A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Filho, Airton Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440
Resumo: Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra.
id UFRN_bac8c627b12b048134d0b10c3c70af44
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28440
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guimarães Filho, Airton FernandesRosa, Alexandre SilvaOliveira, Mario André WanderleyPresgrave, Fabio Soren2020-02-06T20:54:55Z2020-02-06T20:54:55Z2019-10-11GUIMARÃES FILHO, Airton Fernandes. A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra.This work investigates the process of collaboration between composer and interpreter in the elaboration of Jurema Encantada for double bass, by composer Danilo Guanais. It seeks to present the musical language, created from collaborative work. Find out the aspects that we consider innovative in the construction of the piece. For this, we present the collaborative process that resulted in the musical and idiomatic construction of Jurema Encantada in its three movements, I (O Casamento), II (O Rápto) and III (A Guerra), as well as the respective audios, so that one can have a greater understanding of the musical aspects of the play. The theoretical foundation is supported by studies by Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) and Leonardo Ventura (2007), about the armorial movement and its influence on Guanais's work. The bibliography on collaborative work is supported by Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) and Catarina Domenici (2011). In annex C, the final edition of the score is available, presenting aspects of the language for the double bass, built from the collaborative work, an audio and video recording was also made available to publicize the piece, in addition to the public recital of the premiere of the work.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAColaboração compositor e intérpreteContrabaixo soloJurema encantadaDanilo GuanaisA Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.txtJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain140791https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/2/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.txted765158e299db5d3544f28969adb07eMD52THUMBNAILJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.jpgJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/3/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.jpg3aab78aa63fffb4f382badb8ffcdf66aMD53ORIGINALJuremaencantadacontrabaixo_GuimarãesFilho_2019.pdfapplication/pdf8329815https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/1/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf16c4cc213cb3aabf9e620aa80441fadaMD51123456789/284402020-02-09 04:28:52.617oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28440Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:28:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
title A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
spellingShingle A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
Guimarães Filho, Airton Fernandes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Colaboração compositor e intérprete
Contrabaixo solo
Jurema encantada
Danilo Guanais
title_short A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
title_full A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
title_fullStr A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
title_full_unstemmed A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
title_sort A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo
author Guimarães Filho, Airton Fernandes
author_facet Guimarães Filho, Airton Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rosa, Alexandre Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Mario André Wanderley
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Filho, Airton Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Presgrave, Fabio Soren
contributor_str_mv Presgrave, Fabio Soren
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Colaboração compositor e intérprete
Contrabaixo solo
Jurema encantada
Danilo Guanais
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração compositor e intérprete
Contrabaixo solo
Jurema encantada
Danilo Guanais
description Este trabalho investiga o processo de colaboração entre compositor e interprete na elaboração da Jurema Encantada para contrabaixo solo, do compositor Danilo Guanais. Apresenta-se a linguagem musical, criada a partir do trabalho colaborativo. Averiguaram-se os aspectos que consideramos inovadores na construção da peça. Para isso, apresenta-se o processo colaborativo que resultou na construção musical e idiomática da Jurema Encantada em seus três movimentos, I (O Casamento), II (O Rapto) e III (A Guerra), como também os respectivos áudios, para que se possa ter uma maior compreensão dos aspectos musicais da peça. A fundamentação teórica ampara-se nos estudos feitos por Rucker Queiroz (2002), Erickinson Lima (2014), Mariana Holschuh (2017) e Leonardo Ventura (2007), sobre o movimento armorial e a sua influência na obra de Guanais. A bibliografia sobre o trabalho colaborativo apoia-se em Fausto Bórem (1998), Rodrigo Lobo (2016), Rodolfo Borges (2017), Herivelto Brandino (2012), Sônia Ray (2010) e Catarina Domenici (2011). No anexo C, encontra-se disponível a edição final da partitura, apresentando aspectos da linguagem idiomática para o contrabaixo, construídos a partir do trabalho colaborativo, também foi disponibilizado uma gravação em áudio e vídeo para divulgação da peça, em complemento ao recital público da estreia da obra.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T20:54:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-06T20:54:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES FILHO, Airton Fernandes. A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440
identifier_str_mv GUIMARÃES FILHO, Airton Fernandes. A Jurema encantada para contrabaixo solo de Danilo Guanais: considerações sobre o trabalho colaborativo. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/2/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/3/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28440/1/Juremaencantadacontrabaixo_Guimar%c3%a3esFilho_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed765158e299db5d3544f28969adb07e
3aab78aa63fffb4f382badb8ffcdf66a
16c4cc213cb3aabf9e620aa80441fada
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832711719714816