QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Carina Filipa Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=rUWBhRR4
Resumo: RESUMO A obesidade infantil na criança representa um grande problema de saúde pública em todos os países desenvolvidos sendo uma preocupação cada vez maior dos órgãos responsáveis pela saúde. Portugal está entre os países com piores indicadores, em que 32% das crianças aos 11 anos, possuem excesso de peso ou obesidade, pelo que, determinar a qualidade de vida das mesmas, assume extrema importância para que possam receber o apoio especializado de enfermagem necessário para viverem de forma saudável e feliz (WHO, 2013). O presente estudo seguiu a metodologia quantitativa, de natureza descritiva, procedendo-se à aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados, procurou dar resposta à questão que orienta toda a pesquisa: ?Qual a qualidade de vida das crianças com obesidade acompanhadas na consulta de Obesidade de um Hospital EPE?? Teve como objetivos: conhecer a qualidade de vida das crianças com obesidade acompanhadas na consulta de Obesidade de um Hospital EPE e identificar e descrever outros fatores, que poderão estar relacionados com a qualidade de vida destas crianças. Podemos concluir que a perceção das crianças com obesidade é de que a Qualidade de Vida não é influenciada significativamente pela doença.
id RCAP_b5a19e01c81aa8f61f91cac0f794d656
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:6712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)ObesidadeQualidade de VidaCriançaRESUMO A obesidade infantil na criança representa um grande problema de saúde pública em todos os países desenvolvidos sendo uma preocupação cada vez maior dos órgãos responsáveis pela saúde. Portugal está entre os países com piores indicadores, em que 32% das crianças aos 11 anos, possuem excesso de peso ou obesidade, pelo que, determinar a qualidade de vida das mesmas, assume extrema importância para que possam receber o apoio especializado de enfermagem necessário para viverem de forma saudável e feliz (WHO, 2013). O presente estudo seguiu a metodologia quantitativa, de natureza descritiva, procedendo-se à aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados, procurou dar resposta à questão que orienta toda a pesquisa: ?Qual a qualidade de vida das crianças com obesidade acompanhadas na consulta de Obesidade de um Hospital EPE?? Teve como objetivos: conhecer a qualidade de vida das crianças com obesidade acompanhadas na consulta de Obesidade de um Hospital EPE e identificar e descrever outros fatores, que poderão estar relacionados com a qualidade de vida destas crianças. Podemos concluir que a perceção das crianças com obesidade é de que a Qualidade de Vida não é influenciada significativamente pela doença.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=rUWBhRR4TID:201915944porhttp://web.esenfc.pt/?url=rUWBhRR4Bastos, Carina Filipa Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2018-05-31T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:6712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:26.755507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
title QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
Bastos, Carina Filipa Freitas
Obesidade
Qualidade de Vida
Criança
title_short QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
title_full QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
title_sort QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS COM OBESIDADE ACOMPANHADAS NUM HOSPITAL ENTIDADE PÚBLICA EMPRESARIAL (EPE)
author Bastos, Carina Filipa Freitas
author_facet Bastos, Carina Filipa Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Carina Filipa Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Qualidade de Vida
Criança
topic Obesidade
Qualidade de Vida
Criança
description RESUMO A obesidade infantil na criança representa um grande problema de saúde pública em todos os países desenvolvidos sendo uma preocupação cada vez maior dos órgãos responsáveis pela saúde. Portugal está entre os países com piores indicadores, em que 32% das crianças aos 11 anos, possuem excesso de peso ou obesidade, pelo que, determinar a qualidade de vida das mesmas, assume extrema importância para que possam receber o apoio especializado de enfermagem necessário para viverem de forma saudável e feliz (WHO, 2013). O presente estudo seguiu a metodologia quantitativa, de natureza descritiva, procedendo-se à aplicação de um questionário como instrumento de recolha de dados, procurou dar resposta à questão que orienta toda a pesquisa: ?Qual a qualidade de vida das crianças com obesidade acompanhadas na consulta de Obesidade de um Hospital EPE?? Teve como objetivos: conhecer a qualidade de vida das crianças com obesidade acompanhadas na consulta de Obesidade de um Hospital EPE e identificar e descrever outros fatores, que poderão estar relacionados com a qualidade de vida destas crianças. Podemos concluir que a perceção das crianças com obesidade é de que a Qualidade de Vida não é influenciada significativamente pela doença.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=rUWBhRR4
TID:201915944
url http://web.esenfc.pt/?url=rUWBhRR4
identifier_str_mv TID:201915944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=rUWBhRR4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137226406232064