O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Débora Kich
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174645
Resumo: Táticas de recuperação de confiança é um tema que vem sendo estudado e documentado na literatura de marketing nos últimos anos. Marketing de Relacionamento da mesma forma, porém pouco se vê materiais publicados sobre a interação entre esses dois elementos: táticas de recuperação e relacionamento, principalmente em cenários de duplo desvio (i.e. quando uma empresa falha também no processo de recuperação de uma falha). O objetivo principal deste projeto foi identificar quais táticas (pedido de desculpa, promessa de que não acontecerá novamente e compensação financeira) são mais efetivas na recuperação da confiança em contextos de fraco e forte relacionamento entre a empresa e o cliente. Os resultados encontrados através de um estudo experimental em um contexto de um serviço mecânico realizado com uma população aleatória indicou que em um cenário de fraca intensidade de relacionamento, a compensação financeira é a tática mais efetiva na recuperação da confiança do que o pedido de desculpas e a promessa, enquanto que em um cenário de forte relacionamento, todas as três táticas possuem efeitos similares.
id UFRGS-2_af268841ad7c8d04ef67a075ba985933
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174645
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andrade, Débora KichSantos, Cristiane Pizzutti dos2018-04-12T02:33:58Z2017http://hdl.handle.net/10183/174645001063901Táticas de recuperação de confiança é um tema que vem sendo estudado e documentado na literatura de marketing nos últimos anos. Marketing de Relacionamento da mesma forma, porém pouco se vê materiais publicados sobre a interação entre esses dois elementos: táticas de recuperação e relacionamento, principalmente em cenários de duplo desvio (i.e. quando uma empresa falha também no processo de recuperação de uma falha). O objetivo principal deste projeto foi identificar quais táticas (pedido de desculpa, promessa de que não acontecerá novamente e compensação financeira) são mais efetivas na recuperação da confiança em contextos de fraco e forte relacionamento entre a empresa e o cliente. Os resultados encontrados através de um estudo experimental em um contexto de um serviço mecânico realizado com uma população aleatória indicou que em um cenário de fraca intensidade de relacionamento, a compensação financeira é a tática mais efetiva na recuperação da confiança do que o pedido de desculpas e a promessa, enquanto que em um cenário de forte relacionamento, todas as três táticas possuem efeitos similares.Reliable recovery tactics is a subject that has been studied and documented in the marketing literature in recent years. Relationship Marketing in the same way, but little is seen published materials on the interaction between these two elements: recovery tactics and relationship, especially in double deviation scenarios (ie when a company also fails in the recovery process of a failure). The main objective of this project was to identify which tactics (apology, promise that will not happen again and financial compensation) are most effective in regaining trust in contexts of weak and strong relationship between the company and the client. The results found through an experimental study in a context of a mechanical service performed with a random population showed that in a scenario of weak relationship intensity, financial compensation is the most effective tactic in regaining confidence than the apology and the promise, while in a strong relationship scenario, all three tactics have similar effects.application/pdfporMarketingMarketing de relacionamentoConfiançaClienteO efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063901.pdf001063901.pdfTexto completoapplication/pdf474067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174645/1/001063901.pdf3ba8e6e2b6f620fd3646f1f8037b9882MD51TEXT001063901.pdf.txt001063901.pdf.txtExtracted Texttext/plain92206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174645/2/001063901.pdf.txt6832e26f54c48fd9f664e497a45c9858MD52THUMBNAIL001063901.pdf.jpg001063901.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174645/3/001063901.pdf.jpg497abaf4039c01d1303d75545a185b28MD5310183/1746452018-10-29 08:25:02.028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:25:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
title O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
spellingShingle O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
Andrade, Débora Kich
Marketing
Marketing de relacionamento
Confiança
Cliente
title_short O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
title_full O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
title_fullStr O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
title_full_unstemmed O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
title_sort O efeito do nível de relacionamento na efetividade das táticas de recuperação de confiança após duplo desvio
author Andrade, Débora Kich
author_facet Andrade, Débora Kich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Débora Kich
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing de relacionamento
Confiança
Cliente
topic Marketing
Marketing de relacionamento
Confiança
Cliente
description Táticas de recuperação de confiança é um tema que vem sendo estudado e documentado na literatura de marketing nos últimos anos. Marketing de Relacionamento da mesma forma, porém pouco se vê materiais publicados sobre a interação entre esses dois elementos: táticas de recuperação e relacionamento, principalmente em cenários de duplo desvio (i.e. quando uma empresa falha também no processo de recuperação de uma falha). O objetivo principal deste projeto foi identificar quais táticas (pedido de desculpa, promessa de que não acontecerá novamente e compensação financeira) são mais efetivas na recuperação da confiança em contextos de fraco e forte relacionamento entre a empresa e o cliente. Os resultados encontrados através de um estudo experimental em um contexto de um serviço mecânico realizado com uma população aleatória indicou que em um cenário de fraca intensidade de relacionamento, a compensação financeira é a tática mais efetiva na recuperação da confiança do que o pedido de desculpas e a promessa, enquanto que em um cenário de forte relacionamento, todas as três táticas possuem efeitos similares.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-12T02:33:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174645
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063901
url http://hdl.handle.net/10183/174645
identifier_str_mv 001063901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174645/1/001063901.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174645/2/001063901.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174645/3/001063901.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ba8e6e2b6f620fd3646f1f8037b9882
6832e26f54c48fd9f664e497a45c9858
497abaf4039c01d1303d75545a185b28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224546723823616