A Aprendizagem Cooperativa: uma estratégia no ensino da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Sara Carolina Mendonça
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/94787
Resumo: As investigações levadas a cabo no que diz respeito à aprendizagem cooperativa contam com mais de um século de estudos e fundamentações. Porém em algumas publicações ainda é referida como uma estratégia alternativa, transmitindo a ideia de que, se um outro modelo de ensino comummente designado por tradicional não funcionar, há sempre um outro que poderá conduzir em direção a resultados expetáveis pelos professores. Considerar-se que entender esta estratégia de aprendizagem como uma opção é não entender a sua essência e a sua função, é assumir um desconhecimento total sobre o propósito que esta acarreta. O presente relatório, cujo tema é A aprendizagem cooperativa: uma estratégia no ensino da Geografia, surge de uma Prática de Ensino Supervisionada realizada com uma turma de 11.º ano de escolaridade e contou com os seguintes objetivos gerais: (1) – Caraterizar as competências cooperativas e a literacia geográfica dos alunos no início da prática interventiva e (2) - Caraterizar as competências cooperativas e a literacia geográfica dos alunos após a prática interventiva. Por forma a se fazer cumprir os objetivos delineados, realizou-se uma investigação-ação, de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos através de uma recolha documental, mais concretamente de trabalhos realizados pelos alunos, tanto em cooperação como individualmente, e, ainda, de narrativas realizadas pela investigadora ao longo da prática e nos momentos de avaliação. Posteriormente, os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente. Os resultados obtidos evidenciaram que a implementação de estratégias de aprendizagem cooperativa fomentou, neste grupo alunos, o desenvolvimento de competências, nomeadamente competências mencionadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2018).
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