O papel dos Diretores na promoção da participação dos pais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arandas, Susana Cristina Sacramento de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9893
Resumo: A presente investigação tem por objetivo a análise e reflexão sobre a ação do Diretor na participação dos Pais na Escola de hoje. Tendo por base a revisão da literatura, em particular da conceção de participação, bem como o enquadramento legal em vigor, procura-se perceber como é que o Diretor promove e incentiva a participação efetiva dos Pais na Educação Formal dos seus filhos e como decorre este processo numa escola pública portuguesa. Diversos estudos mostram que a participação pode ter diferentes níveis e várias implicações positivas no processo de ensino aprendizagem. Assim, as escolas públicas devem chamar os Pais a participarem de forma efetiva na Educação Formal dos filhos. Assente numa metodologia qualitativa, este é um estudo de caso, do tipo descritivo, que envolveu um Agrupamento Y do distrito de Braga. Após a análise dos resultados do estudo, concluiu-se que os participantes do estudo, de forma unânime, consideram importante e veem várias vantagens na participação dos Pais na Escola. Constatou-se que a participação dos Pais existente nas Escolas do 1º Ciclo ocorre sobretudo ao nível educacional em detrimento do nível organizacional. Apurou-se ainda que esta participação se verifica independentemente da ação do Diretor, pese embora os dois grupos (Docentes e EE) considerarem que o Diretor deve melhorar e agir de forma diferente com vista à superação dos constrangimentos existentes. Apesar do Diretor estar mais distante das lideranças intermédias das Escolas do 1º Ciclo, é nos ciclos seguintes que se faz sentir um decréscimo acentuado da participação dos Pais na Escola, o que está de acordo com a tendência verificada de uma menor participação dos pais à medida que a idade dos seus filhos aumenta. A proximidade entre o Diretor e as lideranças intermédias não se traduz neste contexto numa efetiva promoção da participação dos Pais na Escola.
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