A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Patricia Azevedo dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44493
Resumo: Este trabalho relata o percurso investigativo realizado com um grupo de professores, educadores e animadores que lecionam a Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Expressão Plástica (EP), numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) na cidade de São João da Madeira. O presente estudo intitulado “A Expressão Plástica, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), como Meio de Promoção da Inclusão” procura contribuir para uma melhoria da prática pedagógica, nomeadamente no que concerne aliar a inclusão à arte. Ao longo da nossa prática educativa definimos como objetivo principal alterar ou alargar a compreensão que os professores, educadores e animadores têm sobre a educação inclusiva e mostrar como é que esta pode ser aplicada nas aulas de Expressão Plástica, de forma a promover competências sociais que facilitem a interação entre pares e a inclusão de todos sem exceção. Com o desenvolvimento deste tema foi-nos possível comprovar a importância do trabalho colaborativo, de grupo e da escuta ativa como metodologias indispensáveis para uma efetiva inclusão dentro da sala de aula além disso, pudemos concluir que por se tratar de uma área disciplinar mais prática e sem necessidade de obedecer a um currículo restrito é mais facilmente ajustada às necessidades de cada criança. Por último, salientar a necessidade de possibilitar aos professores, educadores e animadores mais formação nesta área de forma que estes consigam responder adequadamente à enorme heterogeneidade das suas turmas.
id RCAP_b56ba2225a17c8183053268685849b6a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusãoInclusãoAtividades de Enriquecimento CurricularExpressão PlásticaAprendizagem CooperativaDinâmicas de GrupoAprendizagem de EscutaEste trabalho relata o percurso investigativo realizado com um grupo de professores, educadores e animadores que lecionam a Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Expressão Plástica (EP), numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) na cidade de São João da Madeira. O presente estudo intitulado “A Expressão Plástica, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), como Meio de Promoção da Inclusão” procura contribuir para uma melhoria da prática pedagógica, nomeadamente no que concerne aliar a inclusão à arte. Ao longo da nossa prática educativa definimos como objetivo principal alterar ou alargar a compreensão que os professores, educadores e animadores têm sobre a educação inclusiva e mostrar como é que esta pode ser aplicada nas aulas de Expressão Plástica, de forma a promover competências sociais que facilitem a interação entre pares e a inclusão de todos sem exceção. Com o desenvolvimento deste tema foi-nos possível comprovar a importância do trabalho colaborativo, de grupo e da escuta ativa como metodologias indispensáveis para uma efetiva inclusão dentro da sala de aula além disso, pudemos concluir que por se tratar de uma área disciplinar mais prática e sem necessidade de obedecer a um currículo restrito é mais facilmente ajustada às necessidades de cada criança. Por último, salientar a necessidade de possibilitar aos professores, educadores e animadores mais formação nesta área de forma que estes consigam responder adequadamente à enorme heterogeneidade das suas turmas.Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-Repositório ComumSantos, Mariana Patricia Azevedo dos2023-04-11T10:38:32Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44493TID:203260341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.488821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
title A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
spellingShingle A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
Santos, Mariana Patricia Azevedo dos
Inclusão
Atividades de Enriquecimento Curricular
Expressão Plástica
Aprendizagem Cooperativa
Dinâmicas de Grupo
Aprendizagem de Escuta
title_short A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
title_full A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
title_fullStr A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
title_full_unstemmed A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
title_sort A expressão plástica, nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), como meio de promoção da inclusão
author Santos, Mariana Patricia Azevedo dos
author_facet Santos, Mariana Patricia Azevedo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Patricia Azevedo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Atividades de Enriquecimento Curricular
Expressão Plástica
Aprendizagem Cooperativa
Dinâmicas de Grupo
Aprendizagem de Escuta
topic Inclusão
Atividades de Enriquecimento Curricular
Expressão Plástica
Aprendizagem Cooperativa
Dinâmicas de Grupo
Aprendizagem de Escuta
description Este trabalho relata o percurso investigativo realizado com um grupo de professores, educadores e animadores que lecionam a Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Expressão Plástica (EP), numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) na cidade de São João da Madeira. O presente estudo intitulado “A Expressão Plástica, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), como Meio de Promoção da Inclusão” procura contribuir para uma melhoria da prática pedagógica, nomeadamente no que concerne aliar a inclusão à arte. Ao longo da nossa prática educativa definimos como objetivo principal alterar ou alargar a compreensão que os professores, educadores e animadores têm sobre a educação inclusiva e mostrar como é que esta pode ser aplicada nas aulas de Expressão Plástica, de forma a promover competências sociais que facilitem a interação entre pares e a inclusão de todos sem exceção. Com o desenvolvimento deste tema foi-nos possível comprovar a importância do trabalho colaborativo, de grupo e da escuta ativa como metodologias indispensáveis para uma efetiva inclusão dentro da sala de aula além disso, pudemos concluir que por se tratar de uma área disciplinar mais prática e sem necessidade de obedecer a um currículo restrito é mais facilmente ajustada às necessidades de cada criança. Por último, salientar a necessidade de possibilitar aos professores, educadores e animadores mais formação nesta área de forma que estes consigam responder adequadamente à enorme heterogeneidade das suas turmas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11T10:38:32Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44493
TID:203260341
url http://hdl.handle.net/10400.26/44493
identifier_str_mv TID:203260341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573045428224