Contributo dos sistemas de informação geográfica para a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Rodoviária – o caso da sinalização vertical do Município de Amares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85063 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Geografia (especialização em Sistemas de Informação Geográfica) |
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Contributo dos sistemas de informação geográfica para a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Rodoviária – o caso da sinalização vertical do Município de AmaresContribution of geographic information systems for the elaboration of Municipal Road Safety Plans - the case of the signaling of Municipality of AmaresPlanos Municipais de Segurança RodoviáriaSinalizaçãoSIGDashboardFormulários inteligentesMunicipal Road Safety PlansRoad and traffic signalsGISDashboardsSmart surveysCiências Sociais::Geografia Económica e SocialDissertação de mestrado em Geografia (especialização em Sistemas de Informação Geográfica)A sinistralidade rodoviária é cada vez mais um flagelo presente na nossa sociedade, principalmente devido ao desenvolvimento civilizacional e por consequência da maior circulação de veículos na rede viária. Pelo que é necessário criar ferramentas para combater este problema. As causas associadas à sinistralidade estabelecem-se em quatro fatores que se relacionam entre si: humano, veículo, via e ambiente. Em Portugal, a Autoridade de Segurança Rodoviária promove um conjunto de atividades através de várias estratégias estabelecidas com o intuito de concretizar objetivos específicos e quantificáveis na segurança rodoviária, sendo que estas atividades podem ser desenvolvidas por entidades públicas e privadas. A sinalização rodoviária é uma das partes integrantes mais indispensáveis, pelo que se espera que a sua melhoria e um maior controlo da situação conduzirá a melhores resultados na segurança na estrada. A perceção da via por parte dos utentes é, também, fundamental para que os comportamentos humanos sejam mais adequados à rodovia. Deste modo, a presente dissertação aborda a emergência dos planos de segurança que, na visão municipal, assentam, desde logo, na eficiência do seu sistema de sinalização inexistente até então. Por este motivo, desenvolveu-se a solução Transit que permite cadastrar, armazenar, visualizar, analisar e propor novas localizações de sinalização. Este recurso permite o cadastro em tempo real e identificar sinais de má qualidade ou inexistente em locais de necessidade, facilitando e fundamentando novas propostas de sinalização.Road accidents are increasingly a present scourge in our society, mainly due to civilizational development and because of the increase motor vehicles in circulation. Therefore, it is necessary to create tools to combatthis problem. The causes associated with accidents are established in four interrelated factors: human, vehicle, road and environment. In Portugal, the Road Safety Authority promotes a set of activities through various strategies established in order to achieve specific and quantifiable objectives in road safety, and these activities can be developed by public and private entities. Road and traffic signs are one of the most indispensable integral parts, so it is expected that its improvementand greater control of the situation will lead to better results in road safety. Users' perception of the road is also essential for human behaviour to be more appropriate for the road. In this way, the present dissertation addresses the emergence of security plans that, in the municipal view, are based, from the outset, on the efficiency of it signaling system, which did not exist until then. For this reason, the Transit solution was developed, which makes it possible to register, store, visualize, analyse and propose new signaling locations. This feature allows real-time registration and identification of poor quality or non-existent signals in places of need, facilitating and supporting new signaling proposals.Ribeiro, VítorUniversidade do MinhoCruz, Lara Filipa Sousa2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85063por203308271info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:41.178497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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