Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Maria Manuel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Neto, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5400
Resumo: Esta comunicação tem como objetivo analisar o modelo de relacionamento numa rede de empresas, com especial atenção para o grau de dependência das empresas subcontratadas relativamente à empresa subcontratante e para o papel que a confiança desempenha na dinâmica relacional da rede. Os resultados apresentados derivam de uma estratégia metodológica sustentada no estudo de casos numa rede formada por seis empresas – uma multinacional (Empresa A ou subcontratante) e cinco pequenas e médias empresas (Empresas B, C, D, E e F ou empresas subcontratadas) – geograficamente localizadas no sul de Portugal. A análise do discurso dos empresários permitiu identificar o que consideram ser os principais suportes da confiança: preço, qualidade, cumprimento de prazos, proximidade geográfica, cliente final e relações informais. Analisam-se os aspetos formais (definidos nos contratos comerciais) e informais (baseados na confiança) do funcionamento da rede. Os dados utilizados neste texto são essencialmente de natureza qualitativa e obtiveram-se a partir da realização de entrevistas aos dirigentes das empresas.
id RCAP_b4ed1d90bde1cc9df22e6237f0e7626d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da ConfiançaRede de EmpresasModelo de RelacionamentoConfiançaEsta comunicação tem como objetivo analisar o modelo de relacionamento numa rede de empresas, com especial atenção para o grau de dependência das empresas subcontratadas relativamente à empresa subcontratante e para o papel que a confiança desempenha na dinâmica relacional da rede. Os resultados apresentados derivam de uma estratégia metodológica sustentada no estudo de casos numa rede formada por seis empresas – uma multinacional (Empresa A ou subcontratante) e cinco pequenas e médias empresas (Empresas B, C, D, E e F ou empresas subcontratadas) – geograficamente localizadas no sul de Portugal. A análise do discurso dos empresários permitiu identificar o que consideram ser os principais suportes da confiança: preço, qualidade, cumprimento de prazos, proximidade geográfica, cliente final e relações informais. Analisam-se os aspetos formais (definidos nos contratos comerciais) e informais (baseados na confiança) do funcionamento da rede. Os dados utilizados neste texto são essencialmente de natureza qualitativa e obtiveram-se a partir da realização de entrevistas aos dirigentes das empresas.2012-11-06T18:37:16Z2012-11-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5400http://hdl.handle.net/10174/5400porSERRANO, Maria Manuel e NETO, Paulo (2012) “Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia sobre "Sociedade, Crise e Reconfigurações", Universidade do Porto, Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 19 a 22 de Junho, Porto.http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0301_ed.pdfSOCmariaserrano@uevora.ptneto@uevora.pt255Serrano, Maria ManuelNeto, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:44:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:22.136020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
title Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
spellingShingle Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
Serrano, Maria Manuel
Rede de Empresas
Modelo de Relacionamento
Confiança
title_short Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
title_full Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
title_fullStr Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
title_full_unstemmed Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
title_sort Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança
author Serrano, Maria Manuel
author_facet Serrano, Maria Manuel
Neto, Paulo
author_role author
author2 Neto, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrano, Maria Manuel
Neto, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Rede de Empresas
Modelo de Relacionamento
Confiança
topic Rede de Empresas
Modelo de Relacionamento
Confiança
description Esta comunicação tem como objetivo analisar o modelo de relacionamento numa rede de empresas, com especial atenção para o grau de dependência das empresas subcontratadas relativamente à empresa subcontratante e para o papel que a confiança desempenha na dinâmica relacional da rede. Os resultados apresentados derivam de uma estratégia metodológica sustentada no estudo de casos numa rede formada por seis empresas – uma multinacional (Empresa A ou subcontratante) e cinco pequenas e médias empresas (Empresas B, C, D, E e F ou empresas subcontratadas) – geograficamente localizadas no sul de Portugal. A análise do discurso dos empresários permitiu identificar o que consideram ser os principais suportes da confiança: preço, qualidade, cumprimento de prazos, proximidade geográfica, cliente final e relações informais. Analisam-se os aspetos formais (definidos nos contratos comerciais) e informais (baseados na confiança) do funcionamento da rede. Os dados utilizados neste texto são essencialmente de natureza qualitativa e obtiveram-se a partir da realização de entrevistas aos dirigentes das empresas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06T18:37:16Z
2012-11-06
2012-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5400
http://hdl.handle.net/10174/5400
url http://hdl.handle.net/10174/5400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SERRANO, Maria Manuel e NETO, Paulo (2012) “Reconfigurações Organizacionais, Organizações em Rede e o Papel da Confiança”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia sobre "Sociedade, Crise e Reconfigurações", Universidade do Porto, Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 19 a 22 de Junho, Porto.
http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0301_ed.pdf
SOC
mariaserrano@uevora.pt
neto@uevora.pt
255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136486072778752