Estratégia de desenvolvimento do associativismo desportivo : Uma Proposta para a quantificação do índice de satisfação dos praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Manuel Álvaro Ferreira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/9663
Resumo: Palavras chave: Organização; Estratégia; Marketing; Qualidade; Mudança organizacional e Índice de Satisfação do praticante desportivo.O presente estudo, assenta no pressuposto que as colectividades desportivas têm, ao longo de mais de um século, constituído um importante factor do desenvolvimento, assumindo-se como a célula base do sistema desportivo português, com reconhecimento expresso na legislação, desde 1976 em que foi consagrado na constituição enquanto valor de direito fundamental, e posteriormente, através de um vasto conjunto de leis, decretos-lei e portarias.Contudo, a visão secular, que tem sido o fio condutor das estratégias de gestão adoptadas pelos dirigentes desportivos, que criaram e conduziram clubes provindos de uma anterior era gloriosa, assente em modalidades olímpicas e que atenderam à lógica do mercado de massas, através da produção do espectáculo desportivo, mas que já não respondem às necessidades actuais.Procedeu-se ao estudo das organizações em geral e da organização desportiva em particular.A satisfação das expectativas e necessidades dos praticantes desportivos é o aspecto nuclear deste estudo, assente no modelo ECSI, enquanto método para determinação do índice de satisfação do praticante desportivo, à semelhança de outros sectores da economia, tais como; Banca, Seguros, Distribuição, Comunicações e Telecomunicações móveis.
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