A abordagem das emoções em contexto de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amante, Ana Catarina Oliveira da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34890
Resumo: O presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, em articulação com a Unidade Curricular de Seminário e Orientação Educacional, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Departamento de Educação e Psicologia, na Universidade de Aveiro. O trabalho tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da Educação Emocional no contexto de Educação de Infância. Para tal, realizou-se um enquadramento teórico e político-legal que permitiu compreender melhor a evolução dos conceitos considerados nucleares e analisar os documentos políticos enquadradores da temática. Posteriormente, foi realizado um estudo exploratório, com a participação das Educadoras de Infância no contexto da Prática Pedagógica, para tomar conhecimento das suas perceções sobre o tema e estratégias de exploração pedagógica. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção, onde são identificadas as atividades promotoras de uma ação pedagógica focada no desenvolvimento da Educação Emocional.
id RCAP_b4f25d0bf74b048cdde61f513fc21ea1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem das emoções em contexto de educação de infânciaEducação de infânciaEducação emocionalInteligência emocionalO presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, em articulação com a Unidade Curricular de Seminário e Orientação Educacional, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Departamento de Educação e Psicologia, na Universidade de Aveiro. O trabalho tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da Educação Emocional no contexto de Educação de Infância. Para tal, realizou-se um enquadramento teórico e político-legal que permitiu compreender melhor a evolução dos conceitos considerados nucleares e analisar os documentos políticos enquadradores da temática. Posteriormente, foi realizado um estudo exploratório, com a participação das Educadoras de Infância no contexto da Prática Pedagógica, para tomar conhecimento das suas perceções sobre o tema e estratégias de exploração pedagógica. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção, onde são identificadas as atividades promotoras de uma ação pedagógica focada no desenvolvimento da Educação Emocional.This Internship Report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Pedagogical Practice, in conjunction with the Curricular Unit of Seminar and Educational Guidance, integrated in the Master in Pre-School Education and 1ˢᵗ Cycle of Basic Education, in the Department of Education and Psychology at the University of Aveiro. The main objective of this work is to promote the development of Emotional Education in the context of Early Childhood Education. To this end, at theoretical and political-legal framework was carried out that allowed a better understanding of the evolution of the concepts considered to be core and the analysis of the political documents that frame the theme. Subsequently, an exploratory study was carried out, with the participation of Early Childhood Educators in the context of Pedagogical Practice, to learn about their perceptions on the subject and strategies of pedagogical exploration. Finally, the Intervention Project, where the activities that promote a pedagogical action focused on the development of Emotional Education are identified.2022-10-07T10:01:22Z2022-07-29T00:00:00Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34890porAmante, Ana Catarina Oliveira da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:09Zoai:ria.ua.pt:10773/34890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:00.326059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
title A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
spellingShingle A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
Amante, Ana Catarina Oliveira da Cruz
Educação de infância
Educação emocional
Inteligência emocional
title_short A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
title_full A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
title_fullStr A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
title_full_unstemmed A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
title_sort A abordagem das emoções em contexto de educação de infância
author Amante, Ana Catarina Oliveira da Cruz
author_facet Amante, Ana Catarina Oliveira da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amante, Ana Catarina Oliveira da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Educação emocional
Inteligência emocional
topic Educação de infância
Educação emocional
Inteligência emocional
description O presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, em articulação com a Unidade Curricular de Seminário e Orientação Educacional, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Departamento de Educação e Psicologia, na Universidade de Aveiro. O trabalho tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da Educação Emocional no contexto de Educação de Infância. Para tal, realizou-se um enquadramento teórico e político-legal que permitiu compreender melhor a evolução dos conceitos considerados nucleares e analisar os documentos políticos enquadradores da temática. Posteriormente, foi realizado um estudo exploratório, com a participação das Educadoras de Infância no contexto da Prática Pedagógica, para tomar conhecimento das suas perceções sobre o tema e estratégias de exploração pedagógica. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção, onde são identificadas as atividades promotoras de uma ação pedagógica focada no desenvolvimento da Educação Emocional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07T10:01:22Z
2022-07-29T00:00:00Z
2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34890
url http://hdl.handle.net/10773/34890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137715017482240