Estratégias de envolvimento parental, projecto parceria entre escola, família e comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11236 |
Resumo: | Esta publicação destina-se a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico preocupados em desenvolver estratégias de envolvimento parental que visem a melhoria da qualidade educativa da escola. Nela descrevemos o trabalho desenvolvido em cinco escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico que integraram o Estudo Relação, Escola, Família e Comunidade1 , na área de coordenação de Setúbal, nos anos lectivos de 1997/98 e 1998/99. Este Estudo desenvolvido pelo Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento (DAPP) visou, entre outros objectivos, identificar estratégias susceptíveis de dinamizar o estabelecimento de parcerias entre a Escola, a Família e a Comunidade no sentido de uma posterior generalização. A razão de investir no envolvimento dos pais na escola baseia-se em estudos desenvolvidos nos EUA e em Portugal que indicam que a aprendizagem dos alunos é mais significativa e realizada com maior sucesso quando se processa num ambiente em que professores e pais cooperam (Davies et al.,1989; Epstein, 1992; Eccles & Harold, 196). Mas é importante salientar que esta cooperação em torno da aprendizagem dos alunos pode ter igualmente benefícios para os pais e professores. Os pais tendem a enriquecer a imagem dos filhos, a aumentar as expectativas face à escola, a adquirir novas competências educacionais melhorando as suas práticas educativas familiares e a estabelecer relações mais calorosas e participativas com a instituição escolar que os estimula como pessoas e cidadãos (Davies et al., 1989, Epstein, 1990). Os professores quando se sentem apoiados e valorizados como pessoas e como profissionais reafirmam a sua capacidade de intervenção. Ao trabalhar com as famílias têm oportunidade de construir um conhecimento mais verdadeiro do aluno e de ultrapassar as imagens estereotipadas das famílias mais carenciadas (Benavente et al., 1987; Marques, 1988). As escolas em que os professores cooperam com os pais, do ponto de vista organizacional, reflectem geralmente um clima geral aberto, caloroso e democrático sendo capazes de gerir a diversidade da população escolar como um factor positivo (Davies, 1987; Epstein, 1992). Nesta publicação, procurou-se divulgar algumas formas possíveis de trabalhar com os pais. Todas as acções aqui descritas foram suportadas pelos orçamentos correntes das escolas e pelos recursos das diferentes comunidades em que se inserem, não recorrendo a financiamentos externos extraordinários. No entanto, no âmbito do Estudo foi colocado, em cada escola, um facilitador, elemento dinamizador e de apoio ao desenvolvimento de projectos de relação entre a escola, a família e a comunidade. Cada facilitador deslocou-se de uma forma sistemática à escola para reunir com os professores envolvidos no Estudo e acompanhar as actividades desenvolvidas. |
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