Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reitz, Doris Simone
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: De Lima, José Valdeni, Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848
Resumo: O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.
id UFRGS-7_3f36a9e1f2a8801574b14b61d5f8a7b6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21848
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-LearningE-learningUsabilidade TécnicaUsabilidade PedagógicaDesempenho de AlunosInteração Homem-ComputadorUsabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learningO objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação da Usabilidade; Critérios para E-learningapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2184810.22456/1982-1654.21848Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848/13984Reitz, Doris SimoneDe Lima, José ValdeniAxt, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/21848Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
title Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
spellingShingle Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
Reitz, Doris Simone
E-learning
Usabilidade Técnica
Usabilidade Pedagógica
Desempenho de Alunos
Interação Homem-Computador
Usabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learning
title_short Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
title_full Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
title_fullStr Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
title_full_unstemmed Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
title_sort Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning
author Reitz, Doris Simone
author_facet Reitz, Doris Simone
De Lima, José Valdeni
Axt, Margarete
author_role author
author2 De Lima, José Valdeni
Axt, Margarete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reitz, Doris Simone
De Lima, José Valdeni
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Usabilidade Técnica
Usabilidade Pedagógica
Desempenho de Alunos
Interação Homem-Computador
Usabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learning
topic E-learning
Usabilidade Técnica
Usabilidade Pedagógica
Desempenho de Alunos
Interação Homem-Computador
Usabilidade Técnica e Pedagpogica e Desempenho de Alunos em E-learning
description O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação da Usabilidade; Critérios para E-learning
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848
10.22456/1982-1654.21848
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.21848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848/13984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects
Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182596706304