Brincadeiras e jogos na escola durante a infância : uma aprendizagem para a vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5106 |
Resumo: | Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 16 abril de 2019, Universidade dos Açores. |
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Brincadeiras e jogos na escola durante a infância : uma aprendizagem para a vidaCriançaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)InfânciaJogoPrática PedagógicaLearningPedagogical PracticesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 16 abril de 2019, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como propósito relatar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II. Partindo do pressuposto que a atividade lúdica é um veículo de excelência para a aprendizagem do ser humano, realçamos ao longo deste trabalho o tema “Brincadeiras e Jogos na Escola durante a Infância: Uma Aprendizagem para a Vida”. Assim, durante as nossas práticas decidimos recorrer à atividade lúdica em diferentes áreas e conteúdos curriculares, de forma a potenciar uma aprendizagem prazerosa, em que as crianças fossem ativamente envolvidas. Estas práticas constituíram momentos fundamentais na nossa formação inicial, pois só confrontando a teoria com a prática é possível ter uma maior consciência das nossas potencialidades e fragilidades face ao desenvolvimento da profissão de educador/professor, possibilitando sempre uma melhoria das práticas educativas. Durante a reflexão das atividades desenvolvidas em ambos contextos de estágio, verificámos que, de facto, as brincadeiras e jogos representam um meio de excelência para a aprendizagem. Deste modo, e a fim de aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre esta temática, confrontámos as nossas observações da prática com literatura da especialidade e testemunhos de profissionais, obtidos através de um estudo empírico efetuado através da aplicação de um inquérito por questionário on-line, de modo a conhecer as conceções e práticas de Educadores de Infância/Professores do 1.º Ciclo, em diferentes etapas profissionais, em relação à importância das brincadeiras e jogos na aprendizagem das crianças. Por conseguinte, neste estudo descritivo e comparativo, realizado com uma amostra de 95 indivíduos, determinámos que a maioria dos inquiridos concorda com as ideias defendidas desde o início deste estágio, ou seja, através das brincadeiras e jogos as crianças têm a possibilidade de alcançar aprendizagens que serão essenciais ao longo das suas vidas, alcançando assim um maior equilíbrio pessoal e social.ABSTRACT: The present Report of Internship, developed within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to report the pedagogical practices developed in the curricular units of Pedagogical Internship I and II. Starting from the assumption that play activity is a vehicle of excellence for the learning of the human being, we highlight throughout this work the theme “Play and Games in School during Childhood: An Apprenticeship for Life”. Thereby, during our practices we decided to resort to play activity in different areas and curricular contents, in order to foster a pleasurable learning in which the children were actively involved. These practices constituted fundamental moments in our initial formation, because only by confronting theory with practice we become more aware of our potentialities and fragilities in the development of the profession of educator / teacher, always allowing an improvement of educational practices. During the reflection of the activities developed in both internship contexts, we found that, in fact, the play and games represent an excellence mean for learning. Therefore, and in order to deepen our knowledge on this subject, we have confronted our observations of the practice with literature of the speciality and testimonies of professionals, obtained through an empirical study carried out through the application of an online questionnaire survey, in order to know the concepts and practices of Early Childhood Educators/Teachers of the 1st Cycle, in different professional stages, regarding the importance of play and games in children's learning. Thus, in this descriptive and comparative study, carried out with a sample of 95 individuals, we determined that the majority of respondents agreed with the ideas defended from the beginning of this stage, that is, through play and games that children have the possibility to achieve apprenticeships which will be essential throughout their lives, achieving a greater personal and social balance.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresFaria, Marisa Botelho2019-06-14T10:20:43Z2019-04-162019-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5106202243133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:23.382192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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