BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Filipa Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41079
Resumo: A aprendizagem cooperativa (AC) é uma metodologia de ensino e de aprendizagem em que os alunos trabalham em conjunto para maximizar a sua aprendizagem e a dos seus colegas. Os grupos são divididos pelo professor, segundo certos critérios, recebem instruções e trabalham até que todos os alunos do grupo tenham compreendido e completado a uma dada tarefa. No âmbito da AC, existem diversos métodos, e o escolhido para esta investigação, foi o STAD (Students Teams Achievement Divisions). Este método consiste em cinco fases: apresentação dos conteúdos conceptuais pelo professor; trabalho de grupo; questionário de avaliação individual; verificação do progresso; reconhecimento/recompensa do grupo. Através das observações realizadas pela professora investigadora foi possível perceber um fraco desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal (RI). Assim sendo, o principal objetivo é compreender de que forma o método STAD promove as aprendizagens essenciais e a competência de relacionamento interpessoal dos alunos do 10.º ano de escolaridade sobre o domínio “biodiversidade - células e biomoléculas”. Para tal, foi desenvolvido um projeto de investigação e desenvolvimento, de natureza qualitativa, que assenta no paradigma sócio-crítico. Neste projeto, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática, baseada no método STAD, com o objetivo de desenvolver as aprendizagens essenciais relativas os conteúdos das células e biomoléculas e a competência de RI, intitulada “BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa”. Ao analisar os resultados obtidos, é possível concluir que houve uma aprendizagem eficaz das aprendizagens essenciais, mas apenas alguns grupos exibiram um desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal.
id RCAP_b4d64a567dbb5e2dfb75c7403bdc4661
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/41079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativaAprendizagem cooperativaCooperaçãoSTADRelacionamento interpessoalCélulasBiomoléculasA aprendizagem cooperativa (AC) é uma metodologia de ensino e de aprendizagem em que os alunos trabalham em conjunto para maximizar a sua aprendizagem e a dos seus colegas. Os grupos são divididos pelo professor, segundo certos critérios, recebem instruções e trabalham até que todos os alunos do grupo tenham compreendido e completado a uma dada tarefa. No âmbito da AC, existem diversos métodos, e o escolhido para esta investigação, foi o STAD (Students Teams Achievement Divisions). Este método consiste em cinco fases: apresentação dos conteúdos conceptuais pelo professor; trabalho de grupo; questionário de avaliação individual; verificação do progresso; reconhecimento/recompensa do grupo. Através das observações realizadas pela professora investigadora foi possível perceber um fraco desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal (RI). Assim sendo, o principal objetivo é compreender de que forma o método STAD promove as aprendizagens essenciais e a competência de relacionamento interpessoal dos alunos do 10.º ano de escolaridade sobre o domínio “biodiversidade - células e biomoléculas”. Para tal, foi desenvolvido um projeto de investigação e desenvolvimento, de natureza qualitativa, que assenta no paradigma sócio-crítico. Neste projeto, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática, baseada no método STAD, com o objetivo de desenvolver as aprendizagens essenciais relativas os conteúdos das células e biomoléculas e a competência de RI, intitulada “BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa”. Ao analisar os resultados obtidos, é possível concluir que houve uma aprendizagem eficaz das aprendizagens essenciais, mas apenas alguns grupos exibiram um desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal.Cooperative learning (CL) is a teaching and learning methodology in which students work together to maximize their learning and that of their classmates. Groups are divided up by the teacher according to certain criteria, receive instructions and work until all the students in the group have understood and completed a given task. There are various methods of CA, and the one chosen for this research was STAD (Students Teams Achievement Divisions). This method consists of five phases: presentation of conceptual content by the teacher; group work; individual assessment questionnaire; progress check; group recognition/reward. Through the observations made by the researcher teacher, it was possible to see a weak development of interpersonal relationship (IR) skills. Therefore, the main objective is to understand how the STAD method promotes essential learning and interpersonal relationship skills in 10th grade students in the field of "biodiversity - cells and biomolecules". To this end, a qualitative research and development project was carried out, based on the socio-critical paradigm. In this project, a didactic sequence was developed and implemented, based on the STAD method, with the aim of developing essential learning regarding the content of cells and biomolecules and the IR competence, entitled "BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa". By analyzing the results obtained, it is possible to conclude that there was effective learning of the essential learning, but only a few groups showed development of the interpersonal relationship competence.2024-03-14T12:16:17Z2023-12-05T00:00:00Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41079porPessoa, Filipa Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:48:47Zoai:ria.ua.pt:10773/41079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:10.290808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
title BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
spellingShingle BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
Pessoa, Filipa Silveira
Aprendizagem cooperativa
Cooperação
STAD
Relacionamento interpessoal
Células
Biomoléculas
title_short BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
title_full BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
title_fullStr BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
title_sort BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
author Pessoa, Filipa Silveira
author_facet Pessoa, Filipa Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Filipa Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Cooperação
STAD
Relacionamento interpessoal
Células
Biomoléculas
topic Aprendizagem cooperativa
Cooperação
STAD
Relacionamento interpessoal
Células
Biomoléculas
description A aprendizagem cooperativa (AC) é uma metodologia de ensino e de aprendizagem em que os alunos trabalham em conjunto para maximizar a sua aprendizagem e a dos seus colegas. Os grupos são divididos pelo professor, segundo certos critérios, recebem instruções e trabalham até que todos os alunos do grupo tenham compreendido e completado a uma dada tarefa. No âmbito da AC, existem diversos métodos, e o escolhido para esta investigação, foi o STAD (Students Teams Achievement Divisions). Este método consiste em cinco fases: apresentação dos conteúdos conceptuais pelo professor; trabalho de grupo; questionário de avaliação individual; verificação do progresso; reconhecimento/recompensa do grupo. Através das observações realizadas pela professora investigadora foi possível perceber um fraco desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal (RI). Assim sendo, o principal objetivo é compreender de que forma o método STAD promove as aprendizagens essenciais e a competência de relacionamento interpessoal dos alunos do 10.º ano de escolaridade sobre o domínio “biodiversidade - células e biomoléculas”. Para tal, foi desenvolvido um projeto de investigação e desenvolvimento, de natureza qualitativa, que assenta no paradigma sócio-crítico. Neste projeto, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática, baseada no método STAD, com o objetivo de desenvolver as aprendizagens essenciais relativas os conteúdos das células e biomoléculas e a competência de RI, intitulada “BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa”. Ao analisar os resultados obtidos, é possível concluir que houve uma aprendizagem eficaz das aprendizagens essenciais, mas apenas alguns grupos exibiram um desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T00:00:00Z
2023-12-05
2024-03-14T12:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/41079
url http://hdl.handle.net/10773/41079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138193962958848