A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Helena Manuela Faria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20881
Resumo: A relação que existe entre a escola e a família, bem como o envolvimento dos pais/Encarregados de Educação (EE) na vida escolar, constitui a base de estruturação e construção deste relatório. Partir da experiência profissional e desta forma estudar a participação dos pais/EE e o papel do Diretor de Turma (DT) no envolvimento escolar foi uma prioridade. Uma vez que, tantas vezes referido em outros trabalhos, a relação família-escola e a participação dos pais/EE na vida da escola são uma mais-valia para o sucesso dos alunos. Pretendeu-se de forma mais exaustiva compreender essa relação, nomeadamente, como se processa o envolvimento parental, a forma como os intervenientes (pais, diretores de turma e escola) colaboram entre si, permitindo uma reflexão crítica sobre o como e em que deve incidir a cooperação entre os atores. A importância da interação que deverá existir entre a família e a escola; os obstáculos que impedem a participação dos pais/EE e as estratégias que podem beneficiar e fortalecer esta união, numa perspetiva de corresponsabilidade, são outro aspeto que entendemos ser da máxima importância para fomentar o sucesso escolar; perceber por que pais/EE e professores ainda não se conseguem entender e compreender o porquê da maior parte dos educadores atribuir aos pais/EE a origem dos problemas de disciplina e, tantas vezes, apontar como fatores o novo modelo familiar, no qual os adultos permanecem pouco tempo em casa, ou ainda aquele que apresenta uma organização diferente da tradicional. Por fim, também constituiu uma finalidade deste relatório, incluir a perspetiva dos diretores de turma relativamente ao envolvimento dos pais e encarregados de educação com a escola.
id RCAP_66a4169f0ea16d98f2969730d2981a68
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turmaPaisEscolaDiretores de turmaParticipaçãoPartilhaParentsSchoolClass directorsParticipationSharingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA relação que existe entre a escola e a família, bem como o envolvimento dos pais/Encarregados de Educação (EE) na vida escolar, constitui a base de estruturação e construção deste relatório. Partir da experiência profissional e desta forma estudar a participação dos pais/EE e o papel do Diretor de Turma (DT) no envolvimento escolar foi uma prioridade. Uma vez que, tantas vezes referido em outros trabalhos, a relação família-escola e a participação dos pais/EE na vida da escola são uma mais-valia para o sucesso dos alunos. Pretendeu-se de forma mais exaustiva compreender essa relação, nomeadamente, como se processa o envolvimento parental, a forma como os intervenientes (pais, diretores de turma e escola) colaboram entre si, permitindo uma reflexão crítica sobre o como e em que deve incidir a cooperação entre os atores. A importância da interação que deverá existir entre a família e a escola; os obstáculos que impedem a participação dos pais/EE e as estratégias que podem beneficiar e fortalecer esta união, numa perspetiva de corresponsabilidade, são outro aspeto que entendemos ser da máxima importância para fomentar o sucesso escolar; perceber por que pais/EE e professores ainda não se conseguem entender e compreender o porquê da maior parte dos educadores atribuir aos pais/EE a origem dos problemas de disciplina e, tantas vezes, apontar como fatores o novo modelo familiar, no qual os adultos permanecem pouco tempo em casa, ou ainda aquele que apresenta uma organização diferente da tradicional. Por fim, também constituiu uma finalidade deste relatório, incluir a perspetiva dos diretores de turma relativamente ao envolvimento dos pais e encarregados de educação com a escola.The relationship between school and family as well as the involvement of parents/Guardians (EE) in school life is the basis for structuring and construction of this report. From the professional experience and thus study the participation of parents/EE and the role of Class Directors (DT) in school involvement it has been a priority. Since so often mentioned in other works, the family-school relationship and parental involvement/EE in school life are an asset to the success of students. We sought to more thoroughly understand the relationship established between the school, parents and class directors, ie, understand how they can be parental involvement, such as how stakeholders (parents, class directors and school) work together, enabling a critical reflection on how and where to focus cooperation between the actors. The importance of interaction that should exist between family and school; the obstacles to the participation of parents/EE and strategies that can benefit and strengthen this link in a perspective of responsibility, are another aspect which we believe is of utmost importance to promote success at school; look to explain of why parents/EE and teachers can not yet understand each other and comprehend why the majority of educators give to parents/EE the source of discipline problems and so often point to as factors the new family model, in which adults remain little time at home, or one that has a different organization from the traditional. Another purpose of this report, include the perspective of the class of directors with regard to the involvement of parents and guardians with the school.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Helena Manuela Faria2016-10-13T14:14:19Z2016-07-0720162016-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20881TID:201657856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:17.459917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
title A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
spellingShingle A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
Monteiro, Helena Manuela Faria
Pais
Escola
Diretores de turma
Participação
Partilha
Parents
School
Class directors
Participation
Sharing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
title_full A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
title_fullStr A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
title_full_unstemmed A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
title_sort A participação dos pais/encarregados de educação e o papel do diretor de turma
author Monteiro, Helena Manuela Faria
author_facet Monteiro, Helena Manuela Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Helena Manuela Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Pais
Escola
Diretores de turma
Participação
Partilha
Parents
School
Class directors
Participation
Sharing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pais
Escola
Diretores de turma
Participação
Partilha
Parents
School
Class directors
Participation
Sharing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A relação que existe entre a escola e a família, bem como o envolvimento dos pais/Encarregados de Educação (EE) na vida escolar, constitui a base de estruturação e construção deste relatório. Partir da experiência profissional e desta forma estudar a participação dos pais/EE e o papel do Diretor de Turma (DT) no envolvimento escolar foi uma prioridade. Uma vez que, tantas vezes referido em outros trabalhos, a relação família-escola e a participação dos pais/EE na vida da escola são uma mais-valia para o sucesso dos alunos. Pretendeu-se de forma mais exaustiva compreender essa relação, nomeadamente, como se processa o envolvimento parental, a forma como os intervenientes (pais, diretores de turma e escola) colaboram entre si, permitindo uma reflexão crítica sobre o como e em que deve incidir a cooperação entre os atores. A importância da interação que deverá existir entre a família e a escola; os obstáculos que impedem a participação dos pais/EE e as estratégias que podem beneficiar e fortalecer esta união, numa perspetiva de corresponsabilidade, são outro aspeto que entendemos ser da máxima importância para fomentar o sucesso escolar; perceber por que pais/EE e professores ainda não se conseguem entender e compreender o porquê da maior parte dos educadores atribuir aos pais/EE a origem dos problemas de disciplina e, tantas vezes, apontar como fatores o novo modelo familiar, no qual os adultos permanecem pouco tempo em casa, ou ainda aquele que apresenta uma organização diferente da tradicional. Por fim, também constituiu uma finalidade deste relatório, incluir a perspetiva dos diretores de turma relativamente ao envolvimento dos pais e encarregados de educação com a escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T14:14:19Z
2016-07-07
2016
2016-07-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20881
TID:201657856
url http://hdl.handle.net/10400.14/20881
identifier_str_mv TID:201657856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131858962743296