Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Emanuel Freitas da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93677
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b51cdf919a231bdaeaba400d7a11a758
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di BolognaProgramming in a Jewish Context: The case of Museo Ebraico di Bolognamuseusprogramaçãoserviço educativomuseu judaicoBolonhamuseumsprogrammingeducational servicejewish museumBolognaRelatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de LetrasO presente trabalho "Programar em contexto judaico: O caso do Museo Ebraico di Bologna" resulta de um estágio realizado no Museo Ebraico di Bologna (MEB), Itália, no período compreendido entre outubro de 2018 e junho de 2019. O período em questão foi significativo por duas razões: em 2018 assinalou-se os 80 anos da promulgação das leis raciais impostas pelo regime fascista liderado por Benito Mussolini e comemorou-se o vigésimo aniversário da instituição de acolhimento. Nesse sentido, abordam-se dois eventos aos quais o museu se tem associado nos últimos tempos: o Dia Europeu da Cultura Judaica e o Dia da Memória. Tratam-se de mais dois eventos programáticos que o museu desenvolveu nas suas instalações durante o período: a Festa Internazionale della Storia, organizado pela Università di Bologna e a exposição Unforgettable Childhood / L'Infanzia Indimenticabile, curada por Ermano Tedeschi . Paralelamente, refere-se o programa didático do serviço educativo do museu, requerido sobretudo pela comunidade escolar, em especial os percursos desenvolvidos no interior do museu e das ruas do antigo gueto judaico. Verifica-se que existe também uma maior tendência por parte das escolas em escolher o tema da Shoah. Finaliza-se com um balanço ao período de estágio. Através das observações recolhidas, verifica-se que o museu apresenta algumas limitações em vários pontos tais como a acessibilidade e diversificação programática que deveriam constituir uma prioridade a curto prazo, tendo como objetivo final aumentar a sua qualidade.Palavras-chaves: Programação; Museus; Museu Judaico; Serviço Educativo; Bolonha.This present work "Programming in a jewish context: the case of Museo Ebraico di Bologna" results of an internship at the Museo Ebraico di Bologna (MEB), Italy, held between October 2018 and June 2019. This period was especially relevant mainly for two reasons: 2018 marks 80 years of the enactment of racial laws imposed by the fascist leader Benito Mussolini; and the organization’s twentieth anniversary. On this note, two events in which the museum has been associated with were hold: the European Day of the Jewish Culture and the Day of Remembrance. There are also two more events that the museum held at their premises during this period: Festa Internazionale della Storia, organized by the Università di Bologna and the exhibition Unforgettable Childhood / L'Infanzia Indimenticabile, curated by Ermano Tedeschi. At the same time, it refers to the didactic program of the museum’s educational service, required by the school community, especially the paths developed inside the museum and the streets of the old Jewish ghetto. It’s noticeable that there is a great tendency for schools to choose the theme Shoah. It ends with a balance related to the internship period. From the observations collected, it appears that the museum has some limitations on various points such as accessibility and programmatic diversification that should be a short-term priority, with the ultimate goal of increasing its qualityKeywords: Programming; Museums; Jewish Museum; Educational Service; Bologna.Outro - Programa Erasmus+2020-02-142026-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93677http://hdl.handle.net/10316/93677TID:202490769porSilva, Fernando Emanuel Freitas dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:59:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:35.698322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
Programming in a Jewish Context: The case of Museo Ebraico di Bologna
title Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
spellingShingle Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
Silva, Fernando Emanuel Freitas da
museus
programação
serviço educativo
museu judaico
Bolonha
museums
programming
educational service
jewish museum
Bologna
title_short Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
title_full Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
title_fullStr Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
title_full_unstemmed Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
title_sort Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
author Silva, Fernando Emanuel Freitas da
author_facet Silva, Fernando Emanuel Freitas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Emanuel Freitas da
dc.subject.por.fl_str_mv museus
programação
serviço educativo
museu judaico
Bolonha
museums
programming
educational service
jewish museum
Bologna
topic museus
programação
serviço educativo
museu judaico
Bolonha
museums
programming
educational service
jewish museum
Bologna
description Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-14
2026-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93677
http://hdl.handle.net/10316/93677
TID:202490769
url http://hdl.handle.net/10316/93677
identifier_str_mv TID:202490769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021346656256