda Maria Botequim |
author_facet |
Freitas, Ilda Maria Botequim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Oliveira RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Ilda Maria Botequim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planificação Seleção de informação Tomada de notas Texto expositivo Planning Selection of information Taking notes Expository text |
topic |
Planificação Seleção de informação Tomada de notas Texto expositivo Planning Selection of information Taking notes Expository text |
description |
Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-02T13:43:18Z 2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5319 TID:201370344 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5319 |
identifier_str_mv |
TID:201370344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133404294283264 |