Adaptação transcultural e validação do instrumento Undergraduate Clinical Education Environment Measure Instrument (UCEEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafaela Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13494
Resumo: Introdução: O ambiente educacional é um sistema complexo de interação de diversos fatores, tais como aspetos relacionados com o curso e currículo, cultural institucional, aspetos relacionados com as relações sociais que se estabelecem, espaço físico e infraestruturas. A avaliação deste é indispensável para a constante melhoria da qualidade do ensino e, por consequência, o alcance dos objetivos de aprendizagem. Neste âmbito, é diferente avaliar o ambiente educacional em ambiente não clínico e clínico, pelo que é necessário instrumentos diferentes para ambos. Em 2013, surge o primeiro instrumento que avalia especificamente do clima de aprendizagem em contexto clínico – o Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM), que em 2022 foi traduzido para português do Brasil para “Medida do Ambiente de Ensino Clínico na Graduação”. Este instrumento permite obter feedback sobre o ambiente de aprendizagem nos locais onde são realizados estágios clínicos em diferentes instituições associadas ao ensino, avaliando a forma como os alunos percecionam as dimensões sociais, emocionais e cognitivas do ambiente de aprendizagem. Desta forma, pode, portanto, ser usado não só para avaliar o clima de aprendizagem, mas também para posteriormente monitorizar a eficácia de mudanças implementadas para o melhorar. Objetivo: Validação do instrumento do instrumento Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM) para português de Portugal, através da adaptação transcultural deste, de forma a existir uma ferramenta fiável e válida, capaz de avaliar o ambiente de aprendizagem em meio clínico nesta língua. Metodologia: Procedeu-se à realização de um focus group para formular uma primeira versão adaptada ao português de Portugal, versão esta que foi revista por especialistas da área, naturais do Brasil e atualmente a viver em Portugal. De seguida, aplicou-se esta versão num pré-teste, seguido de entrevistas individuais. Os resultados obtidos foram discutidos, o instrumento revisto e foi feita a análise da distribuição de respostas. Por fim, aplicou-se a versão final do instrumento adaptado na população alvo, tendo sido feito posteriormente o tratamento estatístico e avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. Resultados e discussão: A análise fatorial confirmatória demonstra que o instrumento adaptado para o contexto português é válido e fiável. Será necessária uma reflexão posterior sobre a questão “Tenho acesso adequado aos computadores” dado o panorama nacional sobre o acesso dos estudantes de medicina aos registos clínicos. No entanto, tendo em conta a estabilidade das propriedades psicométricas do instrumento, este está pronto a ser utilizado para avaliar os ambientes de aprendizagem em meio clínico. Conclusão: O instrumento adaptado poderá ser usado por qualquer escola médica portuguesa de forma a avaliar o seu ambiente de aprendizagem em meio clínico, permitindo a melhoria contínua da sua oferta curricular, ao despoletar processos de reflexão e de melhoria do suporte aos alunos. Além disso, abre também portas para a criação de bases de dados que permitam comparar a qualidade dos ambientes de aprendizagem nas diferentes instituições de saúde, assim como monitorizar a sua evolução ao longo do tempo. Estes dados poderão ser usados também para fazer a comparação com instituições de saúde internacionais que também recorram a este instrumento para a avaliação do seu ambiente de aprendizagem.
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spelling Adaptação transcultural e validação do instrumento Undergraduate Clinical Education Environment Measure Instrument (UCEEM)Ambiente de AprendizagemEducação MédicaEnsino Médico Pré-GraduadoEstudos de ValidaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: O ambiente educacional é um sistema complexo de interação de diversos fatores, tais como aspetos relacionados com o curso e currículo, cultural institucional, aspetos relacionados com as relações sociais que se estabelecem, espaço físico e infraestruturas. A avaliação deste é indispensável para a constante melhoria da qualidade do ensino e, por consequência, o alcance dos objetivos de aprendizagem. Neste âmbito, é diferente avaliar o ambiente educacional em ambiente não clínico e clínico, pelo que é necessário instrumentos diferentes para ambos. Em 2013, surge o primeiro instrumento que avalia especificamente do clima de aprendizagem em contexto clínico – o Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM), que em 2022 foi traduzido para português do Brasil para “Medida do Ambiente de Ensino Clínico na Graduação”. Este instrumento permite obter feedback sobre o ambiente de aprendizagem nos locais onde são realizados estágios clínicos em diferentes instituições associadas ao ensino, avaliando a forma como os alunos percecionam as dimensões sociais, emocionais e cognitivas do ambiente de aprendizagem. Desta forma, pode, portanto, ser usado não só para avaliar o clima de aprendizagem, mas também para posteriormente monitorizar a eficácia de mudanças implementadas para o melhorar. Objetivo: Validação do instrumento do instrumento Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM) para português de Portugal, através da adaptação transcultural deste, de forma a existir uma ferramenta fiável e válida, capaz de avaliar o ambiente de aprendizagem em meio clínico nesta língua. Metodologia: Procedeu-se à realização de um focus group para formular uma primeira versão adaptada ao português de Portugal, versão esta que foi revista por especialistas da área, naturais do Brasil e atualmente a viver em Portugal. De seguida, aplicou-se esta versão num pré-teste, seguido de entrevistas individuais. Os resultados obtidos foram discutidos, o instrumento revisto e foi feita a análise da distribuição de respostas. Por fim, aplicou-se a versão final do instrumento adaptado na população alvo, tendo sido feito posteriormente o tratamento estatístico e avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. Resultados e discussão: A análise fatorial confirmatória demonstra que o instrumento adaptado para o contexto português é válido e fiável. Será necessária uma reflexão posterior sobre a questão “Tenho acesso adequado aos computadores” dado o panorama nacional sobre o acesso dos estudantes de medicina aos registos clínicos. No entanto, tendo em conta a estabilidade das propriedades psicométricas do instrumento, este está pronto a ser utilizado para avaliar os ambientes de aprendizagem em meio clínico. Conclusão: O instrumento adaptado poderá ser usado por qualquer escola médica portuguesa de forma a avaliar o seu ambiente de aprendizagem em meio clínico, permitindo a melhoria contínua da sua oferta curricular, ao despoletar processos de reflexão e de melhoria do suporte aos alunos. Além disso, abre também portas para a criação de bases de dados que permitam comparar a qualidade dos ambientes de aprendizagem nas diferentes instituições de saúde, assim como monitorizar a sua evolução ao longo do tempo. Estes dados poderão ser usados também para fazer a comparação com instituições de saúde internacionais que também recorram a este instrumento para a avaliação do seu ambiente de aprendizagem.Introduction: The educational environment is a complex system of interaction between various factors, such as aspects related to the course and curriculum, institutional culture, aspects related to social relationships, physical space, and infrastructure. Evaluating it is essential for the constant improvement of the quality of education and, consequently, the achievement of learning objectives. In this context, evaluating the educational environment in non-clinical and clinical settings is different, and therefore different instruments are needed for both. In 2013, the first instrument that specifically evaluates the learning climate in a clinical context was developed - the Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM), which was translated into Brazilian Portuguese in 2022 as "Medida do Ambiente de Ensino Clínico na Graduação". This instrument allows obtaining feedback on the learning environment in clinical placement sites at different teaching-associated institutions, evaluating how students perceive the social, emotional, and cognitive dimensions of the learning environment. Therefore, it can be used not only to assess the learning climate but also to subsequently monitor the effectiveness of implemented changes to improve it. Objective: Validation of the Undergraduate Clinical Education Environment Measure (UCEEM) instrument for European Portuguese through its cross-cultural adaptation, creating a reliable and valid tool capable of evaluating the learning environment in a clinical setting in this language. Methods: A focus group was conducted to formulate a first version adapted to European Portuguese, which was reviewed by experts in the field, natives of Brazil and currently living in Portugal. This version was then applied in a pre-test, followed by individual interviews. The results obtained were discussed, the instrument was revised, and the response distribution was analysed. Finally, the final version of the adapted instrument was applied to the target population, and subsequent statistical analysis and evaluation of the psychometric properties of the instrument were conducted. Results and discussion: Confirmatory factor analysis demonstrates that the instrument adapted for the Portuguese context is valid and reliable. A further reflection is needed on the question "I have adequate access to computers." given the national panorama on medical students' access to clinical records. However, given the stability of the psychometric properties of the instrument, it is ready to be used to evaluate the learning environments in a clinical setting. Conclusion: The adapted instrument can be used by any Portuguese medical school to evaluate their learning environment in a clinical setting, allowing for continuous improvement of their curriculum by triggering reflection and improvement processes to support students. Furthermore, it also opens the door to the creation of databases that allow for comparing the quality of learning environments in different healthcare institutions, as well as monitoring their evolution over time. These data can also be used to compare with international healthcare institutions that also use this instrument to evaluate their learning environment.Neto, Isabel Maria FernandesSuchek, Juliana Marília Pereira de Sá e NathaliauBibliorumFerreira, Rafaela Mendes2023-11-06T15:51:21Z2023-06-052023-05-022023-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13494TID:203376200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:55.298209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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