Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Inês da Conceição
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18988
Resumo: Com a evolução da tecnologia e as novas tendências associadas à obtenção e armazenamento de dados (Data Warehouse) surgiu a necessidade de soluções que permitem aos gestores e responsáveis tomarem melhores decisões em tempo real, de forma prática e rápida. O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver uma ferramenta (dashboard), que servirá de apoio aos gestores para esse fim. O dashboard foi desenvolvido para o departamento de compras de uma cadeia hoteleira, a partir de dados reais, e validado e aplicado pela mesma. Dos três tipos de dashboards (Operacional, Tático e Estratégico), optou-se pelo tático com vistas mensal e anual, por se revelar útil e prático. A metodologia adotada - Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) – foca-se no setor hoteleiro e fornece o apoio aos gestores da cadeia hoteleira nas várias fases da sua implementação, nomeadamente para a definição dos indicadores de gestão, características do dashboard e dos tipos de gráficos a incluir no mesmo. Do ponto de vista da cadeia Jupiter Hotel Group, com indicadores bem definidos e dados devidamente bem organizados, os resultados podem ser visualizados através de um dashboard. E desta forma, o modo de análise e de apresentação dos resultados, proporcionam informação sobre os indicadores de gestão e, em particular, do departamento de compras. O desenvolvimento do dashboard, através da adaptação na metodologia CRISP-DM, contribui para a redução de tempo de análise e para uma maior celeridade na tomada de decisões, em qualquer momento e lugar.
id RCAP_b58ee49017dcd168152872a0a225bfa1
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleiraBusiness intelligenceContabilidadeIndicadores de gestão dashboardDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCom a evolução da tecnologia e as novas tendências associadas à obtenção e armazenamento de dados (Data Warehouse) surgiu a necessidade de soluções que permitem aos gestores e responsáveis tomarem melhores decisões em tempo real, de forma prática e rápida. O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver uma ferramenta (dashboard), que servirá de apoio aos gestores para esse fim. O dashboard foi desenvolvido para o departamento de compras de uma cadeia hoteleira, a partir de dados reais, e validado e aplicado pela mesma. Dos três tipos de dashboards (Operacional, Tático e Estratégico), optou-se pelo tático com vistas mensal e anual, por se revelar útil e prático. A metodologia adotada - Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) – foca-se no setor hoteleiro e fornece o apoio aos gestores da cadeia hoteleira nas várias fases da sua implementação, nomeadamente para a definição dos indicadores de gestão, características do dashboard e dos tipos de gráficos a incluir no mesmo. Do ponto de vista da cadeia Jupiter Hotel Group, com indicadores bem definidos e dados devidamente bem organizados, os resultados podem ser visualizados através de um dashboard. E desta forma, o modo de análise e de apresentação dos resultados, proporcionam informação sobre os indicadores de gestão e, em particular, do departamento de compras. O desenvolvimento do dashboard, através da adaptação na metodologia CRISP-DM, contribui para a redução de tempo de análise e para uma maior celeridade na tomada de decisões, em qualquer momento e lugar.With the evolution of technology and the new trends associated with data storage and acquisition (Data Warehouse), the need for solutions to allow managers to make decisions in real time, in a practical and faster way, has emerged. The main objective of this project is to develop a tool (dashboard), which will support managers for this purpose. The dashboard was developed from real data of a purchasing department of Jupiter Hotel Group, a hotel chain. Of the three types of dashboards (Operational, Tactical and Strategic), the choice fell on the tactical one with monthly and annual views. The methodology adopted - Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) - focuses on the hospitality sector and provides support to the managers of the hotel chain in the various stages of its implementation. CRISP-DM defines management indicators, dashboard characteristics and the types of charts to be included in it. From the point of view of the Jupiter Hotel Group chain, with well-defined indicators and properly well-organized data, the results can be viewed through a dashboard. Thus, the way of analysis and presentation of the results provide information on the management indicators especially on the purchasing department’s ones. dashboard development through adaptation to CRISP-DM methodology contributes to reduced analysis time and faster decision making, anytime, anywhere.Correia, Marisol B.Faria, Ana Rita Silva de SerraSapientiaDiogo, Inês da Conceição2023-02-02T12:45:10Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18988TID:203117786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:22Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:40.422174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
title Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
spellingShingle Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
Diogo, Inês da Conceição
Business intelligence
Contabilidade
Indicadores de gestão dashboard
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
title_full Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
title_fullStr Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
title_sort Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleira
author Diogo, Inês da Conceição
author_facet Diogo, Inês da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Marisol B.
Faria, Ana Rita Silva de Serra
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Inês da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Business intelligence
Contabilidade
Indicadores de gestão dashboard
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Business intelligence
Contabilidade
Indicadores de gestão dashboard
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Com a evolução da tecnologia e as novas tendências associadas à obtenção e armazenamento de dados (Data Warehouse) surgiu a necessidade de soluções que permitem aos gestores e responsáveis tomarem melhores decisões em tempo real, de forma prática e rápida. O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver uma ferramenta (dashboard), que servirá de apoio aos gestores para esse fim. O dashboard foi desenvolvido para o departamento de compras de uma cadeia hoteleira, a partir de dados reais, e validado e aplicado pela mesma. Dos três tipos de dashboards (Operacional, Tático e Estratégico), optou-se pelo tático com vistas mensal e anual, por se revelar útil e prático. A metodologia adotada - Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) – foca-se no setor hoteleiro e fornece o apoio aos gestores da cadeia hoteleira nas várias fases da sua implementação, nomeadamente para a definição dos indicadores de gestão, características do dashboard e dos tipos de gráficos a incluir no mesmo. Do ponto de vista da cadeia Jupiter Hotel Group, com indicadores bem definidos e dados devidamente bem organizados, os resultados podem ser visualizados através de um dashboard. E desta forma, o modo de análise e de apresentação dos resultados, proporcionam informação sobre os indicadores de gestão e, em particular, do departamento de compras. O desenvolvimento do dashboard, através da adaptação na metodologia CRISP-DM, contribui para a redução de tempo de análise e para uma maior celeridade na tomada de decisões, em qualquer momento e lugar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
2022-07-18T00:00:00Z
2023-02-02T12:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/18988
TID:203117786
url http://hdl.handle.net/10400.1/18988
identifier_str_mv TID:203117786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133333389574144