Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nuno Archer de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53299
Resumo: Enquadramento: No estudo do desenvolvimento psicossocial na adolescência atual, destacam-se duas perspectivas: (1) o bem-estar psicológico; e (2) os recursos de desenvolvimento. Objetivo: Neste contexto, procedeu-se à caracterização do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento em adolescentes de uma escola portuguesa. Metodologia: A amostra incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º anos. Foi utilizado um instrumento de avaliação do bem-estar psicológico e um de avaliação dos recursos de desenvolvimento. Resultados: Apresenta-se a distribuição dos alunos por níveis de bem-estar psicológico e por recursos de desenvolvimento, consideram-se as diferenças significativas entre alunos do 6º, do 9º e do 11º ano nas dimensões do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento, bem como as correlações entre estas dimensões. Conclusões: Apesar da consistência com outros estudos, os resultados permitem levantar questões que tem a ver com a especificidade da amostra. Sugerem-se estudos posteriores.
id RCAP_b59f71cf034eb666f96585891ebde294
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentesPsicologia positivaBem-estar psicológicoDesenvolvimento juvenil positivoDesenvolvimento do adolescenteEnquadramento: No estudo do desenvolvimento psicossocial na adolescência atual, destacam-se duas perspectivas: (1) o bem-estar psicológico; e (2) os recursos de desenvolvimento. Objetivo: Neste contexto, procedeu-se à caracterização do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento em adolescentes de uma escola portuguesa. Metodologia: A amostra incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º anos. Foi utilizado um instrumento de avaliação do bem-estar psicológico e um de avaliação dos recursos de desenvolvimento. Resultados: Apresenta-se a distribuição dos alunos por níveis de bem-estar psicológico e por recursos de desenvolvimento, consideram-se as diferenças significativas entre alunos do 6º, do 9º e do 11º ano nas dimensões do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento, bem como as correlações entre estas dimensões. Conclusões: Apesar da consistência com outros estudos, os resultados permitem levantar questões que tem a ver com a especificidade da amostra. Sugerem-se estudos posteriores.Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Nuno Archer deVeiga, Feliciano Henriques2022-06-06T15:57:11Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53299porCarvalho, N. A., & Veiga, F. H. (2020). Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: Caracterização em alunos adolescentes. Psicologia em Pesquisa, 14(2), 91-111. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:06.427740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
title Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
spellingShingle Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
Carvalho, Nuno Archer de
Psicologia positiva
Bem-estar psicológico
Desenvolvimento juvenil positivo
Desenvolvimento do adolescente
title_short Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
title_full Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
title_fullStr Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
title_full_unstemmed Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
title_sort Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: caracterização em alunos adolescentes
author Carvalho, Nuno Archer de
author_facet Carvalho, Nuno Archer de
Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
author2 Veiga, Feliciano Henriques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Nuno Archer de
Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia positiva
Bem-estar psicológico
Desenvolvimento juvenil positivo
Desenvolvimento do adolescente
topic Psicologia positiva
Bem-estar psicológico
Desenvolvimento juvenil positivo
Desenvolvimento do adolescente
description Enquadramento: No estudo do desenvolvimento psicossocial na adolescência atual, destacam-se duas perspectivas: (1) o bem-estar psicológico; e (2) os recursos de desenvolvimento. Objetivo: Neste contexto, procedeu-se à caracterização do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento em adolescentes de uma escola portuguesa. Metodologia: A amostra incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º anos. Foi utilizado um instrumento de avaliação do bem-estar psicológico e um de avaliação dos recursos de desenvolvimento. Resultados: Apresenta-se a distribuição dos alunos por níveis de bem-estar psicológico e por recursos de desenvolvimento, consideram-se as diferenças significativas entre alunos do 6º, do 9º e do 11º ano nas dimensões do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento, bem como as correlações entre estas dimensões. Conclusões: Apesar da consistência com outros estudos, os resultados permitem levantar questões que tem a ver com a especificidade da amostra. Sugerem-se estudos posteriores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-06-06T15:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53299
url http://hdl.handle.net/10451/53299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, N. A., & Veiga, F. H. (2020). Bem-estar psicológico e recursos de desenvolvimento: Caracterização em alunos adolescentes. Psicologia em Pesquisa, 14(2), 91-111. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134592081330176