Animação e desenvolvimento pessoal e social em espaço educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Verónica Raquel Leal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/1410
Resumo: A formação de educadores/professores implica que, cada vez mais, estes futuros profissionais estejam munidos de um conjunto de instrumentos que lhe possibilitem uma melhor interacção com os grupos de crianças com quem irão trabalhar, sendo o período de estágio o momento propício para porem em prática os conhecimentos adquiridos. Foi com base nestas premissas e face às necessidades ao nível do desenvolvimento pessoal e social por nós detectadas no início do estágio nas crianças que constituíram a nossa área de intervenção, que nos questionámos sobre a forma como as aprendizagens das crianças em espaço educativo são valorizadas, nomeadamente no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e social, quando se recorre a actividades de animação. Foi neste contexto e como forma de obtermos respostas para esta questão inicial, que desenvolvemos o projecto de investigação denominado “Animação e desenvolvimento pessoal e social em espaço educativo”, assente numa metodologia de investigação-acção, uma abordagem de carácter qualitativo, que se orienta para o aperfeiçoamento, mediante a mudança e para a aprendizagem, a partir das consequências das mudanças. Pô-lo em prática exigiu conhecer bem o perfil dos grupos de crianças, obter uma visão mais ampla sobre a problemática, planificar e desenvolver um conjunto de actividades lúdico-educativas que fossem no sentido de conseguirmos os objectivos que nos propúnhamos e que, de um modo geral, tinham a ver com o seu desenvolvimento pessoal e social. A avaliação final possibilitou-nos concluir que desenvolver actividades com recurso a técnicas de animação facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e social das crianças, na medida em que estas se sentem mais motivadas e por isso se implicam mais nas actividades e na sua relação com o outro.
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