Comportamento anti-social infantil e seu impacto para a competência social
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200003 |
Resumo: | O termo anti-social (ou transtorno dissocial, segundo o DSM-IV) se refere ao comportamento que infringe regras sociais ou que seja uma ação contra os demais. O indivíduo que assim se comporta é percebido como socialmente incompetente, à medida que utiliza mecanismos inadequados de interação e de solução de problemas. As práticas educativas ineficientes dos pais são vistas como determinantes desse problema de comportamento infantil. O presente trabalho visa descrever um Programa de Intervenção Grupal para Pais que consta de sessões de orientação parental e desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Os principais componentes são: identificar, descrever e reforçar comportamento infantil adequado; analisar funcionalmente comportamento infantil e parental; aplicar procedimentos de solução de problemas. O Programa se mostrou adequado em produzir mudanças comportamentais positivas em 70% das famílias submetidas à intervenção e manutenção da melhora nos seguimentos de 3 e 9 meses. |
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O termo anti-social (ou transtorno dissocial, segundo o DSM-IV) se refere ao comportamento que infringe regras sociais ou que seja uma ação contra os demais. O indivíduo que assim se comporta é percebido como socialmente incompetente, à medida que utiliza mecanismos inadequados de interação e de solução de problemas. As práticas educativas ineficientes dos pais são vistas como determinantes desse problema de comportamento infantil. O presente trabalho visa descrever um Programa de Intervenção Grupal para Pais que consta de sessões de orientação parental e desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Os principais componentes são: identificar, descrever e reforçar comportamento infantil adequado; analisar funcionalmente comportamento infantil e parental; aplicar procedimentos de solução de problemas. O Programa se mostrou adequado em produzir mudanças comportamentais positivas em 70% das famílias submetidas à intervenção e manutenção da melhora nos seguimentos de 3 e 9 meses. |
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