Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25028 |
Resumo: | Considerando que o desafio estratégico que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ao implementar a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação não deve negligenciar aspetos relacionados com as atitudes dos docentes e estudantes, apresentamos neste artigo um projeto de investigação que pretende analisar como a perceção de usabilidade pedagógica dos sistemas de gestão da aprendizagem influencia a adoção destes sistemas pelos docentes. Nesta investigação recorre-se ao método de Delphi combinado com a técnica Q-Sort, para identificação de fatores que um conjunto de peritos considerem determinantes para o sucesso da adoção da tecnologia. Procura-se assim contribuir com um modelo segundo o qual seja possível predizer a intenção comportamental dos docentes, favorecendo assim a identificação de linhas de ação para uma adoção bem sucedida. |
id |
RCAP_b52977dec6901cb346d36af758989586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/25028 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superiorE-learningEnsino superiorUsabilidade pedagógicaConsiderando que o desafio estratégico que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ao implementar a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação não deve negligenciar aspetos relacionados com as atitudes dos docentes e estudantes, apresentamos neste artigo um projeto de investigação que pretende analisar como a perceção de usabilidade pedagógica dos sistemas de gestão da aprendizagem influencia a adoção destes sistemas pelos docentes. Nesta investigação recorre-se ao método de Delphi combinado com a técnica Q-Sort, para identificação de fatores que um conjunto de peritos considerem determinantes para o sucesso da adoção da tecnologia. Procura-se assim contribuir com um modelo segundo o qual seja possível predizer a intenção comportamental dos docentes, favorecendo assim a identificação de linhas de ação para uma adoção bem sucedida.Universidade do MinhoRepositório da Universidade de LisboaBatista, SofiaPedro, N.2016-11-10T16:54:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25028porBatista, S., & Pedro, N. (2015). Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior. In Gomes, M. J., Osório, A. J., & Valente, L. (org.), Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015 - Meio Século (pp. 549-555). Braga: Universidade do Minho.978-989-97374-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:42.928219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
title |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
spellingShingle |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior Batista, Sofia E-learning Ensino superior Usabilidade pedagógica |
title_short |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
title_full |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
title_fullStr |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
title_sort |
Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior |
author |
Batista, Sofia |
author_facet |
Batista, Sofia Pedro, N. |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, N. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Sofia Pedro, N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning Ensino superior Usabilidade pedagógica |
topic |
E-learning Ensino superior Usabilidade pedagógica |
description |
Considerando que o desafio estratégico que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ao implementar a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação não deve negligenciar aspetos relacionados com as atitudes dos docentes e estudantes, apresentamos neste artigo um projeto de investigação que pretende analisar como a perceção de usabilidade pedagógica dos sistemas de gestão da aprendizagem influencia a adoção destes sistemas pelos docentes. Nesta investigação recorre-se ao método de Delphi combinado com a técnica Q-Sort, para identificação de fatores que um conjunto de peritos considerem determinantes para o sucesso da adoção da tecnologia. Procura-se assim contribuir com um modelo segundo o qual seja possível predizer a intenção comportamental dos docentes, favorecendo assim a identificação de linhas de ação para uma adoção bem sucedida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-11-10T16:54:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/25028 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/25028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batista, S., & Pedro, N. (2015). Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior. In Gomes, M. J., Osório, A. J., & Valente, L. (org.), Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015 - Meio Século (pp. 549-555). Braga: Universidade do Minho. 978-989-97374-3-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329007243264 |