Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Nuno
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Isolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9372
Resumo: Nos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino. No presente artigo refletimos sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefactos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão.
id RCAP_c5926544604eabdce26b50804e3fe774
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificarVideogames, serious games and simulators in education: use, create and modifySerious gamesVideogamesVideojogosEducaçãoNos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino. No presente artigo refletimos sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefactos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão.Repositório AbertoLopes, NunoOliveira, Isolina2020-02-26T14:39:25Z20132020-02-24T22:38:50Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9372por1646-933Xcv-prod-1035889info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:09:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
Videogames, serious games and simulators in education: use, create and modify
title Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
spellingShingle Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
Lopes, Nuno
Serious games
Videogames
Videojogos
Educação
title_short Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
title_full Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
title_fullStr Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
title_full_unstemmed Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
title_sort Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar
author Lopes, Nuno
author_facet Lopes, Nuno
Oliveira, Isolina
author_role author
author2 Oliveira, Isolina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Nuno
Oliveira, Isolina
dc.subject.por.fl_str_mv Serious games
Videogames
Videojogos
Educação
topic Serious games
Videogames
Videojogos
Educação
description Nos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino. No presente artigo refletimos sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefactos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2020-02-26T14:39:25Z
2020-02-24T22:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9372
url http://hdl.handle.net/10400.2/9372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-933X
cv-prod-1035889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302855089127424