Riscos psicossociais nos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João Pedro de Medeiros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9056
Resumo: Este projeto de investigação tem como objetivo principal a construção de um método de avaliação e o estudo dos riscos psicossociais nos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. para as categorias profissionais de maquinista, operador comercial e fiscal. O método de avaliação consiste num questionário composto por seis vertentes distintas nas quais são avaliados os riscos psicossociais, a perceção de stresse profissional, o absentismo, sintomas psicossomáticos, dados demográficos e uma pergunta de resposta aberta. As hipóteses teóricas formuladas foram que os riscos psicossociais não seriam percecionados da mesma forma por todos os trabalhadores e que diferenças existiriam entre os mesmos e que o facto de os trabalhadores exercerem funções no subsolo seria um risco psicossocial muito relevante. Através dos resultados obtidos foi possível corroborar ambas as hipóteses formuladas. Existem de facto diferenças entre os trabalhadores quanto à perceção dos riscos psicossociais e que varia consoante a categoria profissional ou a idade do trabalhador. O risco psicossocial “subsolo” revelou-se como sendo o fator mais negativo de todos os riscos estudados. Foram realizadas propostas de intervenção para a empresa com o objetivo de atenuar os efeitos negativos que os riscos psicossociais exercem nos trabalhadores. Estas intervenções incidem somente no trabalhador e não atendem à vertente organizacional do seu trabalho. Foi elaborada uma intervenção para cada categoria estudada. Este estudo-piloto afigura-se como um importante contributo para o estudo dos riscos psicossociais, especialmente devido à criação de um método de avaliação dos riscos psicossociais adaptado à realidade dos transportes subterrâneos.
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