Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Sofia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pedro, N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25028
Resumo: Considerando que o desafio estratégico que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ao implementar a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação não deve negligenciar aspetos relacionados com as atitudes dos docentes e estudantes, apresentamos neste artigo um projeto de investigação que pretende analisar como a perceção de usabilidade pedagógica dos sistemas de gestão da aprendizagem influencia a adoção destes sistemas pelos docentes. Nesta investigação recorre-se ao método de Delphi combinado com a técnica Q-Sort, para identificação de fatores que um conjunto de peritos considerem determinantes para o sucesso da adoção da tecnologia. Procura-se assim contribuir com um modelo segundo o qual seja possível predizer a intenção comportamental dos docentes, favorecendo assim a identificação de linhas de ação para uma adoção bem sucedida.
id RCAP_b52977dec6901cb346d36af758989586
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/25028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superiorE-learningEnsino superiorUsabilidade pedagógicaConsiderando que o desafio estratégico que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ao implementar a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação não deve negligenciar aspetos relacionados com as atitudes dos docentes e estudantes, apresentamos neste artigo um projeto de investigação que pretende analisar como a perceção de usabilidade pedagógica dos sistemas de gestão da aprendizagem influencia a adoção destes sistemas pelos docentes. Nesta investigação recorre-se ao método de Delphi combinado com a técnica Q-Sort, para identificação de fatores que um conjunto de peritos considerem determinantes para o sucesso da adoção da tecnologia. Procura-se assim contribuir com um modelo segundo o qual seja possível predizer a intenção comportamental dos docentes, favorecendo assim a identificação de linhas de ação para uma adoção bem sucedida.Universidade do MinhoRepositório da Universidade de LisboaBatista, SofiaPedro, N.2016-11-10T16:54:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25028porBatista, S., & Pedro, N. (2015). Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior. In Gomes, M. J., Osório, A. J., & Valente, L. (org.), Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015 - Meio Século (pp. 549-555). Braga: Universidade do Minho.978-989-97374-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:42.928219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
title Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
spellingShingle Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
Batista, Sofia
E-learning
Ensino superior
Usabilidade pedagógica
title_short Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
title_full Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
title_fullStr Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
title_full_unstemmed Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
title_sort Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior
author Batista, Sofia
author_facet Batista, Sofia
Pedro, N.
author_role author
author2 Pedro, N.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Sofia
Pedro, N.
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Ensino superior
Usabilidade pedagógica
topic E-learning
Ensino superior
Usabilidade pedagógica
description Considerando que o desafio estratégico que as Instituições de Ensino Superior enfrentam ao implementar a utilização educativa das Tecnologias da Informação e Comunicação não deve negligenciar aspetos relacionados com as atitudes dos docentes e estudantes, apresentamos neste artigo um projeto de investigação que pretende analisar como a perceção de usabilidade pedagógica dos sistemas de gestão da aprendizagem influencia a adoção destes sistemas pelos docentes. Nesta investigação recorre-se ao método de Delphi combinado com a técnica Q-Sort, para identificação de fatores que um conjunto de peritos considerem determinantes para o sucesso da adoção da tecnologia. Procura-se assim contribuir com um modelo segundo o qual seja possível predizer a intenção comportamental dos docentes, favorecendo assim a identificação de linhas de ação para uma adoção bem sucedida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-10T16:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/25028
url http://hdl.handle.net/10451/25028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Batista, S., & Pedro, N. (2015). Um modelo para a adopção do e-learning no ensino superior. In Gomes, M. J., Osório, A. J., & Valente, L. (org.), Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2015 - Meio Século (pp. 549-555). Braga: Universidade do Minho.
978-989-97374-3-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134329007243264