Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Higa,Elza de Fátima Ribeiro, Marin,Maria José Sanches, Lazarini,Carlos Alberto, Lemes,Monike Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200051
Resumo: Resumo: Introdução: A educação pode ser considerada um caminho para mudar o mundo. Para isso, busca proporcionar, de forma eficaz, cada vez mais conhecimentos que são as bases para o desenvolvimento integral humano. Neste tocante, a formação continuada de docentes figura como importante aspecto na busca por mudanças significativas no cenário educacional, considerando as especificidades de cada cenário de sua atuação. As metodologias ativas no ensino superior têm despontado como uma estratégia inovadora e ao mesmo tempo desafiadora. Para tanto, faz-se necessário que o docente inserido nesse cenário esteja em constante aprendizado. Objetivo: Compreender a visão dos docentes do ensino superior em saúde sobre a continuidade do processo de aprendizagem. Método: Pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais, realizada em uma Faculdade do interior paulista, com quarenta docentes dos cursos de medicina e enfermagem, inseridos em unidades educacionais distintas. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas gravadas, com uma questão norteadora que buscou compreender a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem no âmbito das metodologias ativas. Resultados: Segundo a percepção dos docentes entrevistados, a continuidade do processo de aprendizagem é fundamental, essencial e oportuna, proporcionando condições de estarem sempre atualizados frente às inovações da atualidade. Indicaram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação a principal forma de continuar aprendendo Conclusões: Nota-se que a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem consiste em mecanismos de atualização. Reitera-se a necessidade de as instituições de ensino superior ofertarem condições para que ocorra a continuidade do processo de atividade docente.
id RCAP_b530817d40e5d42ffb75b4f6765f5e2b
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702021000200051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de AprendizagemSaúdeFormação de ProfessoresEducação Permanente.Resumo: Introdução: A educação pode ser considerada um caminho para mudar o mundo. Para isso, busca proporcionar, de forma eficaz, cada vez mais conhecimentos que são as bases para o desenvolvimento integral humano. Neste tocante, a formação continuada de docentes figura como importante aspecto na busca por mudanças significativas no cenário educacional, considerando as especificidades de cada cenário de sua atuação. As metodologias ativas no ensino superior têm despontado como uma estratégia inovadora e ao mesmo tempo desafiadora. Para tanto, faz-se necessário que o docente inserido nesse cenário esteja em constante aprendizado. Objetivo: Compreender a visão dos docentes do ensino superior em saúde sobre a continuidade do processo de aprendizagem. Método: Pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais, realizada em uma Faculdade do interior paulista, com quarenta docentes dos cursos de medicina e enfermagem, inseridos em unidades educacionais distintas. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas gravadas, com uma questão norteadora que buscou compreender a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem no âmbito das metodologias ativas. Resultados: Segundo a percepção dos docentes entrevistados, a continuidade do processo de aprendizagem é fundamental, essencial e oportuna, proporcionando condições de estarem sempre atualizados frente às inovações da atualidade. Indicaram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação a principal forma de continuar aprendendo Conclusões: Nota-se que a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem consiste em mecanismos de atualização. Reitera-se a necessidade de as instituições de ensino superior ofertarem condições para que ocorra a continuidade do processo de atividade docente.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200051New Trends in Qualitative Research v.7 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200051Medeiros,Rodolfo de OliveiraHiga,Elza de Fátima RibeiroMarin,Maria José SanchesLazarini,Carlos AlbertoLemes,Monike Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:03Zoai:scielo:S2184-77702021000200051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:31.668054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
title Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
spellingShingle Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Saúde
Formação de Professores
Educação Permanente.
title_short Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
title_full Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
title_fullStr Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
title_full_unstemmed Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
title_sort Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
author Medeiros,Rodolfo de Oliveira
author_facet Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Marin,Maria José Sanches
Lazarini,Carlos Alberto
Lemes,Monike Alves
author_role author
author2 Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Marin,Maria José Sanches
Lazarini,Carlos Alberto
Lemes,Monike Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Marin,Maria José Sanches
Lazarini,Carlos Alberto
Lemes,Monike Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Formação de Professores
Educação Permanente.
topic Saúde
Formação de Professores
Educação Permanente.
description Resumo: Introdução: A educação pode ser considerada um caminho para mudar o mundo. Para isso, busca proporcionar, de forma eficaz, cada vez mais conhecimentos que são as bases para o desenvolvimento integral humano. Neste tocante, a formação continuada de docentes figura como importante aspecto na busca por mudanças significativas no cenário educacional, considerando as especificidades de cada cenário de sua atuação. As metodologias ativas no ensino superior têm despontado como uma estratégia inovadora e ao mesmo tempo desafiadora. Para tanto, faz-se necessário que o docente inserido nesse cenário esteja em constante aprendizado. Objetivo: Compreender a visão dos docentes do ensino superior em saúde sobre a continuidade do processo de aprendizagem. Método: Pesquisa qualitativa fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais, realizada em uma Faculdade do interior paulista, com quarenta docentes dos cursos de medicina e enfermagem, inseridos em unidades educacionais distintas. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas gravadas, com uma questão norteadora que buscou compreender a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem no âmbito das metodologias ativas. Resultados: Segundo a percepção dos docentes entrevistados, a continuidade do processo de aprendizagem é fundamental, essencial e oportuna, proporcionando condições de estarem sempre atualizados frente às inovações da atualidade. Indicaram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação a principal forma de continuar aprendendo Conclusões: Nota-se que a percepção docente acerca da continuidade do processo de aprendizagem consiste em mecanismos de atualização. Reitera-se a necessidade de as instituições de ensino superior ofertarem condições para que ocorra a continuidade do processo de atividade docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200051
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.7 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137409110114304