Perceção dos profissionais de saúde sobre o ruído em neonatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Cristina Faria Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4943
Resumo: Introdução: O avanço tecnológico e conhecimento científico introduziram séries mudanças na ecologia das unidades neonatais, tornando-se ambientes ruidosos e sobreestimulantes. É reconhecido o impacto negativo do ruído no recém-nascido, nos seus pais, e nos profissionais de saúde, sendo importante o controlo deste agente stressor. Objetivos: Identificar a perceção dos profissionais de saúde sobre o ruído em neonatologia e monitorizar o ruído na unidade. Metodologia: Reporta-se a um estudo descritivo-correlacional, transversal e de abordagem quantitativa. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 52 profissionais de saúde, sendo 26,9% médicos, 55,8% enfermeiros, 13,5% assistentes operacionais e 3,8% outros profissionais. Utilizamos um questionário construído para o efeito e para monitorizar o ruído usamos um sonómetro e dosímetros. Resultados: Os profissionais maioritariamente consideram a neonatologia ruidosa, pouco confortável, incómoda no desempenho de funções e consideram existir efeitos adversos do ruído, apesar de apresentarem poucos conhecimentos sobre as recomendações padronizadas. Consideram que o seu comportamento pode contribuir para o ruído e todos indicam que é possível reduzi-lo. As principais fontes de ruído mencionadas foram os equipamentos e conversas entre a equipa e sobre as estratégias de redução do ruído dão ênfase aos recursos humanos, recursos materiais e estrutura física. Verificamos que os níveis de ruído monitorizados são superiores aos valores recomendados para uma unidade neonatal. Conclusão: A perceção dos profissionais e o ruído monitorizado indicam a necessidade de implementação de um programa de redução de ruído, com formação e envolvimento dos profissionais de saúde de forma a serem elementos ativos e mobilizadores. Palavras-chave: ruído; unidades de terapia intensiva neonatal; recém-nascido; enfermagem neonatal.
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