Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Filipe Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/592
Resumo: Neste trabalho pretendemos analisar os diferentes modos de nos sentirmos presentes num videojogo. A questão que se coloca é como podemos manipular o espectador em ansiedade nas acções e histórias que se vão desenrolando na progressão de um videojogo. A partir das referências de Agency, Transformation ou Imersion (Murray, 1997), pretendemos analisar se as narrativas ou o ponto de vista do jogador influenciam a sensação de presença que se pode sentir ao interagir no espaço do jogo
id RCAP_b565b5d665117a20019b18c30ee4892d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Videojogos: narrativas, espectáculo e imersãoVIDEOGAMESNARRATIVEUSER EXPERIENCEVIDEOJOGOSNARRATIVAEXPERIÊNCIA DO UTILIZADORNeste trabalho pretendemos analisar os diferentes modos de nos sentirmos presentes num videojogo. A questão que se coloca é como podemos manipular o espectador em ansiedade nas acções e histórias que se vão desenrolando na progressão de um videojogo. A partir das referências de Agency, Transformation ou Imersion (Murray, 1997), pretendemos analisar se as narrativas ou o ponto de vista do jogador influenciam a sensação de presença que se pode sentir ao interagir no espaço do jogo20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/592porLuz, Filipe Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:43.330789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
title Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
spellingShingle Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
Luz, Filipe Costa
VIDEOGAMES
NARRATIVE
USER EXPERIENCE
VIDEOJOGOS
NARRATIVA
EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
title_short Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
title_full Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
title_fullStr Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
title_full_unstemmed Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
title_sort Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão
author Luz, Filipe Costa
author_facet Luz, Filipe Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Filipe Costa
dc.subject.por.fl_str_mv VIDEOGAMES
NARRATIVE
USER EXPERIENCE
VIDEOJOGOS
NARRATIVA
EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
topic VIDEOGAMES
NARRATIVE
USER EXPERIENCE
VIDEOJOGOS
NARRATIVA
EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR
description Neste trabalho pretendemos analisar os diferentes modos de nos sentirmos presentes num videojogo. A questão que se coloca é como podemos manipular o espectador em ansiedade nas acções e histórias que se vão desenrolando na progressão de um videojogo. A partir das referências de Agency, Transformation ou Imersion (Murray, 1997), pretendemos analisar se as narrativas ou o ponto de vista do jogador influenciam a sensação de presença que se pode sentir ao interagir no espaço do jogo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/592
url http://hdl.handle.net/10437/592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131214677803008