Cooperando com todos e com cada um
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12834 |
Resumo: | O presente relatório surge como um documento base reflexivo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Na redação deste documento a mestranda procura apresentar e refletir sobre as suas ações em contexto e respetivas justificativas. Nessas (ações) apostou, em cada uma das regências, num ensino diversificado tendo em conta o público-alvo. Em concordância, as diretrizes basilares neste período passaram por promover aprendizagens contextualizadas e significativas, nas quais os estudantes adotaram uma postura ativa na realização das tarefas. Este documento espelha, ainda, o papel positivo da inovação no ensino através da apresentação de um projeto investigativo com foco numa nova estratégia de resolução de problemas – modeling bar- baseado no método de ensino da Matemática em Singapura. A Prática de Ensino Supervisionada contribuiu, assim, para o desenvolvimento da mestranda enquanto futura docente influenciada pelas necessidades, conhecimentos e interesses dos estudantes, que contribuíram de forma significativa para a atribuição do título Cooperar com todos e com cada um. |
id |
RCAP_b50961c3ca296f352db7b5386aff541a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12834 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cooperando com todos e com cada umPrática de ensino supervisionadaDiferenciação pedagógicaAprendizagens significativas e contextualizadasInovaçãoDesenvolvimentoSupervised teaching practicePedagogical differentiationSignificant and contextualized learningInnovationDevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge como um documento base reflexivo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Na redação deste documento a mestranda procura apresentar e refletir sobre as suas ações em contexto e respetivas justificativas. Nessas (ações) apostou, em cada uma das regências, num ensino diversificado tendo em conta o público-alvo. Em concordância, as diretrizes basilares neste período passaram por promover aprendizagens contextualizadas e significativas, nas quais os estudantes adotaram uma postura ativa na realização das tarefas. Este documento espelha, ainda, o papel positivo da inovação no ensino através da apresentação de um projeto investigativo com foco numa nova estratégia de resolução de problemas – modeling bar- baseado no método de ensino da Matemática em Singapura. A Prática de Ensino Supervisionada contribuiu, assim, para o desenvolvimento da mestranda enquanto futura docente influenciada pelas necessidades, conhecimentos e interesses dos estudantes, que contribuíram de forma significativa para a atribuição do título Cooperar com todos e com cada um.This report appears as a reflective document developed for the subject of Supervised Teaching Practice which belongs to the study plan of the Master’s in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the writing of this document the master student looked to present and reflect on the actions in context and their justifications. In these (actions) bet, in a diversified education taking into account the target audience. In agreement, the basic guidelines in this period were to promote contextualized and meaningful learning, in which the students adopted an active posture in the accomplishment of the tasks. This paper also discusses the positive role of innovation in teaching through the presentation of an investigative project focused on a new problem solving strategy - modeling bar - based on the teaching Singapore method of Mathematics. The Supervised Teaching Practice contributed to the development of the master's degree as a future teacher influenced by the needs, knowledge and interests of the students, who contributed significantly to the attribution of the title Cooperate with everyone and with each oneInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Luísa Andreia Rodrigues2019-02-07T11:24:15Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12834TID:202165582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:06.928652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperando com todos e com cada um |
title |
Cooperando com todos e com cada um |
spellingShingle |
Cooperando com todos e com cada um Silva, Luísa Andreia Rodrigues Prática de ensino supervisionada Diferenciação pedagógica Aprendizagens significativas e contextualizadas Inovação Desenvolvimento Supervised teaching practice Pedagogical differentiation Significant and contextualized learning Innovation Development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Cooperando com todos e com cada um |
title_full |
Cooperando com todos e com cada um |
title_fullStr |
Cooperando com todos e com cada um |
title_full_unstemmed |
Cooperando com todos e com cada um |
title_sort |
Cooperando com todos e com cada um |
author |
Silva, Luísa Andreia Rodrigues |
author_facet |
Silva, Luísa Andreia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Dárida Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luísa Andreia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Diferenciação pedagógica Aprendizagens significativas e contextualizadas Inovação Desenvolvimento Supervised teaching practice Pedagogical differentiation Significant and contextualized learning Innovation Development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Diferenciação pedagógica Aprendizagens significativas e contextualizadas Inovação Desenvolvimento Supervised teaching practice Pedagogical differentiation Significant and contextualized learning Innovation Development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge como um documento base reflexivo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Na redação deste documento a mestranda procura apresentar e refletir sobre as suas ações em contexto e respetivas justificativas. Nessas (ações) apostou, em cada uma das regências, num ensino diversificado tendo em conta o público-alvo. Em concordância, as diretrizes basilares neste período passaram por promover aprendizagens contextualizadas e significativas, nas quais os estudantes adotaram uma postura ativa na realização das tarefas. Este documento espelha, ainda, o papel positivo da inovação no ensino através da apresentação de um projeto investigativo com foco numa nova estratégia de resolução de problemas – modeling bar- baseado no método de ensino da Matemática em Singapura. A Prática de Ensino Supervisionada contribuiu, assim, para o desenvolvimento da mestranda enquanto futura docente influenciada pelas necessidades, conhecimentos e interesses dos estudantes, que contribuíram de forma significativa para a atribuição do título Cooperar com todos e com cada um. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-07T11:24:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12834 TID:202165582 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12834 |
identifier_str_mv |
TID:202165582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131423907512320 |