Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13108 |
Resumo: | Os Massive Open Online Courses (MOOC) consistem em cursos online abertos e, normalmente gratuitos, que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de educação, normalmente informal, foi o principal repto para propor uma oficina de formação, totalmente online. Com esta formação pretendeu-se fornecer as competências necessárias para que professores se sentissem capacitados para criar e distribuir os seus próprios MOOC. No presente trabalho recorre-se à metodologia de estudo de caso e procura-se inicialmente apresentar, através de pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura relativamente aos MOOC. Posteriormente, com base nos dados obtidos pela observação participante e inquérito por questionário, evidenciam-se os principais resultados da oficina de formação online “MOOC: uma tecnologia educativa de futuro. |
id |
RCAP_b4f28056c6e5440b3d54d4a61b3ed8d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de casoFormação contínua de professoresMOOCOficina de FormaçãoOnlineOs Massive Open Online Courses (MOOC) consistem em cursos online abertos e, normalmente gratuitos, que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de educação, normalmente informal, foi o principal repto para propor uma oficina de formação, totalmente online. Com esta formação pretendeu-se fornecer as competências necessárias para que professores se sentissem capacitados para criar e distribuir os seus próprios MOOC. No presente trabalho recorre-se à metodologia de estudo de caso e procura-se inicialmente apresentar, através de pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura relativamente aos MOOC. Posteriormente, com base nos dados obtidos pela observação participante e inquérito por questionário, evidenciam-se os principais resultados da oficina de formação online “MOOC: uma tecnologia educativa de futuro.Universidade do MinhoBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Bruno F.Ester, TorresChumbo, IsabelGonçalves, Vitor2016-07-27T12:54:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13108porGonçalves, Bruno; Torres, Esther; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor (2015). Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso. Revista Onis Ciência. ISSN 2182-598X. 5:3, p. 5-212182-598Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:30:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:13.722677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
title |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
spellingShingle |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso Gonçalves, Bruno F. Formação contínua de professores MOOC Oficina de Formação Online |
title_short |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
title_full |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
title_fullStr |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
title_sort |
Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso |
author |
Gonçalves, Bruno F. |
author_facet |
Gonçalves, Bruno F. Ester, Torres Chumbo, Isabel Gonçalves, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Ester, Torres Chumbo, Isabel Gonçalves, Vitor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Bruno F. Ester, Torres Chumbo, Isabel Gonçalves, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua de professores MOOC Oficina de Formação Online |
topic |
Formação contínua de professores MOOC Oficina de Formação Online |
description |
Os Massive Open Online Courses (MOOC) consistem em cursos online abertos e, normalmente gratuitos, que permitem a inscrição de um elevado número de participantes. A adesão a esta modalidade de educação, normalmente informal, foi o principal repto para propor uma oficina de formação, totalmente online. Com esta formação pretendeu-se fornecer as competências necessárias para que professores se sentissem capacitados para criar e distribuir os seus próprios MOOC. No presente trabalho recorre-se à metodologia de estudo de caso e procura-se inicialmente apresentar, através de pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura relativamente aos MOOC. Posteriormente, com base nos dados obtidos pela observação participante e inquérito por questionário, evidenciam-se os principais resultados da oficina de formação online “MOOC: uma tecnologia educativa de futuro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-07-27T12:54:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13108 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Bruno; Torres, Esther; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor (2015). Massive open online courses (mooc) na formação contínua de professores: um estudo de caso. Revista Onis Ciência. ISSN 2182-598X. 5:3, p. 5-21 2182-598X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135274485153792 |