Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7691
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_b4e79fcced2419fac39c1f726ae53f9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunosNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoRedes sociaisFacebook (rede social on-line)Comunicação pela internetTrabalhos de projeto de mestrado - 2012Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Atualmente, os adolescentes são cada vez mais utilizadores assíduos dos recursos e aplicações disponibilizados na Web 2.0, em especial dos sites de redes sociais. Nos últimos anos o Facebook, tem sido uma das redes sociais mais populares entre os jovens portugueses. Neste sentido, a escola deverá acompanhar e adaptar-se a todas estas transformações tecnológicas que têm ocorrido nesta sociedade da informação e comunicação. Assim, nas escolas o recurso a aplicações disponíveis na Web 2.0, tais como os sites de redes sociais, poderão ser adotados pelo professor, como complemento no processo de ensino e aprendizagem dos adolescentes, em diversas disciplinas. Neste contexto, desenvolvemos um projeto de investigação sobre o impacto que a colaboração e comunicação online, efetuada através da rede social Facebook, pode influenciar o rendimento escolar dos alunos na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC). Este projeto foi implementado no ano letivo de 2011/2012, a alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade, pertencentes a duas escolas públicas, uma no concelho de Oeiras outra do concelho de Cascais. A escolha destas duas escolas prende-se com o facto de, em cada uma destas, ter adotado para a disciplina de ITIC perspetivas distintas sobre a aprendizagem: uma mais tradicionalista e outra construtivista. Estas refletem-se nos métodos de ensino e aprendizagem, aplicados em cada turma. Os dados recolhidos foram alvo de um estudo detalhado baseado nos métodos de análise de redes sociais e nos instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos, adotados para cada uma das turmas. Assim, com base nos resultados obtidos, pretendemos aferir de que forma a rede social, Facebook pode ser uma mais-valia no processo de ensino -aprendizagem dos alunos.Nowadays, teenagers are increasingly frequent users of resources and applications available on the Web 2.0, in particular the social networking sites. In the last years, Facebook has been one of the most popular social networks among young Portuguese. In this sense, the school shall accompany and adapt to all these technological changes that have taken place in the society of information and communication. So, at schools the use of available in Web 2.0 applications such as social networking sites, may be adopted by the teacher, as a complement in the teaching and learning of adolescents in various subjects. In this context, we developed a research project about the impact that collaboration and communication online, done through the social network Facebook, it can affect the performance of students on Introduction to Information Technology and Communication (ITIC) subject. This project was implemented in the academic year of 2011/2012, to students of two classes of 9th grade, who belonging at two public schools, one in Oeiras and another in Cascais. The choice of these two schools is related to the fact that in each of those, they have adopted on the ITIC subject, distinct perspectives on learning: one more traditionalist and another constructivist. These are reflected on the methods of teaching and learning, applied to each class. The collected data were the target of a detailed study based on the methods of social network analysis and assessment tools of student learning, adopted for each one of the classes. So based on these results, we intend to measure how the social network, Facebook can be an advantage on the learning process of students.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Daniel, JoãoRepositório da Universidade de LisboaDias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-2013-02-07T17:23:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.424908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
title Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
spellingShingle Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
Dias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Redes sociais
Facebook (rede social on-line)
Comunicação pela internet
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
title_short Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
title_full Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
title_fullStr Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
title_full_unstemmed Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
title_sort Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
author Dias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-
author_facet Dias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Daniel, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Redes sociais
Facebook (rede social on-line)
Comunicação pela internet
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Redes sociais
Facebook (rede social on-line)
Comunicação pela internet
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-07T17:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7691
url http://hdl.handle.net/10451/7691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217232187392