O jogo como mediador de aprendizagens no contexto do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43615
Resumo: O presente relatório tem como temática O jogo como mediador de aprendizagens: perceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O uso de práticas pedagógicas lúdicas como instrumentos de motivação e cooperação são há muito tempo estudados por psicólogos e pedagogos como estimuladores de aprendizagens, levando a um maior interesse por parte dos alunos e a um melhor aproveitamento nos conteúdos abordados. O estudo foi realizado através de um questionário aplicado a professores portugueses a lecionar turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de compreender quais são as perceções dos docentes sobre o uso de jogos dentro das salas de aula e de que forma é que estes implementam este recurso lúdico na sua prática pedagógica. Neste sentido, foram analisadas as possíveis potencialidades, capacidades e fragilidades que o uso dos jogos dentro das salas de aula podem propiciar no processo de ensino- aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como examinada a importância deste tipo de recurso para a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam que o uso do jogo dentro das salas de aula tem múltiplos benefícios e potencialidades para o processo de ensino- aprendizagem e para o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dado que o seu uso vai de encontro às necessidades dos alunos de poderem aprender através da socialização e cooperação. Os resultados mostram, ainda, que o jogo é uma prática pedagógica que motiva os alunos a querer aprender e aumenta a sua autoestima ao atingir os objetivos pedidos. Os jogos que os docentes mais assumiram utilizar nas suas aulas foram os jogos matemáticos facilitando a aprendizagem dos alunos na aquisição de conteúdos mais abstratos através do concreto. Por fim, este estudo propõe reformas e alterações nos currículos do Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, incentivando mais ao uso de jogos dentro das salas de aula como mediador de um processo de ensino- aprendizagem mais efetivo.
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