Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mattos, F. S.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28891
Resumo: A plataformização das notícias é um fenômeno global que se caracteriza pela crescente centralidade das redes sociais e mecanismos de busca na distribuição de notícias, transformando os meios jornalísticos em produtores de conteúdos que complementam esses ecossistemas digitais. Nesse contexto, a investigação aplicou uma análise quantitativa baseada no cruzamento dos estudos de mapeamento midiático e os estudos de plataformização para compreender como os media jornalísticos portugueses se posicionam nas plataformas. Foram realizadas três etapas: codificação e mapeamento dos meios jornalísticos; classificação dos níveis de presença; e caracterização e comparação entre os diferentes níveis. A classificação foi feita com a combinação de Análises de Clusters Hierárquica e Não-Hierárquica, identificando três níveis de presença plataformizada - baixo, médio e alto - no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Conclui-se que o alcance e o meio de origem são fatores relevantes, mas esta relação não é direta, pois a integração dos media jornalísticos portugueses depende também da adaptação à lógica das plataformas digitais e às formas com que apresentam os conteúdos, conforme as potencialidades e os públicos de cada ambiente comunicacional.
id RCAP_b5380229ad8901c5b43fbc4562888e1f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portuguesesJornalismo digitalMapeamento dos media jornalísticosPortugalPlataformização de notíciasA plataformização das notícias é um fenômeno global que se caracteriza pela crescente centralidade das redes sociais e mecanismos de busca na distribuição de notícias, transformando os meios jornalísticos em produtores de conteúdos que complementam esses ecossistemas digitais. Nesse contexto, a investigação aplicou uma análise quantitativa baseada no cruzamento dos estudos de mapeamento midiático e os estudos de plataformização para compreender como os media jornalísticos portugueses se posicionam nas plataformas. Foram realizadas três etapas: codificação e mapeamento dos meios jornalísticos; classificação dos níveis de presença; e caracterização e comparação entre os diferentes níveis. A classificação foi feita com a combinação de Análises de Clusters Hierárquica e Não-Hierárquica, identificando três níveis de presença plataformizada - baixo, médio e alto - no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Conclui-se que o alcance e o meio de origem são fatores relevantes, mas esta relação não é direta, pois a integração dos media jornalísticos portugueses depende também da adaptação à lógica das plataformas digitais e às formas com que apresentam os conteúdos, conforme as potencialidades e os públicos de cada ambiente comunicacional.News platformization is a global phenomenon characterized by the growing centrality of social media and search engines in news distribution, thus transforming news media into producers of content that complement these digital ecosystems. In this context, the research used a quantitative analysis based on the intersection of media mapping studies and platformization studies to understand how Portuguese news media position themselves on platforms. Three steps were taken: news media codification and mapping, classification of their different levels of presence, and characterization and comparison between such levels. The classification was conducted with a combination of hierarchical and non-hierarchical cluster analyses, identifying three levels of platform presence—low, medium, and high—on Facebook, Instagram, Twitter, and YouTube. It is concluded that the reach and the medium of origin are important factors, but this relationship is not direct since the integration of Portuguese news media also depends on the adaptation to the logic of digital platforms and how they show their contents, according to the potential and audiences of each communication environment.Universidad de Lima2023-07-04T14:15:33Z2023-01-01T00:00:00Z20232023-07-04T15:14:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28891por1025-994510.26439/contratexto2023.n39.6011de Mattos, F. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:42.592727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
title Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
spellingShingle Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
de Mattos, F. S.
Jornalismo digital
Mapeamento dos media jornalísticos
Portugal
Plataformização de notícias
title_short Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
title_full Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
title_fullStr Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
title_full_unstemmed Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
title_sort Plataformização das notícias: Análise dos níveis de presença plataformizada dos media jornalísticos portugueses
author de Mattos, F. S.
author_facet de Mattos, F. S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mattos, F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo digital
Mapeamento dos media jornalísticos
Portugal
Plataformização de notícias
topic Jornalismo digital
Mapeamento dos media jornalísticos
Portugal
Plataformização de notícias
description A plataformização das notícias é um fenômeno global que se caracteriza pela crescente centralidade das redes sociais e mecanismos de busca na distribuição de notícias, transformando os meios jornalísticos em produtores de conteúdos que complementam esses ecossistemas digitais. Nesse contexto, a investigação aplicou uma análise quantitativa baseada no cruzamento dos estudos de mapeamento midiático e os estudos de plataformização para compreender como os media jornalísticos portugueses se posicionam nas plataformas. Foram realizadas três etapas: codificação e mapeamento dos meios jornalísticos; classificação dos níveis de presença; e caracterização e comparação entre os diferentes níveis. A classificação foi feita com a combinação de Análises de Clusters Hierárquica e Não-Hierárquica, identificando três níveis de presença plataformizada - baixo, médio e alto - no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Conclui-se que o alcance e o meio de origem são fatores relevantes, mas esta relação não é direta, pois a integração dos media jornalísticos portugueses depende também da adaptação à lógica das plataformas digitais e às formas com que apresentam os conteúdos, conforme as potencialidades e os públicos de cada ambiente comunicacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04T14:15:33Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
2023-07-04T15:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/28891
url http://hdl.handle.net/10071/28891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1025-9945
10.26439/contratexto2023.n39.6011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Lima
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Lima
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134715326758912