Danilo Guanais e sua trilogia composicional : um percursso nordestino e seu impacto na interpretação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13756 |
Resumo: | Nesta dissertação partimos da trilogia composicional de Danilo Guanais (1965): a Missa de Alcaçus (1996), Sinfonia nº1 (2002) e a recente Paixão Segundo Alcaçus (2013), composições que trazem os padrões rítmicos e melódicos, a poesia e o romanceiro popular em suas estruturas. Nas obras, pretendemos demonstrar que as decisões musicais do compositor não são inseridas ao acaso, tanto os elementos oriundos da cultura popular quanto a estrutura textual e musical compactuam reciprocamente para a unidade conceptiva das composições. Assim, dividimos esta pesquisa em três partes: na primeira imergimos em um estudo teórico-analítico das premissas estilísticas do Movimento Armorial, iniciativa artística iniciada em 1970, que objetivava uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura nordestina. Compositores contemporâneos vêm inserindo a estética armorial em suas obras, como é o caso de Guanais. Na segunda parte, realizamos uma análise das obras que compõem a trilogia composicional. Estas partes, fornecem os componentes necessários que subsidiam a proposta interpretativa esboçada no terceiro momento do trabalho, onde sugiro um constructo interpretativo condizente com os elementos folclóricos e musicais inseridos na tríade. A trilogia composicional em análise conduz uma dilatação estética consciente na construção de uma identidade musical singular, proposta por Guanais, como poderá ser visualizado no corpus desta dissertação. |
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Danilo Guanais e sua trilogia composicional : um percursso nordestino e seu impacto na interpretaçãoGuanais DaniloMúsicaEtnomusicologiaCompositores - BrasilCanções populares - BrasilEstética musicalNesta dissertação partimos da trilogia composicional de Danilo Guanais (1965): a Missa de Alcaçus (1996), Sinfonia nº1 (2002) e a recente Paixão Segundo Alcaçus (2013), composições que trazem os padrões rítmicos e melódicos, a poesia e o romanceiro popular em suas estruturas. Nas obras, pretendemos demonstrar que as decisões musicais do compositor não são inseridas ao acaso, tanto os elementos oriundos da cultura popular quanto a estrutura textual e musical compactuam reciprocamente para a unidade conceptiva das composições. Assim, dividimos esta pesquisa em três partes: na primeira imergimos em um estudo teórico-analítico das premissas estilísticas do Movimento Armorial, iniciativa artística iniciada em 1970, que objetivava uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura nordestina. Compositores contemporâneos vêm inserindo a estética armorial em suas obras, como é o caso de Guanais. Na segunda parte, realizamos uma análise das obras que compõem a trilogia composicional. Estas partes, fornecem os componentes necessários que subsidiam a proposta interpretativa esboçada no terceiro momento do trabalho, onde sugiro um constructo interpretativo condizente com os elementos folclóricos e musicais inseridos na tríade. A trilogia composicional em análise conduz uma dilatação estética consciente na construção de uma identidade musical singular, proposta por Guanais, como poderá ser visualizado no corpus desta dissertação.Nesta dissertação partimos da trilogia composicional de Danilo Guanais (1965): a Missa de Alcaçus (1996), Sinfonia nº1 (2002) e a recente Paixão Segundo Alcaçus (2013), composições que trazem os padrões rítmicos e melódicos, a poesia e o romanceiro popular em suas estruturas. Nas obras, pretendemos demonstrar que as decisões musicais do compositor não são inseridas ao acaso, tanto os elementos oriundos da cultura popular quanto a estrutura textual e musical compactuam reciprocamente para a unidade conceptiva das composições. Assim, dividimos esta pesquisa em três partes: na primeira imergimos em um estudo teórico-analítico das premissas estilísticas do Movimento Armorial, iniciativa artística iniciada em 1970, que objetivava uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura nordestina. Compositores contemporâneos vêm inserindo a estética armorial em suas obras, como é o caso de Guanais. Na segunda parte, realizamos uma análise das obras que compõem a trilogia composicional. Estas partes, fornecem os componentes necessários que subsidiam a proposta interpretativa esboçada no terceiro momento do trabalho, onde sugiro um constructo interpretativo condizente com os elementos folclóricos e musicais inseridos na tríade. A trilogia composicional em análise conduz uma dilatação estética consciente na construção de uma identidade musical singular, proposta por Guanais, como poderá ser visualizado no corpus desta dissertação.In this dissertation we start from the compositional trilogy by Danilo Guanais (b.1965): Missa de Alcaçus (1996), Sinfonia nº 1 (2002) and the recent Paixão segundo Alcaçus (2013), compositions which bring the rhythmic and melodic patterns, poetry and ballads popular within their structures. Through these works, we aim to demonstrate that the musical decisions of the composer aren't inserted at random, both elements derived from popular culture, the textual and musical structure operate reciprocally for the conceptive unit of the compositions. Thus this research is divided into three parts: the first is a theoretical and analytical study based on the aesthetic premises of the Armorial Movement, an artistic initiative which began in 1970, seeking to create an erudite Brazilian art, rooted in the popular culture of North-Eastern Brazil. Contemporary Brazilian composers have included the armorial aesthetic in their works, such as Guanais. In the second part, we perform an analysis of the works that make up the compositional trilogy. These parts provide the necessary components that support the interpretive proposal sketched in the third moment of the work that suggests a conducive interpretive construct with the musical and folkloric elements inserted in the triad. The compositional trilogy leads a conscious aesthetic expansion in the construction of a singular musical identity, proposed by Guanais, which will be visualised through the corpus of this work.Universidade de Aveiro2015-04-09T11:21:49Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13756TID:201573920porLima, Erickinson Bezerra deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:05Zoai:ria.ua.pt:10773/13755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:31.770996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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