Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8256
Resumo: Introdução: O presente relatório reflete o caminho percorrido na procura de mais conhecimentos e aquisição de competências, tendo como temática de investigação os fatores determinantes da saúde do abandono escolar dos estudantes no ensino superior. A educação é um problema antigo e, paradoxalmente, um problema atual, sobretudo no que respeita aos fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes do ensino superior. Este é um problema complexo, impelindo investigadores, entre os quais enfermeiros, a dedicar pesquisas na procura da prevenção e/ou diminuição das suas taxas no ensino superior. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos vários estágios clínicos, refletir criticamente acerca das atividades concretizadas para desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; mapear e identificar os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior. Metodologia: Descritiva, crítico-reflexiva, contendo uma Scoping Review, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada, em português, espanhol e inglês, nas plataformas eletrónicas PubMed, CINHAL complete, B-On e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos 10 estudos incluídos na revisão foram identificados os determinantes da saúde inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior, sendo que os mesmos são transversais, com destaque para os determinantes de saúde ambientais, biológicos, comportamentais/sociais e económicos. Emergindo como categorias: as Características pessoais, Dificuldades económicas, Motivos académicos e Dificuldades ambientais. Conclusão: Os resultados permitiram identificar os determinantes da saúde, inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior a nível nacional e internacional. Pretende-se que as evidências desta revisão scoping contribuam para implementação de medidas na área da saúde ao nível do ensino superior que diminuam o abandono escolar, uma área de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Palavras-chave: Abandono escolar; Determinantes da saúde; Estudantes do ensino superior.
id RCAP_b4c1f36abb76e6a4cfec8725ec1fda3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superiorAbandono escolarDeterminantes sociais da saúdeEnsino superiorEstudantesRevisãoHigher educationReviewSocial determinants of healthStudent dropoutsStudentsDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: O presente relatório reflete o caminho percorrido na procura de mais conhecimentos e aquisição de competências, tendo como temática de investigação os fatores determinantes da saúde do abandono escolar dos estudantes no ensino superior. A educação é um problema antigo e, paradoxalmente, um problema atual, sobretudo no que respeita aos fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes do ensino superior. Este é um problema complexo, impelindo investigadores, entre os quais enfermeiros, a dedicar pesquisas na procura da prevenção e/ou diminuição das suas taxas no ensino superior. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos vários estágios clínicos, refletir criticamente acerca das atividades concretizadas para desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; mapear e identificar os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior. Metodologia: Descritiva, crítico-reflexiva, contendo uma Scoping Review, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada, em português, espanhol e inglês, nas plataformas eletrónicas PubMed, CINHAL complete, B-On e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos 10 estudos incluídos na revisão foram identificados os determinantes da saúde inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior, sendo que os mesmos são transversais, com destaque para os determinantes de saúde ambientais, biológicos, comportamentais/sociais e económicos. Emergindo como categorias: as Características pessoais, Dificuldades económicas, Motivos académicos e Dificuldades ambientais. Conclusão: Os resultados permitiram identificar os determinantes da saúde, inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior a nível nacional e internacional. Pretende-se que as evidências desta revisão scoping contribuam para implementação de medidas na área da saúde ao nível do ensino superior que diminuam o abandono escolar, uma área de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Palavras-chave: Abandono escolar; Determinantes da saúde; Estudantes do ensino superior.Abstract Introduction: This report reflects the path taken in the search for more knowledge and acquisition of skills, with the research theme being the factors determining the health of students leaving school in higher education. Education is an old problem and, paradoxically, a current problem, especially regarding the health-determining factors in higher education students dropping out of school. This is a complex problem, boosting researchers, including nurses, to dedicate research to finding solutions to prevent and/or reduce their rates in higher education. Objectives: Describe the various nursing internship scenarios; to critically reflect on the activities carried out to develop common and specific competencies of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health; and to map and identify the determinants of health in the school dropout of higher education students. Methodology: Descriptive, critical-reflective, containing a Scoping Review, using the methodology proposed by the Joanna Briggs Institute. The search was carried out in Portuguese, Spanish and English on the electronic platforms PubMed, CINHAL complete, B-On and Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. The selection of studies, data extraction and synthesis were carried out by two independent reviewers. Results: The 10 studies included in the review made it possible to identify the health determinants inherent in the dropout of higher education students at national and international level, concluding that they are transversal, with emphasis on environmental health determinants, biological, behavioral/social and economic. The following categories emerged: Personal characteristics, Economic difficulties, Academic reasons and Environmental difficulties. Conclusion: The results made it possible to identify the health determinants inherent in the dropout of higher education students at national and international level. It is therefore hoped that the evidence from this scoping review will contribute to the implementation of measures health at higher education level that reduce school dropout and promote student success, an area of activity for the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health. Keywords: School dropout; Health determinants; Higher education students.Bica, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto2023-12-212023-08-142026-12-21T00:00:00Z2023-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8256TID:203472136porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T02:31:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:17.369407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
title Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
spellingShingle Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto
Abandono escolar
Determinantes sociais da saúde
Ensino superior
Estudantes
Revisão
Higher education
Review
Social determinants of health
Student dropouts
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
title_full Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
title_fullStr Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
title_full_unstemmed Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
title_sort Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior
author Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto
author_facet Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bica, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Determinantes sociais da saúde
Ensino superior
Estudantes
Revisão
Higher education
Review
Social determinants of health
Student dropouts
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Abandono escolar
Determinantes sociais da saúde
Ensino superior
Estudantes
Revisão
Higher education
Review
Social determinants of health
Student dropouts
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Introdução: O presente relatório reflete o caminho percorrido na procura de mais conhecimentos e aquisição de competências, tendo como temática de investigação os fatores determinantes da saúde do abandono escolar dos estudantes no ensino superior. A educação é um problema antigo e, paradoxalmente, um problema atual, sobretudo no que respeita aos fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes do ensino superior. Este é um problema complexo, impelindo investigadores, entre os quais enfermeiros, a dedicar pesquisas na procura da prevenção e/ou diminuição das suas taxas no ensino superior. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos vários estágios clínicos, refletir criticamente acerca das atividades concretizadas para desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; mapear e identificar os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior. Metodologia: Descritiva, crítico-reflexiva, contendo uma Scoping Review, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada, em português, espanhol e inglês, nas plataformas eletrónicas PubMed, CINHAL complete, B-On e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos 10 estudos incluídos na revisão foram identificados os determinantes da saúde inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior, sendo que os mesmos são transversais, com destaque para os determinantes de saúde ambientais, biológicos, comportamentais/sociais e económicos. Emergindo como categorias: as Características pessoais, Dificuldades económicas, Motivos académicos e Dificuldades ambientais. Conclusão: Os resultados permitiram identificar os determinantes da saúde, inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior a nível nacional e internacional. Pretende-se que as evidências desta revisão scoping contribuam para implementação de medidas na área da saúde ao nível do ensino superior que diminuam o abandono escolar, uma área de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Palavras-chave: Abandono escolar; Determinantes da saúde; Estudantes do ensino superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
2023-08-14
2023-12-21T00:00:00Z
2026-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8256
TID:203472136
url http://hdl.handle.net/10400.19/8256
identifier_str_mv TID:203472136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137763297067008