Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848 |
Resumo: | O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica. |
id |
UFRGS-7_3f36a9e1f2a8801574b14b61d5f8a7b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/21848 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-LearningE-learningUsabilidade TécnicaUsabilidade PedagógicaDesempenho de AlunosInteração Homem-ComputadorUsabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learningO objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação da Usabilidade; Critérios para E-learningapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2184810.22456/1982-1654.21848Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848/13984Reitz, Doris SimoneDe Lima, José ValdeniAxt, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/21848Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
title |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
spellingShingle |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning Reitz, Doris Simone E-learning Usabilidade Técnica Usabilidade Pedagógica Desempenho de Alunos Interação Homem-Computador Usabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learning |
title_short |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
title_full |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
title_fullStr |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
title_full_unstemmed |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
title_sort |
Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning |
author |
Reitz, Doris Simone |
author_facet |
Reitz, Doris Simone De Lima, José Valdeni Axt, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
De Lima, José Valdeni Axt, Margarete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reitz, Doris Simone De Lima, José Valdeni Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning Usabilidade Técnica Usabilidade Pedagógica Desempenho de Alunos Interação Homem-Computador Usabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learning |
topic |
E-learning Usabilidade Técnica Usabilidade Pedagógica Desempenho de Alunos Interação Homem-Computador Usabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learning |
description |
O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação da Usabilidade; Critérios para E-learning |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848 10.22456/1982-1654.21848 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.21848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848/13984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182596706304 |