A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440 |
Resumo: | Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra. |
id |
UFRN_bac8c627b12b048134d0b10c3c70af44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28440 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães Filho, Airton FernandesRosa, Alexandre SilvaOliveira, Mario André WanderleyPresgrave, Fabio Soren2020-02-06T20:54:55Z2020-02-06T20:54:55Z2019-10-11GUIMARÃES FILHO, Airton Fernandes. A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra.This work investigates the process of collaboration between composer and interpreter in the elaboration of Jurema Encantada for double bass, by composer Danilo Guanais. It seeks to present the musical language, created from collaborative work. Find out the aspects that we consider innovative in the construction of the piece. For this, we present the collaborative process that resulted in the musical and idiomatic construction of Jurema Encantada in its three movements, I (O Casamento), II (O Rápto) and III (A Guerra), as well as the respective audios, so that one can have a greater understanding of the musical aspects of the play. The theoretical foundation is supported by studies by Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) and Leonardo Ventura (2007), about the armorial movement and its influence on Guanais's work. The bibliography on collaborative work is supported by Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) and Catarina Domenici (2011). In annex C, the final edition of the score is available, presenting aspects of the language for the double bass, built from the collaborative work, an audio and video recording was also made available to publicize the piece, in addition to the public recital of the premiere of the work.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAColaboração compositor e intérpreteContrabaixo soloJurema encantadaDanilo GuanaisA Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.txtJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain140791https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/2/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.txted765158e299db5d3544f28969adb07eMD52THUMBNAILJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.jpgJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/3/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.jpg3aab78aa63fffb4f382badb8ffcdf66aMD53ORIGINALJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdfapplication/pdf8329815https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/1/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf16c4cc213cb3aabf9e620aa80441fadaMD51123456789/284402020-02-09 04:28:52.617oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:28:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
title |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
spellingShingle |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo Guimarães Filho, Airton Fernandes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Colaboração compositor e intérprete Contrabaixo solo Jurema encantada Danilo Guanais |
title_short |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
title_full |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
title_fullStr |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
title_full_unstemmed |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
title_sort |
A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo |
author |
Guimarães Filho, Airton Fernandes |
author_facet |
Guimarães Filho, Airton Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rosa, Alexandre Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Mario André Wanderley |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Filho, Airton Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Presgrave, Fabio Soren |
contributor_str_mv |
Presgrave, Fabio Soren |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Colaboração compositor e intérprete Contrabaixo solo Jurema encantada Danilo Guanais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração compositor e intérprete Contrabaixo solo Jurema encantada Danilo Guanais |
description |
Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-06T20:54:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-06T20:54:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUIMARÃES FILHO, Airton Fernandes. A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES FILHO, Airton Fernandes. A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/2/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/3/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/1/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed765158e299db5d3544f28969adb07e 3aab78aa63fffb4f382badb8ffcdf66a 16c4cc213cb3aabf9e620aa80441fada |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832711719714816 |