Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Débora Alves Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5711
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação Especialização em Comunicação e Artes
id RCAP_b14d9e95bfa6f1af3b71300f515795a2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no FacebookNovos mediaInternetComunicação em redeRedes sociaisFacebookDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação Especialização em Comunicação e ArtesOs novos media expandiram o nosso potencial de comunicação. A Internet permitiu ao sujeito a possibilidade de “estar ligado”, de se assumir como utilizador nas plataformas online. Neste contexto, emergiram as redes sociais, ambientes virtuais que permitem aos utilizadores estabelecer relações, trocar impressões e experiências utilizando mecanismos de interacção e decisão em tempo real. Ao propor uma análise a uma plataforma de redes sociais, no caso, o Facebook, e em particular às ferramentas que este site nos oferece, iremos ilustrar a participação e consequente interacção do sujeito com a “sua” rede social, através de diversos mecanismos que vão “para além” do perfil pessoal: como posts no mural pessoal ou no mural dos amigos, criação de eventos, ligações, criação de páginas pessoais e posteriores convites à rede social (páginas de fãs), uso e possibilidade de “criar” aplicações. É neste eixo que introduzo o tema de análise: artistas individuais e grupos/associações culturais com residência em Portugal que utilizam a plataforma para se “autopromoverem”. O estudo que se segue pretende esclarecer o uso que esse grupo específico dá à rede social escolhida e se as ferramentas disponibilizadas pela própria plataforma “ajudam” ou “incentivam” à promoção do trabalho artísticoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRosa, Jorge MartinsRUNLopes, Débora Alves Gomes2011-06-03T07:55:08Z2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:29Zoai:run.unl.pt:10362/5711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:27.921054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
title Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
spellingShingle Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
Lopes, Débora Alves Gomes
Novos media
Internet
Comunicação em rede
Redes sociais
Facebook
title_short Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
title_full Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
title_fullStr Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
title_full_unstemmed Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
title_sort Representação Artística nas Redes Sociais: Uma abordagem baseada no Facebook
author Lopes, Débora Alves Gomes
author_facet Lopes, Débora Alves Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Jorge Martins
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Débora Alves Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Novos media
Internet
Comunicação em rede
Redes sociais
Facebook
topic Novos media
Internet
Comunicação em rede
Redes sociais
Facebook
description Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação Especialização em Comunicação e Artes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2010-09-01T00:00:00Z
2011-06-03T07:55:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5711
url http://hdl.handle.net/10362/5711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137814257860608