Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Bruno F.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ester, Torres, Chumbo, Isabel, Gonçalves, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13108
Resumo: Os Massive Open Online Courses (MOOC) consistem em cursos online abertos e, normalmente gratuitos, que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de educação, normalmente informal, foi o principal repto para propor uma oficina de formação, totalmente online. Com esta formação pretendeu-se fornecer as competências necessárias para que professores se sentissem capacitados para criar e distribuir os seus próprios MOOC. No presente trabalho recorre-se à metodologia de estudo de caso e procura-se inicialmente apresentar, através de pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura relativamente aos MOOC. Posteriormente, com base nos dados obtidos pela observação participante e inquérito por questionário, evidenciam-se os principais resultados da oficina de formação online “MOOC: uma tecnologia educativa de futuro.
id RCAP_b4f28056c6e5440b3d54d4a61b3ed8d6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de casoFormação contínua de professoresMOOCOficina de FormaçãoOnlineOs Massive Open Online Courses (MOOC) consistem em cursos online abertos e, normalmente gratuitos, que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de educação, normalmente informal, foi o principal repto para propor uma oficina de formação, totalmente online. Com esta formação pretendeu-se fornecer as competências necessárias para que professores se sentissem capacitados para criar e distribuir os seus próprios MOOC. No presente trabalho recorre-se à metodologia de estudo de caso e procura-se inicialmente apresentar, através de pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura relativamente aos MOOC. Posteriormente, com base nos dados obtidos pela observação participante e inquérito por questionário, evidenciam-se os principais resultados da oficina de formação online “MOOC: uma tecnologia educativa de futuro.Universidade do MinhoBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Bruno F.Ester, TorresChumbo, IsabelGonçalves, Vitor2016-07-27T12:54:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13108porGonçalves, Bruno; Torres, Esther; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor (2015). Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso. Revista Onis Ciência. ISSN 2182-598X. 5:3, p. 5-212182-598Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:13.722677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
title Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
spellingShingle Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
Gonçalves, Bruno F.
Formação contínua de professores
MOOC
Oficina de Formação
Online
title_short Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
title_full Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
title_fullStr Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
title_full_unstemmed Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
title_sort Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
author Gonçalves, Bruno F.
author_facet Gonçalves, Bruno F.
Ester, Torres
Chumbo, Isabel
Gonçalves, Vitor
author_role author
author2 Ester, Torres
Chumbo, Isabel
Gonçalves, Vitor
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Bruno F.
Ester, Torres
Chumbo, Isabel
Gonçalves, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
MOOC
Oficina de Formação
Online
topic Formação contínua de professores
MOOC
Oficina de Formação
Online
description Os Massive Open Online Courses (MOOC) consistem em cursos online abertos e, normalmente gratuitos, que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de educação, normalmente informal, foi o principal repto para propor uma oficina de formação, totalmente online. Com esta formação pretendeu-se fornecer as competências necessárias para que professores se sentissem capacitados para criar e distribuir os seus próprios MOOC. No presente trabalho recorre-se à metodologia de estudo de caso e procura-se inicialmente apresentar, através de pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura relativamente aos MOOC. Posteriormente, com base nos dados obtidos pela observação participante e inquérito por questionário, evidenciam-se os principais resultados da oficina de formação online “MOOC: uma tecnologia educativa de futuro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-07-27T12:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13108
url http://hdl.handle.net/10198/13108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Bruno; Torres, Esther; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor (2015). Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso. Revista Onis Ciência. ISSN 2182-598X. 5:3, p. 5-21
2182-598X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135274485153792