Jovens sobredotadas e talentosas: singularidades na definição de carreira?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana P.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2968
Resumo: Ao estudarmos a problemática da sobredotação e dos talentos verificamos que o reconhecimento das jovens sobredotadas e talentosas, bem como o desenvolvimento da sua carreira constituem tópicos que devem ser aprofundados dada a especificidade deste grupo de alunas. Ao longo deste trabalho apresentamos uma revisão da literatura e descrevemos os dados de um estudo exploratório realizado com um grupo de 14 alunos (sete rapazes e sete raparigas), os quais participaram num programa de orientação vocacional ao frequentarem o 9º ano de escolaridade, apresentando uma idade média de 14,6 anos e avaliados num estudo anterior como alunos mais capazes. Analisamos os dados face às expectativas profissionais e opções de prosseguimento de estudos, verificando-se alguma diferenciação entre os rapazes e as raparigas. Terminamos com algumas considerações sobre estudos futuros e práticas educativas que promovam o desenvolvimento integral destas jovens para que possam converter-se em mulheres realizadas.
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