Dispositivos de segurança em infraestruturas rodoviárias: critérios de aplicação
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6502 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
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Dispositivos de segurança em infraestruturas rodoviárias: critérios de aplicaçãoDispositivos de retençãoInfraestruturaObstáculosSegurança rodoviáriaSinistralidade rodoviáriaRoad equipmentInfrastructureObstaclesRoad safetyRoad accidentsTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e TransportesO crescimento da população e o seu desenvolvimento levou à expansão da rede viária e ao consequente aumento da taxa de motorização, que incitou o crescimento da sinistralidade rodoviária, um dos grandes problemas das sociedades de hoje. Desta forma, a União Europeia tem vindo a reforçar os seus esforços, em conjunto com os vários estados-membros, para contribuir de forma positiva para a redução do número de mortos nas estradas. Durante vários anos, Portugal tem vindo a registar uma descida do número de acidentes rodoviários, mas, estatísticas recentes mostram que esta tendência inverteu o sentido e que o número de acidentes rodoviários, com vítimas, tem vindo a aumentar. Os números atuais, na rede nacional de estradas, originaram preocupações adicionais em termos de segurança rodoviária. A necessidade de implementação de medidas capazes de combater a ocorrência e a redução da gravidade dos acidentes rodoviários, em particular os despistes que são aqueles que maior número de mortos tem causado, tornase cada vez mais premente. Neste âmbito, a definição de critérios de aplicação dos dispositivos de segurança associados às infraestruturas rodoviárias é fundamental, nomeadamente no que se refere às guardas de segurança semiflexíveis (que são as mais utilizadas na rede rodoviária nacional). O presente trabalho tem por objetivo contribuir para clarificar alguns aspetos, que se encontram omissos na documentação nacional, sobre os dispositivos de segurança para infraestruturas rodoviárias e apresentar, num único documento, os critérios de aplicação para os dispositivos de retenção lateral. Pretende-se, assim, selecionar e implementar de forma adequada os dispositivos, tendo sempre em atenção o nível de contenção. As propostas apresentadas tiveram em consideração a realidade portuguesa e resultaram da análise de documentação nacional e de outros países europeus. Esta informação foi complementada com a observação de casos práticos, de situações existentes na rede nacional de estradas, onde se registaram vários problemas, para além da falta de uniformidade na aplicação dos dispositivos. A finalidade é, portanto, promover uma infraestrutura mais segura e capaz de reduzir a gravidade dos acidentes rodoviários.Abstract: The population continuous growth and its development originated the expansion of the road network and increased motorization rates, which brought along more accidents, one of the major cause of concern nowadays. Efforts have been made to reinforce the reduction of casualties on roads by the European Union and its members. Portugal, for some time, as seen a decrease in the number of road accidents but recent statists show that this number is again rising and so does the number of casualties. Numbers related to fatalities, on national roads, raise the population concern and therefore the level of awareness toward measures that can fight against accidents rates, especially when the vehicle leaves the road accidentally and collides with obstacles, is where more fatalities occur. In order to elucidate the dubious situations found on national documentation in terms of road safety infrastructures, this paper, demonstrates application criteria for metallic safety barriers. Here by it’s intended to help the process of selection and implementation of safety barriers. The application criteria here shown tries to match Portuguese reality and is the result of combined research of several national and European documents alongside with in situobservation of national roads, where several deficiencies were detected. The most common being the lack of criteria uniformity. To promote a safer infrastructure capable of reducing accidents severity was the main objective of this paper. Therefore, the point is to promote a safer infrastructure and it’s ability to reduce road accidents severity.Instituto Superior de Engenharia de LisboaFortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso TelesRCIPLGonçalves, Cátia Mariana Freitas2016-10-21T10:55:04Z2016-02-232016-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6502TID:201266938porGONÇALVES, Cátia Mariana Freitas - Dispositivos de segurança em infraestruturas rodoviárias: critérios de aplicação. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:37.294508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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